Eduardo Veronese da Silva

Por volta dos anos 60, teve inicio nos Estados Unidos, movimentos impulsionados por musicos e artistas em geral, protestando por certos valores sociais tradicionais, principalmente causas relacionadas à economia e ao poder militar. Surgia, assim, os hippies. O seu lema era "Paz e Amor", defendiam, basicamente o amor livre e a não-violência. Outros direitos faziam parte de suas reivindicações, tais como: direitos civis e politicos e igualdade social.
Em agosto de 1969, foi realizado um evento musical na fazenda de Max Yasgur, com 600 acres de extensão, situada na cidade de Bethel, no estado de Ney York (EUA), ficando conhecido como Woodstock Music & Art Fair. Cerca de 500 mil pessoas compareceram ao show durante os quatro dias, tendo sido apresentadas trinta e duas participações musicais. Tornou-se marco histórico e cultural, influenciando não somente o gosto musical, mas, também, um estilo de vida do público presente e de outras pessoas.
Movimentos como esse, entre outros, possuem o poder de influenciar pessoas a adotarem a mesma conduta de seus atores, principalmente o público adolescente. Nesse sentido, houve nessa época um aumento significativo da cultura hippie nos estados americanos. A cantora Madonna, em uma entrevista concedida a Revista Vanity Fair em 2008, disse: "Eu não era hippie ou fã dos Rolling Stones, então me tornei esquisita. As pessoas faziam questão se serem maldosas comigo". Tudo isso, devido ao estilo adotado pela cantora, ou seja, o modo de se vestir e se comportar perante a sociedade.
Outros eventos musicais e culturais aconteceram no decorrer dos anos. Entretanto, destaca-se a primeira edição do Rock In Rio, realizado no ano de 1985, num terreno de 250 mil metros quadrados, na Barra da Tijuca (RJ), preparado especialmente para o evento. O local contava com um palco de 5 mil metros quadrado, além de dois grandes fast foods, dois shopping centers e dois centros de atendimento médico, com uma infra-estrutura preparada para receber 1,5 milhão de pessoas. O local ficou conhecido como "Cidade do Rock".
Sabe-se que o período da adolescência é de vital importância para o crescimento e desenvolvimento de qualquer ser humano. Pode-se dizer que é o período de transição entre a criança e o adulto. Fase esta caracterizada pela insegurança, instabilidade e de comportamentos irreverentes. Por isso, tanto a criança como o adolescente, têm grande possibilidade de serem influenciadas por certos comportamentos sociais (no aspecto visual e vestuário; em nível familiar, profissional, cultural, musical, entre outros) adotados por pessoas adultas (pais, atores, cantores, jogadores de futebol etc.) as quais reverenciam e idolatram.
Outro fator que pode ter contribuído e, ainda contribui para apresentação de alguns comportamentos tidos como "anti-sociais ou irreverentes" adotados pelos jovens, se dá pelo fato de que pessoas próximas a eles (avós, 1969 ? Woodstock e pais, 1985 ? Rock in Rio) viveram e foram influenciados por alguns desses momentos históricos e culturais. Sendo assim, passaram de forma consciente ou inconsciente, sua influência ou gosto musical para netos e filhos. Registra-se que "os filhos são reflexo dos pais"; "os alunos do professor"; "o empregado do Patrão", e assim, sucessivamente. Muitos pais não estão atentos para esse detalhe, esquecendo-se, que quando eram jovens adotavam comportamentos similares aos praticados por seus filhos.
Os profissionais que estudam o comportamento adolescente destacam além dos aspectos psicológicos, outras importantes áreas que atuam diretamente sobre a conduta apresentada pelo público juvenil. Entre eles, incluem-se os antropólogos e sociólogos que: "enfatizam a importância da cultura e das condições sociais desses jovens". Os profissionais da saúde mental, principalmente os psicanalistas, valorizam os aspectos inconscientes: "compreendem a adolescência como um momento muito especial da trajetória humana, como uma etapa de crise". Nesse aspecto, busca-se o ensinamento de Osório (1989): "A expressão crise (do grego Krisis), comporta o significado de ato ou faculdade de distinguir, escolher, dividir ou resolver alguma coisa". Estima-se que essa crise designa um ponto conjuntural no desenvolvimento do ser humano, tornando-se uma etapa importante e necessária para ser vivida por essa faixa etária.
Amparo Caridade (1999) escreveu sobre o tema com a seguinte afirmativa: "crise como algo próprio do sujeito, quando nele se operam intensas transformações. [...], a crise da adolescência é expressiva do crescimento que nele se dá, crescimento marcado por desorganizações físicas, hormonais, psíquicas e emocionais e, conseqüentes reorganizações". Acrescenta Osório (1989) "que a principal tarefa da adolescência é a conquista de sua identidade e consciência, enquanto indivíduo em si mesmo, como ser no mundo".
Da breve introdução acerca do comportamento adolescente, oportuno pontuar as características básicas de algumas culturas ou estilos de vida (condutas) modernas e atuais apresentadas por nosso público juvenil. Focando nesse contexto, metaleiros; punk rock; hip-hop; funk; grafite; góticos, emos e nerds.
Metaleiros: desde que o rock surgiu em meados dos anos 1940 e início dos anos 1950, uma nova irreverência era apresentada na forma de se vestir de seus cantores e seguidores. Em 1968, a banda Black Sabbath, na Inglaterra, encontrou em Ozzy Osbourne seu mais fiel garoto propaganda. Com referências ao ocultismo, o visual adotava o preto como vestimenta tradicional.
Punk Rock: na década de 1970, de novo na Inglaterra, os punks passaram a usar tecidos desgastados, rasgados e a subverter o uso de materiais considerados nobres, como os xadrezes que identificavam clãs familiares desde o século III. Entraram em cena os jeans rasgados, as camisetas e a estampa em xadrez. A mistura do metal com o punk deu origem a inúmeros herdeiros desses clãs musicais.
Hip-Hop: é um movimento cultural iniciado no final da década de 1970 nos Estados Unidos, como forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas. Nesse ambiente denominado de "guetos" imperavam diversos problemas de ordem social como a pobreza, a violência, o racismo e o tráfico de drogas, entre outros.
Na verdade, as ruas era o único espaço público onde poderiam praticar suas atividades recreativas. Portanto, o movimento é caracterizado por uma cultura de rua, um movimento de reivindicação de espaço e voz das periferias, traduzido em letras questionadoras e agressivas, no ritmo forte e intenso e nas imagens grafitadas nos muros das cidades.
Funk: Os músicos negros norte-americanos primeiramente chamavam de funk à música com um ritmo mais suave. Esta forma inicial de música estabeleceu o padrão para o surgimento de músicos posteriores: uma música com um ritmo mais lento, sexy, solto, orientado para frases musicais repetidas (riffs)e principalmente dançante. Nessa época, James Brow foi o seu maior expoente. Até o fim dos anos 1950 e início dos 1960, quando se usava a expressão "funk", era tida como uma palavra indecente. No contexto da soul music Funk ou Fynk eram palavras consideradas indelicadas e inapropriadas para uso em conversas educadas.
O estilo é melhor reconhecido por seu ritmo sincopado, pelos vocais de alguns de seus cantores e grupos, e, ainda, pela forte e rítmica seção de metais de percussão marcante e ritmo dançante. Nos anos 1970 o funk foi influência para músicos de jazz. Com o passar do tempo, o estilo musical e dançante ganhou grande conotação sexual.
Grafite: do italiano graffiti, nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou desenho pintado ou gravado sobre um suporte qualquer. Por muito tempo foi visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, mas, atualmente o grafite é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente da arte urbana, onde o artista aproveita os espaços públicos para criar uma linguagem intencional para interferir no cotidiano da cidade. Nota-se que muitas pessoas ainda confundem a arte do grafite com a pichação. Esta continua quase sempre considerada como contravenção penal.
Gótico: teve início no Reino Unido durante o final da década de 1970 e início da década de 1980, derivado também do gênero pós-punk. A cultura gótica abrange um estilo de vida, estando a ela associados, principalmente gostos musicais dos anos 1980 até o presente, estética (visual e vestuário) com maquiagem e penteados alternativos (cabelos coloridos, desfiados, desarrumados) e uma certa "bagagem" filosófica.
O uso do termo gótico desvinculado de seu significado original, surgiu quase que ironicamente, no início da década de 1980. A mídia de massa ao entrevistar integrantes das diversas bandas relacionadas à subcultura que começava a surgir, como seria classificada a atmosfera de suas músicas, por vezes recebia respostas semelhantes a: "de sombria e soturna", ou seja, gótica.
Emos ou Emocore: abreviação do termo inglês emotional hardcore. Gênero de música derivado do hardcore punk. O termo foi originalmente dado às bandas do cenário punk de Washington, DC que compunham num lirismo mais emotivo que o habitual. Existem várias versões que tentam explicar a origem do termo "Emo", como a que um fã teria gritado "You´re emo!" (Você é emo!) para uma banda. Provavelmente esta banda seria o Embrace ou o Rites of Spring.
No Brasil, o gênero se estabeleceu sob forte influência norte-americana em meados de 2003, principalmente na cidade de São Paulo, espalhando-se para outras capitais do Sul e do Sudeste do pais, influenciando uma moda de adolescentes caracterizada não somente pela música, mas também pelo comportamento geralmente emotivo e tolerante, como também pelo visual, que consiste em geral em trajes pretos e trajes listrados (sapatos parecidos com All-Stars), cabelos coloridos e franjas caídas sobre os olhos.
Nerds: os primeiros registros desse termo datam da década de 1950. Uma de suas prováveis origens é a gíria de estudantes americanos dos anos de 1940 - "nut", cujo significado era "stupid or crazy person", alterada posteriormente para "nert" ou até "gnurd". Outras definições são encontradas para se referir a mesma palavra.
A maior parte dessas definições comporta o significado de: falta de habilidade social; de inteligência; avidez (que deseja com ânsia) pelos estudos; o gosto por assuntos científicos, tecnológicos ou apenas incomuns. Outra significação para o nerd coloca-o como sendo alguém que sabe o que realmente lhe interessa, sem se distrair com assuntos banais, jogos de status ou com a própria aparência.

Vários são os comportamentos e estilos de vida apresentados na atualidade, principalmente pelo público adolescente. Entretanto, dos modelos apresentados acima, destaca-se que inúmeras ramificações são encontradas em cada uma dessas tribos ou movimentos culturais.
Assim, se torna necessário que as pessoas que se encontram na fase adulta (principalmente, pais com filhos adolescentes), busquem conhecer e compreender as origens dessas culturas e estilos de vida (não estou afirmando que precisam concordar com eles) para, quem sabe, através do diálogo, tentar influenciar seus filhos para adotarem outras formas de convivência social.

EDUARDO VERONESE DA SILVA
Licenciatura em Educação Física - UFES
Bacharel em Direito ? FABAVI/ES
Instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD
Subtenente da PMES
Email. [email protected]