fonte: Biology of Reproduction 2000

Effects of electro-acupuncture on nerve growth factor and ovarian morphology in rats with experimentally induced polycystic ovaries

Elisabet Stener-Victorin, Thomas Lundeberg, Urban Waldenstrom, Luigi Manni, Luigi Aloe, Stefan Gumnarsson, Per Janson

Estudo realizado na Universidade de Goteborg, com o objetivo de comprovar o efeito da eletro acupuntura na diminuição da hiperatividade do sistema nervoso simpático em camundongos com ovários policísticos.

59 camundongos com ovários policísticos, induzidos pela injeção de estrogênio, foram incluídos no estudo. A eletro acupuntura foi realizada em 4 pontos de acordo com a invervação dos ovários, utilizando baixa freqüência de estimulação por 25 minutos, num total de 12 sessões.

A autora mostrou que a eletro acupuntura foi responsável pela diminuição da concentração de NGF (fator de crescimento neural), evidenciando assim um efeito na redução da hiperatividade do sistema nervoso simpático.

Conforme estudos anteriores, a redução da hiperatividade do simpático é a responsável pelo efeito da eletro acupuntura no tratamento da SOP, e múltiplas sessões podem restaurar os ciclos ovulatórios em até 1/3 das pacientes com SOP.