fonte: Acupuncture in Medicine 2002

Moxibustion in Breech Version - A descriptive Review

Ayman Ewies, Karl Olah


A incidência de bebês sentados com 28 semanas de gestação é de 20%, sendo que aos 9 meses a incidência cai para 3 a 4% de todas as gestações.

Sabe-se que o parto do bebê pélvico está relacionado a uma maior taxa de mortalidade e morbidade quando comparado ao bebê cefálico (cabeça para baixo), independente do parto ser cesárea ou normal. O bebê pélvico tem maior probabilidade de parto cesárea e tem menores índices de apgar ao nascer.

Uma das formas de reverter a posição do bebê sentado é a versão externa que consiste em manobras na barriga da mãe para virar o bebê. A versão externa atualmente é contra-indicada devido aos seus riscos de trauma fetal, materno e placentário. Quando realizada, a versão deve ser feita por obstetra experiente.

Outra tentativa de virar o bebê sentado é o uso da moxabustão, que pode ser composta de carvão ou de uma erva chamada de artemísia. A Moxabustão deve ser realizada no ponto B67 uma a duas vezes por dia, com um total de 7 a 14 dias.

O mecanismo pelo qual a moxabustão ajudaria na versão fetal é pelo aumento da movimentação do bebê.

Segundo um estudo do Co-operative Research Group on Moxibustion envolvendo 2041 pacientes, 1841 (90,2%) tiveram a versão fetal espontânea com a aplicação da moxa.

Outro estudo realizado por Cardini e Weixin com 260 pacientes de 33 semanas de gestação, mostrou um aumento da movimentação fetal e 75,4% de eficácia.

A moxabustão parece ser um método seguro e de fácil aplicação, pode ser um importante aliado na diminuição dos índices de cesárea e de traumas relacionados ao parto pélvico.