O ano já chegou ao fim e muitos projetos foram iniciados, outros deixados de lado, promessas foram cumpridas e outras nem chegaram perto disso. Mesmo assim, diremos: "nossa! o ano passou voando!" e em um piscar de olhos, nós estaremos fechando o mês de dezembro. Mas, talvez a culpa não seja somente do relógio e sim da sua organização!

Não se torne refém do trabalho e veja a seguir algumas lições que a nós preparamos para que você administrar melhor o seu tempo:

1- Tenha Prioridades e guarde um tempo para o seu descanso

Quanto tudo é prioridade, logo nada é prioridade! Por mais que sua rotina seja acelerada e você tenha milhares de coisas para fazer, o gestor eficiente deve definir as coisas que são improrrogável. Faça uma lista ordenada com as prioridades e determine o tempo em que irá se dedicar a cada uma delas. Dessa forma, você solucionará primeiro as tarefas mais importantes nesse calendário sobrecarregado.

Até as máquinas precisam, muitas vezes, descansar, quanto mais nós, meros humanos mortais. Por isso, é extremamente importante que você planeje um tempo para desocupar sua mente e aproveitar para descansar, pois de nada adianta planejar todas as suas tarefas diárias se não estiver disposto a cumpri-las. Nem que seja apenas no fim de semana, mas separe um tempo para o lazer e o descanso!

2- Planeje e delegue suas tarefas

Algo essencial para que você otimize o seu tempo é saber delegar as tarefas de forma eficiente. O plano de negócios da empresa deve ser dividido com a equipe para que todos trabalhem, de acordo com suas funções, de maneira  clara e objetiva. Se o gestor implementar uma gestão muito centralizadora, certamente, ele não terá tempo de solucionar todos os problemas da empresa e ainda ficará esgotado ao final do dia. Saber delegar tarefas de maneira positiva para a equipe é indispensável quando o assunto é tempo!

Organize suas tarefas diárias, tanto as pessoais quanto as profissionais, como: o prazo de pagar suas contas, os eventos importantes e as ligações a serem feitas. Quanto mais organizado você for na sua vida pessoal, sem dúvidas, mais fácil será gerenciar sua vida profissional.

Planejamento é fundamental para gerenciar uma empresa, pois permite ao gestor que defina as estratégias a serem seguidas a curto, médio e longo prazo. Com um planejamento bem estruturado, tanto a rotina do líder quanto a da equipe será ainda mais organizada. Dessa forma, evita-se a perda de tempo com imprevistos.

3- Busque um mentor

Considere buscar um mentor ou uma equipe que o ajude a administrar melhor o seu tempo.