A D Ã O  M O R R E U  M E S M O ?

        Deus disse a Adão que se comesse da árvore da ciência do bem e do mal ele morreria. Entretanto, Adão continuou vivo, até falando com o próprio Deus. Teria Deus mentido? De fato, Adão morreu mesmo!  Mas que tipo de morte Adão teve, se ele continuou vivo? A morte que Adão teve não foi a morte física, porque seu corpo continuou com vida.  A morte que ocorreu foi a morte espiritual, ou seja, um rompimento entre o homem e Deus.  Adão perdeu a paternidade espiritual, continuando apenas criatura vivente, assim como estão milhares mortos em seus delitos e pecados. O primeiro homem, com sua desobediência a Deus, passou a todas as gerações sua condição de separado espiritualmente de Deus. Assim, todos que nascem neste mundo trazem consigo a marca da marginalidade. É como um ser humano que traz em si, quando nasce, os caracteres originais dos pais. Se o pai possui uma disfunção orgânica é certo que o filho irá herdar essa característica. Assim é o pecado. “Porque todos pecaram e estão longe da graça de Deus”, disse Paulo o apóstolo. Isso quer dizer que o pecado passa de geração em geração.  As pessoas até podem se considerar boazinhas, mas conserva em si a mancha do pecado. E pecado chama outro pecado, fazendo com que o ser humano peque continuamente. É aqui que entra a providência divina em Cristo. Jesus veio justamente abrir o caminho para o Pai, ligando novamente o homem com Deus. Tanto que Ele mesmo disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai a não ser por mim” (ev. de João 14:6).

          Agora um fato bastante interessante: todos que estão sem Cristo estão também mortos espiritualmente. Se morrerem nessa condição, estarão eternamente separados de Deus, longe do lugar que Jesus Cristo prometeu preparar para os que crêem nele como Senhor e Salvador. Quem estiver nessa condição seria interessante, o quanto antes, tomar uma decisão, arrependendo-se da vida de pecado, entregando-se a Cristo, pois Ele veio justamente para salvar o homem da condenação eterna. Cristo une novamente o ser humano a Deus, através de seu sacrifício na cruz. Ele ocupou o lugar do pecador, fazendo-se vítima em lugar dele. A sentença que caiu sobre Cristo era dirigida ao pecador. Assim, quem não se alinhar com Cristo, tornando-se filho de Deus, de modo algum poderá estar com Ele quando partir deste mundo.

Alguém poderá dizer: “Mas, não somos todos filhos de Deus”? Respondemos: todos sem Cristo estão como Adão, desligados de Deus e enfrentarão a eternidade nesse estado. Isso equivale dizer, que todos “são apenas criaturas criadas por Deus”, mas sem a filiação espiritual. Permanecem na condição de Adão, que foi criado por Deus, mas perdeu sua paternidade espiritual. Por isso, enquanto se está com vida deve-se  entregar a Deus, deixando que Cristo  mude o pecador em filho(a) de Deus. O evangelho diz: “A todos quantos O receberam (a Jesus Cristo), foi lhes dado oportunidade de se tornarem filhos de Deus; a saber: aos que crêem em seus nome”(João 1:12).

        E então, não podemos concordar que de fato Adão morreu? Que ele se separou de Deus,  que não mais pôde fazer parte do reino de Deus? Que tal ser contado como um filho de Deus, com direito a fazer parte dos que reinarão com Cristo em seu reino? Jesus Cristo voltará para buscar os que creram em seu nome como Senhor e Salvador, para que estejam com Ele por toda eternidade. Os que não fizerem parte do grupo que Jesus virá buscar, passarão a eternidade longe de Deus. Portanto, não se deve espere mais, pois a morte física não avisa quando chega. Morrem velhos, morrem moços repentinamente. Quem não fizer parte dos filhos de Deus lamentavelmente estará separado do Pai eternamente. Jesus disse: “Deixem os mortos enterrarem seus mortos”. Essa condição só pode ser entendida se atentarmos para o fato, que sem Cristos, sem segui-lo, estão mortos espiritualmente falando, todos que não se enquadram no plano de salvação que Cristo veio trazer do Pai.  Portanto, todos que estão afastados de Cristo estão mortos, não importando se ainda vivam fisicamente. É o que consta no escritos: mortos espiritualmente e... sem salvação.