Moacir Donizete Ferreira

Sidney Pereira de Oliveira

CENTRO UNIVERSITARIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO

Orientadior :Regino Angel Gonçalez Rodriguez

Administração Moderna

Serviços terceirizados dentro das organizações

São Paulo

28 / 11 / 2008

Serviços terceirizados dentro das organizações

Moacir Donizete Ferreira

Sidney Pereira de Oliveira

Resumo

Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura de um artigo científico bem como apresenta de forma geral as regras de apresentação,o resumo, a citação no texto e as referências. As orientações aqui apresentadas baseiam-se na norma para apresentação de artigo científico.

Palavras-chave: Administração

Biblioteca – Biblioteca Universitária

Centro Universitário Adventista de São Paulo

Introdução

A própria evolução da área financeira imprimiu no administrador uma necessidade maior de visualizar toda a empresa, realçando suas estratégias de competividade, continuidade e crescimento futuro. Com a globalização o mercado econômico sofre alterações constantes, pois seguimos padrões administrativos que nos auxiliam nas tomadas de decisões. Os diretores e gestores financeiros na M/S para alcançar o sucesso econômico de sua empresa focaram sempre no que é mais importante no seguimento da atividade da organização e sua missão. Ao terceirizar parte dos processos da empresa M/S, para ampliação da fabrica e conseqüentemente da produção de seus produtos e serviços, não espera que o resultado encontrado demonstrasse índices tão baixos. Diante da crescente complexidade que o mercado e os negócios vêm apresentando aos diretores e gestores financeiros da empresa M/S, hoje não pode ater-se exclusivamente aos modelos mais teóricos e restritivos da solução dos problemas, e é indispensável munir-se de uma visão crítica mais acurada e global da empresa. Os diretores e gestores financeiros têm como um dos objetivos, disponibilizar recursos para o desenvolvimento da estrutura corporativa da empresa, visando obter resultados satisfatórios para o crescimento econômico-financeiro. Sabendo que, determinados recursos não obtiveram o retorno previsto, poderá desestabilizar seu fluxo de caixa e comprometer os seus ativos e passivos. É necessário também conhecer todas as informações e diretrizes da empresa, para que se possam tomar as decisões mais seguras e possíveis para o crescimento coorporativo e econômico-financeiro. No entanto a empresa sofreu a perda de todo o investimento feito junta a empresa terceirizada não obtendo retorno algum das metas e objetivos da ampliação da fabrica e sua produção e serviços. Os diretores e gestores financeiros no contexto atual não podem assumir posições menos envolventes de centrar suas preocupações unicamente nos mecanismos de capitação de fundos e aplicações na atividade da empresa. Gerenciar estes recursos, de forma a manter a saúde financeira e econômica da empresa e também lograr, e ainda alcançar as suas metas estabelecidas. O que ocorreu na empresa M/S foi uma tomada de decisão por parte de seus diretores e gerentes financeiros, optaram terceirizar o serviço proposto para atender o cronograma de gestão, que com essa terceirização haveria possibilidade de concluir o projeto como um todo dentro do prazo. Podemos salientar que uma tomada decisão que envolve projeto que depende de um terceiro, devem avaliar-se custos e benefícios, pois os riscos podem causar impactos significativos nos resultados financeiros como nos resultados operacionais e administrativos, podendo a empresa não se desenvolver como o planejado.

Justificativa

Dentre as características dos serviços terceirizados dentro das organizações, o que se espera é uma equipe preparada e qualificada para atuar nos diversos processos existentes. A perspectiva das empresas ao terceirizar parte de seus processos, é a busca por descentralizar seus processos de seus colaboradores, direcionando-os assim para o foco na estratégia e missão da empresa.

Definição do problema de pesquisa

A terceirização de processos de organizações já não é mais uma alternativa e sim uma necessidade de muitas empresas, que buscam cada vez mais ter uma equipe enxutas e dinâmicas, designando assim parte de seus processos para prestadoras de serviços. O questionamento que surge é o problema: quais são as garantias que as prestadoras de serviços oferecem as organizações, e seus administradores financeiros para que não sofram perdas financeiras equalidade nos processos da empresa. Porque diante de uma economia globalizada é preciso que se tenha pessoal qualificado para atuar nos processos da empresa e de seus clientes, e qual é os seus critérios para recrutamentos e treinamentos oferecidos aos selecionados.

Em verdade, as decisões de levantamento e aplicação de recursos requerem nos tempos atuais maior nível de conhecimento e especialização do administrador financeiro, além de uma visão estratégica e de sinergia com relação ao futuro dos negócios.

Fundamentação Teórica

Segundo McGee e Prusak (1998, p.115) ressaltam que;

" Se estiver tentando montar uma unidade em

ambiente denegócioscompetitivo, precisará

de umacervodefontes tão variadas quanto

o próprio ambiente competitivo."

Administração é um fenômeno universal no mundo moderno.Cada organização e cada empresa requerem a tomada de decisão, a coordenação de múltiplas atividades, condução de pessoas, avaliação do desempenho dirigido aos objetivos previamente determinados, obtenção e alocação de recursos etc. (IDALBERTO CHIAVENATO pg 10 2000).

Na definição das funções básicas da Administração moderna SAMUEL (2003 pg 5) define que o planejamento envolve as escolhas de tarefas que devem ser desempenhadas a fim de atingir os objetivos da empresa, atividade de planejar foca a realização das metas. Por meio de seus planos, o Gerente identifica com exatidão o que a empresa precisa fazer para ser bem sucedida.

Fidelis e Borges (2002. p. 34) como a fase que "serão gerados ou não os resultados esperados pela empresa, pois é o uso da informação, e não a sua simples existência que influenciará a tomada de decisão e o progresso das organizações".

Alexandre Assaf Neto (2007. p. 37) resaltaque a administração financeira tem demonstrado ao longo do tempo notável evolução conceitual e prática. De uma posição inicial menos ambiciosa, em que se distinguia um posicionamento mais descritivo dos fenômenos financeiros, a área financeira tem apresentado no mundo contemporâneo uma postura mais questionadora e reveladora em relação ao comportamento do mercado em geral e ao processo de tomada de decisões empresariais.

Bibliografia

ALEXANDRE ASSAF NETO. Finanças Corporativas e Valor 3 Edição São Paulo Editora Atlas S.A - 2007

BORGES, M. E. N. Conceitos Básicos para gestão da informação: Doxa, Coronel Fabriciano, v.1,p. 29-38,2002.

FIDELIS, J. R. E; BORGES, M. E. N. Conceitos Básicos para gestão da informação: uma abordagem didática. Doxa, Coronel Fabriciano, v.1,p. 29-38,2002.

IDALBERTO CHIAVENATO. Teoria Geral da Administração, vol 1 e 2 Rio de Janeiro: CAMPUS, 2001

MCGEE, J. V; PRUSAK, L. Gerenciamento estratégico da informação: aumente a competitividade e a eficiência de sua empresa utilizando a informação como uma ferramenta estratégica. Rio de Janeiro: Campos, 1994.

SAMUEL, C. CERTO. Administração Moderna. Tradução Maria lúcia G. l. Rosa; Ludmilla Teixeira lima; revisão técnica José Antonio Dermengi Rios; -- 9. ed – São Paulo: Prentice Hall, 2003.