“AÇÚCAR EM FALTA”

 

      Os aumentos no preço do açúcar ainda serão sentidos nas prateleiras dos supermercados nos próximos meses.  

      Há recorde no preço do açúcar, a cotação mais alta no mercado internacional desde 1981. O motivo da alta do açúcar ainda é provocado pela quebra de safra da Índia que é o segundo maior produtor mundial, que no período de 2007/2008 produziu 12,6 milhões de toneladas a menos e de grande exportador o país indiano consumiu 4 milhões toneladas do Brasil, além dos países que consumiam do mercado indiano foram obrigados a procurar outros fornecedores, o que provocou aumento de preço do produto no mercado mundial.

      O aumento desta commodity no mercado internacional foi de 130% em 2009.

      O preço nos supermercados surpreende com aumento nos últimos 18 meses que superou a marca dos 150%, que está provocando elevação de preços de vários produtos alimentícios que dependem do açúcar, inclusive os Ovos de Páscoa estarão mais caros.

      O excesso de chuvas no mercado nacional atrasou parte da colheita e diminuiu a concentração de sacarose nos pés, afetando a produtividade na região Centro-Sul do Brasil, responsável por quase 90% da produção nacional. O preço no mercado internacional deve ter aumentos até meados de setembro de 2010, portanto não estão previstos queda de preços no açúcar, quanto ao álcool, à queda dependerá de como o governo brasileiro influenciará no preço deste combustível.     

       Segundo o Banco Barclay alega que não haverá açúcar suficiente no mercado internacional nos próximos 8 meses e que a queda da safra indiana se não sofrer novos impactos ambientais poderá normalizar-se apenas em 2011.

        Para o Brasil este é um importante influenciador nos preços de combustíveis que por consequência afeta preços de locomoção das famílias brasileiras e contribuem para alimentar a inflação de 2010.

         No mundo da oferta e da procura, quando existe falta de matéria-prima, acabam provocando especulações de preço e aumento dos produtos derivados.

         O povo brasileiro sente o aumento do açúcar, porque boa parte dos produtos consumidos no país contém uma parcela deste produto, como o caso dos pães, bolachas, sorvetes e tantos outros produtos.

         Em 2010 os alimentos irão contribuir para elevação da inflação.

 

 

Welinton dos Santos é economista

Delegado de Economia de Caçapava