A fabricante de especialidades químicas Croda (Inglaterra), com subsidiária em Campinas (SP), desenvolveu uma gama de aditivos voltados ao setor de embalagens, dentre os quais está o Incroslip SL, lançado em maio deste ano. ele proporciona alto desempenho de deslizamento e eixo coeficiente de fricção, semelhante ao efeito da eruca mida, em filmes poliolefínicos (a baixos níveis de adição), e é indicado para o processamento de polímeros sujeitos a alto índice de atrito.

Pode ser incorporado diretamente ao polímero durante o processo de extrusão migrando para a superfície durante o resfriamento e atuando como lubrificante na produção de sacolas, nas operações de embalagem e no momento de bobinar o filme plástico. O Incroslip SL é totalmente saturado, o que o torna menos propenso à oxidação, e não altera odor, sabor ou coloração dos produtos acondicionados. Essa propriedade é muito importante em aplicações como tampas de garrafa e embalagens de alimentos, nas quais o sabor e o odor precisam ser mantidos estáveis.

A empresa também desenvolveu os aditivos Atmer Anti-Fog para o segmento de embalagens de alimentos e agricultura e o Atmer antiestático, utilizado em filmes.

Aplicado em filmes para embalar alimentos frescos ou aquecidos, por exemplo, o aditivo atifog faz com que as gotículas de água condensadas se espalhem em uma camada contínua e fina, aumentando a transparência da embalagem, proporcionando melhor apresentação do alimento e mais durabilidade. A camada de água formada não goteja, permitindo alta transmissão de luz com danos mínimos aos alimentos e plantas acondicionados.

Já o aditivo antiestático é indicado para uso em filmes e embalagens em que é necessário evitar a formação de cargas estáticas que podem representar riscos aos operadores. Os materiais plásticos são bons isolantes e por isso podem suportar o acúmulo superficial de cargas estáticas. Essas cargas podem resultar em dificuldades no manuseio, no transporte e no armazenamento, aumentando a atração de pó, a ocorrência de choques e descarga elétricas.