Adoção no Brasil, realidade...

Muito se tem falado de adoção em nosso país nos últimos anos. O Brasil tem se mostrado um país mais aberto e com pesssoas mais instruídas e melhores informadas sobre esse tema do que anos atrás. Hoje em muitos documentários temos visto que a lista de pais que esperam para adotar uma criança é bem maior do que a lista de crianças esperando por pais adotivos. Mas a realidade é que as crianças livres pra adoção nem sempre se encaixam nos requisitos estabelecidos por aqueles que desejam adotar.

Infelizmente mesmo sendo claramente exposta a realidade de milhares de crianças e adolescentes no Brasil, o ser humano em geral ainda tem a tendência de olhar antes para suas próprias necessidades antes de olhar para a necessidade do outro. A maioria das pessoas que hoje aguardam anos para adotar uma criança, jamais o fará, pelo simples fato de antes de olhar para o bem que fará a um pequeno necessitado, olha para si e para a necessidade que tem de ver mais um de seus desejos egoístas serem satisfeitos. Querem ter um "filho" para suprir sua carência e sentimento de frustração, ou por desencargo de consciência, pelo alívio que trará a si mesmo ao adotar uma pobre criança necessitada. Mas até mesmo para satisfazer suas próprias necessidades, alguns desses seres humanos não estão dispostos a pagar o preço de levar pra casa uma criança negra, doente, deficiente, e muito menos aquelas cujo a idade já ultrapassou a fase de "domesticação" e condicionamento. Por essa última causa, a idade, milhares de adolescentes estão depositados em abrigos, esperando a maioridade para se arriscarem na vida sem ao menos um vínculo afetivo ou alguém a quem pertencer.

Claro que existem exceções,  pessoas que realmente se importam e que têm feito muito por meninos e meninas de várias idades, raças e regiões do Brasil, mas ainda é pouco quando comparado ao que vemos se delongando por anos e anos nesse país, quando se trata de crianças e adolescentes órfãos ou abandonados.

Enquanto a cabeça dos seres humanos, desejosos de se satisfazerem, ainda que por detrás de uma "boa ação", não deixar de pensar apenas em si mesmo, a realidade do Brasil ainda será de uma lista gigante de "pais e filhos" que continuarão esperando.