Adaptação: Primeiro Contato com a escola 

Sabe-se que o primeiro contato que a criança tem com a escola é um momento único e especial, tanto para a família quanto para a escola. Partindo desse pressuposto, é fundamental que o professor receba as crianças com maior afeto possível, demonstrando simpatia, respeitando as singularidades de cada uma e principalmente passando segurança para os pequenos iniciantes do convívio escolar.

Na adaptação é comum o choro entre as crianças que ao se deparar em um ambiente novo, rodeado de pessoas que elas nunca tinham visto ou convivido, é normal a criança se sentir insegura e com receio. É importante que a escola tenha um ambiente convidativo, provocador que desperte a atenção dos pequenos e que o educador seja alegre, paciente que passe tranquilidade para a criança e os pais da mesma.

Não existe um tempo estimado para a adaptação, cada criança é diferente de outra, umas se adaptam em uma semana outras demoram um pouco mais e tem outras que duram ate um mês para ficarem bem na escola. No entanto, não existe a possibilidade delas não se adaptarem a escola, logo então, elas entenderam que a escola fará parte da sua rotina e que compreenderam que sempre os pais iram buscá-las no final do dia para voltar para casa.

O planejamento das atividades nesse processo de adaptação é fundamental para propiciar a aceitação, a participação e a evolução da criança nesse novo ambiente. Por isso, é importante que a escola proporcione atividades recreativas nesse período de verão e adaptação com o propósito de encantar e envolver as crianças. Cito algumas das atividades.

-  Piquenique

Um passeio muito gostoso, com muitos lanches, sucos e frutas deliciosas que nossos pequenos possam aproveitar e compartilhar com os amigos. 

-  Experiência com cores: mistura e criação de novos tons

Essa atividade proporcionou as crianças o contato com a textura das tintas e com as diversas cores apresentadas.

É fundamental que a escola seja acolhedora e que tenha profissionais qualificados para receber da melhor forma possível as crianças que estão chegando ao novo ambiente escolar. Que a metodologia seja rica e prazerosa que desperte o interesse nos pequenos para que a cada dia eles sitam mais e mais vontade de permanecer na escola.