Fonte: Fertility and Sterility 2009

A prospective randomized placebo-controlled study of the effect of acupuncture in infertile patients with severe oligoasthenozoospermia

Dieterle S., Li C, Greb R., Bartzsch F, Hatzmann W, Huang D


Primeiro estudo prospectivo, randomizado e com o uso de um grupo placebo para determinar os efeitos da acupuntura em homens com oligoastenozoospermia severa.

Foram estudados 57 pacientes com a concentração de espermatozóides inferior a 1.000.000 esperm/Ml. 28 pacientes foram estudados no grupo da acupuntura e 29 no grupo placebo.

Os pacientes que fizeram o tratamento com a acupuntura utilizaram os seguintes pontos:

Zusanli ST36 bilateral

Sanyinjiao SP6 bilateral

Taixi KI3 bilateral

Taichong LIV3 bilateral

Shenshu BL23 bilateral

Ciliao BL32 bilateral

Guilai ST29 bilateral

Xuehai SP10 bilateral

Guanyuan Ren4

As sessões tiveram duração de 45 minutos e foram realizadas 2 vezes por semana, num total de 6 semanas (total 12 sessões)

Os autores encontraram uma melhora na motilidade dos espermatozóides nos homens que foram submetidos as sessões de acupuntura (p=0,035).

Assim como este, outros trabalhos na literatura mostraram uma melhora dos padrões do espermograma em homens submetidos a acupuntura:

 1. Zhang em 2002 mostrou uma melhora da porcentagem de espermatozóides tipo A e da morfologia normal em 22 homens com infertilidade sem causa aparente.

2. Sitermann em 1997 evidenciou uma melhora nas taxas de viabilidade, motilidade e morfologia em espermatozóides de 16 homens com infertilidade que foram submetidos a acupuntura 2x por semana por 5 semanas.

3. Gurfinkel em 2003, estudou 19 homens com infertilidade submetidos ao tratamento com a acupuntura e moxabustão 2x por semana, num total de 10 semanas. A porcentagem de espermatozóides morfologicamente normais aumentou no grupo tratado com a acupuntura.

4. Pei em 2005 também estudou um grupo de 28 homens com infertilidade que receberam o tratamento com a acupuntura 2x por semana num total de 5 semanas. Observou-se uma melhora nas taxas de espermatozóides sem defeitos estruturais.