Enfatizar a sua relevância para o aumento de produtividade e da competitividade dos diversos tipos de propriedades no Brasil, desde a pequena até a grande propriedade rural. Algo necessário para a sobrevivência das empresas num mercado globalizado e tecnificado. Envolvendo todos setores produtores agrícolas, públicos e privados.

Palavras-chave: Produtividade, administração, empresas e mercado.






INTRODUÇÃO

O Brasil tem uma grande tradição agrária que surgiu mo início de sua colonização e se estende por séculos até os dias atuais. A sua economia foi construída a partir de culturas como a cana-de-açúcar, café, soja, citros entre outras. Espécies agrícolas que atendem o mercado interno nacional e o mercado externo.
A dinâmica das transformações das atividades agropecuárias e das demais ações a ela vinculadas tem exigido dos setores público e privado o contínuo aperfeiçoamento de instrumentos de análise para orientar as suas decisões, principalmente no que diz respeito ao planejamento das políticas públicas que visam à obtenção da segurança alimentar, à geração de emprego e renda e ao desenvolvimento local em bases sustentáveis e eqüitativas (Guilhoto, Joaquim, 2005).
Segundo Idalberto Chiavenato, 2000, a Administração é imprescindível para a existência, sobrevivência e sucesso das organizações. Sem a Administração, as organizações jamais teriam condições de existir e crescer. Uma propriedade rural deve ser considerada como um a empresa capaz de produzir bens e serviços. A empresa rural tem que ser produtiva para gerar lucro, apesar deter características próprias como dependência de fatores climáticos e biológicos. Os produtos agropecuários são perecíveis e dependem das condições climáticas, fitossanitárias e de fertilidade do solo.
O produtor rural deve desenvolver competências e habilidades voltados ao funcionamento do mercado. Necessita ter conhecimento pleno desde o plantio até o armazenamento e a comercialização de produtos agropecuários. Ele deve analisar o comportamento do mercado agropecuário, cujos resultados deverão auxiliar na tomada de decisões racionais.As empresas devem buscar além do crescimento econômico sem comprometer a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.
A sociedade atual é dinâmica, tecnificada e competitiva, exigindo uma mudança de comportamento melhor dos profissionais ligados ao setor rural. Os valores dos produtos agropecuários são comercializados internacionalmente na Bolsa de Valores. Conforme (Bilibio, 2009) ultimamente, a globalização da economia estabelece que os produtores rurais se transformem em empresários rurais através de uma nova postura gerencial que demanda uma ampla gama de conhecimentos gerais e o domínio na condução do negócio, levando o agricultor a lidar com aspectos técnicos, econômicos, mercadológicos, de recursos humanos, ambientais, políticos e sociais.

CONCLUSÃO
Constatou-se, mediante a pesquisa bibliográfica que a administração é fator determinante no desempenho agropecuário do país.
O mercado é dinâmico e bastante competitivo, o que leva à mudança de conduta dos produtores rurais.
A sobrevivência do setor agropecuário depende de análise do comportamento do mercado para a tomada de decisões coerentes.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Agricultura ? Estudo e ensino. I. Brasil. Secretaria
de Ensino de 2." Grau. II. Fundação de Assistência ao
Estudante, Rio de Janeiro, ed. III. Série.
87-012 MEC/FAE/RJ CDD
Bilibio, Carolina. Competitividade no empreendimento
agrícola. São Luis/MA: EDUFMA, 2009, 146p.il.
Chiavenato. Idalbeito,
Introdução A teoria geral da adminstração 1 Idalberto
Chiavenato. - 6. ed. - Rio de Janeiro : Campus, 2000
Guilhoto, Joaquim J. M. Agricultura familiar na economia: Brasil e Rio Grande do
Sul / Joaquim J. M. Guilhoto ... [et al]. -- Brasília : Ministério do
Desenvolvimento Agrário, 2005. 44 p.