É impossível não citar o futebol como uma das maiores paixões do brasileiro. O sonho da grande maioria dos garotos, é se tornar um Superstar do futebol, Neymar Jr., Cristiano Ronaldo e Messi servem como exemplo de ídolos atuais.

Mas poucas pessoas procuram saber como funciona a parte administrativa de seu time de coração, como as eleições para a escolha de um presidente e/ou as dívidas.

Os clubes brasileiros por exemplo, são administrados por um presidente (podendo ser o dono do clube) e vice-presidente (podendo ter mais de um vice-presidente), secretários, vários diretores e assessores.

Hoje o futebol se reflete basicamente em marketing para lucrar. Patrocinadores e a venda produtos oficiais são os grandes responsáveis pelos lucros do clube, além da venda de seus atletas.

Mas cabe ao presidente e diretores criar e executar estratégias que tragam benefícios ao time, pode ser com uma parceria ou uma contratação de ´´peso``, assim agregando valores nas vendas, e captando novos torcedores (clientes). Muitas vezes os clubes nem são donos do atleta, e sim um de seus parceiros. 

Um time de futebol é sim uma empresa, ele compra, vende, empresta, investe, tem dívidas e também pode até chegar à falência caso não tem um bons administradores. Mas o que o torna diferente das demais empresas é amor de ´´Milhões de pessoas`` por ele, porém o simples ato de ir ao estádio assistir á um jogo do seu time de coração, nos faz esquecer de tudo o que rola fora dos gramados. Esses sim são clientes apaixonados.