Orientador1 (a); PIMENTEL, Wanilce; Adriano Rafael2, Daniele Constantino2, Gabriela Corrêa2, Lívia Mendes2, Priscila Caldas2, Rainar Couto2, Rossicléia Menezes2, Zneida Assunção2.

RESUMO

No presente artigo sobre como administrar empresas uma profissão de futuro, será abordado as mudanças no ambiente empresarial que provoca a necessidade das empresas se tornarem organizações de aprendizagem. No século XVIII, os artesãos produziam mercadorias somente para satisfazerem as suas próprias necessidades, a produção era realizada por um chefe quase sempre ajudado por seus aprendizes e por sua família, a partir daí a revolução industrial foi um planejamento estratégico por parte dos comerciantes às implantações industriais que satisfaria a demanda por parte dos consumidores. Com o surgimento das indústrias houve uma necessidade de se administrar com técnicas cientificas, a indigência de um ambiente racionalizado permitindo o surgimento de técnicas utilizadas para se chegar à ciência que hoje conhecemos como administração que seria o processo de tomar, realizar e alcançar ações onde se utilizam recursos para atingir objetivos; o administrador do futuro precisa ir além da ciência, é preciso ter uma conscientização crescente dos desafios originados de nossos desejos buscando o envolvimento com a globalização sem deixar de se envolver com a organização visando uma excelência no aperfeiçoamento da mesma. O passado oferece pistas de compreensão do presente e possibilita ensaios de futuro. Mas o futuro é fruto das decisões de hoje. Não tem como negar, o futuro da administração envolve uma gestão moderna, principalmente para quem quer ampliar seu conhecimento na administração. Futuramente vivenciaremos o fim das burocracias da organização, surgindo assim novas organizações mais flexíveis atendendo situações que não tinha tanta importância o administrador terá de se adequar a essa nova perspectiva.


Professor (a) PIMENTEL, Wanilce da disciplina de metodologia da pesquisa científica da FAMETRO.
Acadêmicos2: RAFAEL, Adriano2. CONSTANTINO, Daniele2. CORRÊA, Gabriela2. Mendes, Lívia2. CALDAS, Priscila2. COUTO, Rainar2. MENEZES, Rossicléia2. ASSUNÇÃO, Zneida2.

Palavras-chave: Revolução Industrial, Globalização, Burocracia da organização, gestão moderna.


INTRODUÇÃO

Para se fazer hoje uma administração de sucesso não se pode contar apenas com algumas teorias ou alguns métodos, que no passado foi o foco para se fazer uma excelente administração, precisamos contar com uma boa eficiência, como já ditava o pai da administração Frederick Winslow Taylor (1856-1915), mas buscar novas mudanças para aplicar novas técnicas e ter uma nova maneira de pensar na ciência administrativa.
O futuro da administração está no capital intelectual do administrador de extrair os benefícios que o hoje está proporcionando com suas tecnologias, acompanhando a velocidade que as informações são passadas, se adequando com o novo estilo de liderança que visa manter a empresa no mercado e conta com uma gestão inovadora e novas técnicas. Por isso o importante é que o administrador esteja motivado a buscar novos conceitos e estratégias, para que assim ele possa exercer uma administração de futuro sem esquecer os princípios básicos da administração.
Esta obra tem como objetivo mostrar a administração, não como uma profissão ultrapassada, mas como uma profissão inovadora no futuro. A administração adotada no passado não significa que está totalmente ultrapassada, mas que precisa ser fundamentada na administração moderna onde se exige mais do administrador.

1 - OBJETIVOS
Geral: Perceber a administração, não apenas como uma profissão ultrapassada, mas como uma profissão inovadora para o futuro.
Específicos- Mostrar que a administração adotada no passado não significa que está totalmente ultrapassada, mas que precisa ser fundamentada na administração moderna onde se exige mais do administrador.
Específico - Mostrar como a administração e o administrador sofreram mudanças de acordo com o passar dos tempos.
Específico - Mostrar como será o administrador do futuro.

2 ? PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS

A pesquisa deste artigo destina-se ao estudo realizado sobre a história da administração sob a ótica de uma ciência, mostrando quando, como e porque ela surgiu. Cita como exemplo a administração da empresa INFRAERO. Fez-se uma pesquisa bibliográfica através de livros, revistas e internet além de uma pesquisa de campo na empresa acima citada, Fora utilizado um questionário a fim de obter informações referente a administração e planos de investimentos no que concerne a ampliação do Aeroporto Eduardo Gomes em virtude da Copa do Mundo que acontecerá em 2014.

3 - REVISÃO DE LITERATURA
A administração recebeu influência de diversas aéreas do conhecimento humano, os filósofos da antiguidade já expunham seu ponto de vista sobre esta aérea fascinante que viria ser importante nos dias atuais.

[...] sobre qualquer coisa que um homem possa presidir, ele será, se souber do que precisa e ser for capaz de provê-lo, um bom presidente, quer tenha a direção de um coro, uma família, uma cidade ou um exército. Não é também uma tarefa punir os maus e honrar os bons? Portanto, Nicomaquides, não desprezeis homens hábeis em administrar seus haveres; pois os afazeres privados diferem dos públicos somente em magnitude; em outros aspectos, são similares, mas o que mais se deve observar é que nenhum deles pode ser gerido sem homens, nem os afazeres privados são geridos por uma espécie de homem e os públicos por outra: pois aqueles que conduzem os negócios públicos não utilizam homens de natureza diferentes daqueles empregados pelos que gerem negócios privados; e os que sabem empregá-los conduzem tanto os negócios públicos quanto os privados, judiciosamente, enquanto aqueles que não sabem errarão na administração de ambos. (SÓCRATES 470 A.C ? 399 A.C.), citado por CHIAVENATO (1997, p.50-1).

Em uma época de mudanças e incertezas como a que atravessamos nos dias de hoje, a administração tornou-se uma das mais importantes áreas da atividade humana. Vivemos em uma civilização em que predominam as organizações e na qual o esforço cooperativo do homem é a base fundamental da sociedade.
Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do administrador segundo ele as funções são: planejar, organizar, controlar, coordenar e comanda.

[...] a tarefa da administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos de maneira mais adequada à situação. (CHIAVENATO, 1997, p.12).

O avanço tecnológico que ocorreu no período com a revolução industrial, que provocou o aparecimento de grandes empresas e da moderna administração. A revolução industrial até hoje influencia as empresas. A revolução industrial iniciou na Inglaterra por volta do ano 1776, com a aplicação da máquina a vapor no processo de produção. Segundo Chiavenato (1989, p.3) a revolução industrial se desenvolveu em duas épocas distintas:
? Primeira época: (1780-1860). Carvão como primeira fonte de energia e o ferro como principal matéria-prima.
? Segunda época: (1860-1914). A revolução da eletricidade e derivados do petróleo.
O capitalismo começou a aparecer cada vez mais sobre quase todos os ramos da atividade econômica. Logo após estas revoluções, a revolução industrial entrou numa nova fase, chamada de segunda revolução industrial, que foi marcada segundo Chiavenato (1997, p.57) pelos seguintes acontecimentos:
? Desenvolvimento de novo processo de fabricação de aço (1856);
? Aperfeiçoamento do dínamo (1873).
? Invenção do motor de combustão interna (1873).
O que marca a segunda revolução industrial é a transferência das habilidades humanas para a máquina e a substituição da força do animal ou do músculo humano pela maior potência da máquina a vapor.
Chiavenato (1997, p.60) afirma que as máquinas não substituíram totalmente o homem, mas deram-lhe melhores condições de produção. O homem foi substituído pelas máquinas naquelas tarefas em que se podia automatizar e acelerar pela repetição.
Cada época desenvolve uma forma organizacional apropriada as suas características e exigências. A administração do futuro ou as fraquezas das mudanças organizacionais atuais dava-se a devidos aspectos:
? Mudanças rápidas e inesperadas no mundo dos negócios e no campo de conhecimento sendo necessário atualizar-se a cada momento.
? Crescimento e expansão das organizações mais complexas e globalizadas.
? Atividades que exigem pessoas de diversas competências, trazendo problema de coordenação e de atualização em face das rápidas mudanças.

Podem-se considerar inicialmente as principais mudanças que estão transformando a economia: A globalização, as revoluções tecnológicas nas áreas de telecomunicações, informações e outros e o crescimento de alguns setores e declínio de outros, nas mudanças e perspectivas na administração das empresas são necessário um espírito empreendedor e visão ampliada para conduzir os negócios. Na globalização, o profissional de administração para obter sucesso e um bom resultado apenas não basta fazer negócios além das fronteiras nacionais, significa também estarem aptos para o aumento da competição as mudanças tecnológicas e seus avanços alteraram permanentemente a economia mundial, a organização prospera de hoje estão aproveitando seus pontos fortes, concentrando-se naquilo que fazem de melhor.
Segundo o autor James C. Hunter no livro o monge e o executivo definem liderança como uma habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como o bem comum. Liderança também diz respeito a lidar com a mudança ao passo que gerenciamento está relacionado à criação de ordem e constância, as organizações precisam tanto de liderança como de gerenciamento a liderança propicia uma visão ajudando as pessoas a caminharem rumo a ela, o gerenciamento monta os planos e a estrutura para alcançar metas especifica. O estilo básico de liderança é orientado para tarefas (enfatiza a realização das metas do grupo e a definição e estruturação das atribuições de tarefas a equipe de trabalho) e orientada para as pessoas (desenvolve boas relações interpessoais, é amistoso e acessível) e orientada para o desenvolvimento experimenta e encoraja a mudança.

4- CASO INFRAERO
4.1 METODOLOGIA
Com o início da aviação comercial, fez-se necessário um espaço físico para acomodar e organizar primariamente a aterrissagem e decolagem de uma aeronave. A infraestrutura idealizada e construída foi chamada de Aeroporto, os primeiros projetos eram apenas um simples terminal de passageiros que ao longo das décadas sofreram mudanças visíveis na sua estrutura.
Atualmente, uma infraestrutura Aeroportuária, além de acomodar aviões, se transformou em centros comerciais ou Shopping...
A Infraero é uma empresa Brasileira de infraestrutura aeroportuária tem como finalidade implantar, administrar operar e explorar comercialmente as estruturas aeroportuárias.
Para expansão da área física está sendo implantada uma obra de grandes dimensões para a copa de 2014, que terá inicio no ano de 2011 com data provável de conclusão em 2013, como inovações e capacitações de funcionários para melhor receber os usuários habituais e os turistas.
Sendo que o aeroporto de Manaus já havia 30 anos que não se investia em infraestrutura e crescimento para melhor acolher os usuários. Esse projeto grandioso e milionário que parte da verba é de aproximadamente de 3 milhões de reais que o governo federal repassa para a empresa que administra o sistema aeroportuário, sendo que na somatória total é de aproximadamente de 9 milhões.

4.2 HISTÓRIA DA INFRAERO
Com 36 anos de tradição e credibilidade no mercado, a Infraero é uma empresa pública nacional acostumada com a diversidade brasileira. Sediada em Brasília, está presente em todos os Estados da Federação. Vinculada ao Ministério da Defesa, a Infraero administra desde os maiores aeroportos brasileiros até alguns tão pequenos que sequer recebem vôos comerciais regulares. Ao todo são 67 aeroportos, 80 unidades de apoio à navegação aérea e 33 terminais de logística de carga.
Estes aeroportos concentram aproximadamente 97% do movimento do transporte aéreo regular do Brasil. O que equivale a 2 milhões de pousos e decolagens de aeronaves nacionais e estrangeiras, transportando cerca de 113 milhões de passageiros. Além de passageiros, a Infraero opera aeroportos equipados para funcionar como plataforma de helicópteros e outros cuja vocação está na logística de carga e de manuseio de mercadorias perigosas. A movimentação de carga aérea bateu recorde nos 33 terminais de logística da empresa.
(...) O ano de 2008 foi marcado pela profunda crise financeira mundial, que afetou todos os segmentos da economia e que ainda não tem um horizonte seguro. Esse cenário fez a rede de aeroportos administrados pela Infraero sofrer forte impacto na demanda devido à súbita preferência pelos destinos nacionais, principalmente na região nordeste, provocada pela elevação do custo das viagens internacionais. (Nicácio, 2009.)

A infraestrutura aeroportuária brasileira, que pode ser equiparada aos padrões internacionais, está sendo modernizada para atender à demanda dos próximos anos. Para isso, a empresa pratica um plano de obras especializado, que abrange praticamente todos os aeroportos por ela administrados e que gera mais de 50 mil empregos em todo o Brasil.
As obras são realizadas com receita própria, gerada principalmente pela armazenagem de carga aérea, concessão de espaços comerciais nos aeroportos, tarifas de embarque, pouso e permanência, e prestação de serviços de comunicação e auxílios à navegação aérea.
Como empresa pública presente em todo o País, a Infraero tem consciência de que todas as suas ações devem ser guiadas pela responsabilidade social. Sendo assim, a empresa administra ações educativas e culturais voltadas, sobretudo, aos seus funcionários e aos moradores do entorno aeroportuário. A empresa também investe em meio-ambiente, com programas que englobam diversas necessidades ambientais.


5 - ADMINISTRAÇÃO DO FUTURO

A administração é a tomada de decisões, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos comuns. A administração é o gerenciamento de uma organização levando em conta suas decisões, o bom desempenho da administração depende apenas do profissional, o administrador trabalha em diversas estruturas, ele é responsável pelo planejamento, pelo gerenciamento do dia-a-dia, ele conduz a relação entre empresa e funcionário.

(...) Como o administrador não é executor, mas o responsável pelo trabalho das pessoas a ele subordinadas,
ele não pode cometer erros ou arrisca apelando para estratagemas de ensaio e erro, já que isso implicaria conduzir seus subordinados pelo caminho menos indicado. (Chiavenato 2003 pag. 41)

Segundo Chiavenato (1997, p.66) a moderna administração teve o seu nascimento na indústria da ferrovia na década de 1850. Já neste período existiam empresas com uma estrutura administrativa bem definida, onde nasceu a integração vertical nas empresas.


(....) O conceito de cultura foi herdado da antropologia e entendido como o conjunto de valores comuns que são passados de uma geração pra outra. A cultura pode ser forte ou fraca dependendo de como as pessoas a percebem Os empregados podem trabalhar sem um grande numero de regras e normas porque elas sabem qual o resultado final que a organização irar exigir e agiram de acordo com isso. (pag. 54 Cultura organizacional: vencendo o dragão da resistência).



6- RESULTADOS E DISCUSSÕES

Em nossa pesquisa observamos que a infraestrutura do aeroporto não estava preparada para receber a demanda de passageiros, estudos divulgados pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicada (IPEA), revela que pelo menos oito das doze cidades que irão sediar os jogos da copa de 2014 estão com seus aeroportos operando no limite de capacidade máxima e em alguns casos beirando o colapso operacional, devido à demanda não atendida. Segundo o IPEA, há risco de um apagão logístico no setor aéreo, o caso mais grave esta no aeroporto de Manaus, que recebe o dobro de pedidos de pousos e decolagens do que comporta.

CONCLUSÃO
O futuro da administração é incerto, então o administrador tem que estar na busca constante pelo conhecimento, no aprendizado, fazendo de nós eternos aprendizes.
Muitas mudanças podem ser citadas, uma delas é a alteração dos múltiplos níveis de gerência e estrutura, as estruturas eram do tipo mais funcional, com gerentes encarregados de determinados setores, ou seja, cada um tinha apenas uma função o problema é que, muda com rapidez e com a interferência de muitas variáveis. Então observa que esta estrutura se tornar muito lenta e cara, pois enquanto um único profissional poderia fica responsável por vários setores ele era responsável apenas pela sua área um exemplo disso é o gerente de marketing tratava apenas do marketing enquanto ele poderia fica responsável por varias outras coisas.
As empresas modernas devem se tornar gestoras de conhecimentos, isto quer dizer que podemos chamar as organizações de organizações de aprendizagem. E para ajudá-las a se transformar continuamente e sobreviver às mudanças tão rápidas que vêm ocorrendo no ambiente empresarial. Para isso, é necessária a mudança do perfil do administrador, que, além de uma formação técnico-científica, deve ter uma formação humanística, interdisciplinar e sistêmica, levando a aprendizagem para todos os níveis organizacionais, através de novas Tecnologias de Informação, introduzindo, portanto uma nova concepção de administração nas organizações.
O Administrador deve estar consciente dessas novas transformações, que é um processo rápido e poderá transformá-lo no principal agente de mudanças da organização, e se essa nova concepção de organização for introduzida com sucesso, poderá provocar mudanças na mentalidade das organizações.



REFERÊNCIAS

ANSOFF, H. Igor. Implantando a administração Estratégica. Editora Atlas. São Paulo, 2009.

CASAS, Las Alexandre. Novos Rumos da Administração. Editora Vozes 2ª edição. Petrópolis, 1999.

CHIAVENATO, Idalberto. Iniciação à Administração Geral. São Paulo: McGraw-Hill, 1989.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro, 7. Ed. rev. e atual. Elsevier, 2003.

http://www.conteudoglobal.com/cultura/revolucao_industrial/ acesso dia: 7 de junho de 2010 às 9h32.

http://www.youtube.com/watch?v=-r71y4WvRy4 acesso dia: 7 de junho de 2010 às 10h58.

http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/revolucao-industrial.htm acesso dia: 7 de junho de 2010 às 8h50.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/revolucao-industrial/revolu. Php acesso dia: 6 de junho de 2010 às 19h35.

PARK, Kil Hyang. Introdução ao estudo da administração. Editora Pioneira, São Paulo.

Pesquisa de campo na Infraero com Juan Amorim. Realizada no dia 02 de junho de 2010 às 10h.

REED, Nelson. Ph. D e LOUREIRO, Mauro. Cultura organizacional: vencendo o dragão da resistência. Casa imagem editoria. Rio de Janeiro, 1996.


ROBBINS, Stephen P. Administração, Mudanças e perspectivas. Editora Saraiva 1ª edição 2005 dia: 1 de junho de 2010 às 20h.

Robert L. Karz, "Skills of an Effeetive Administrator", Harvard Business Review, jan./fev. 1955, p. 33-42.

STONER, R. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Makron Books, 1999.