O Orçamento Baseado em Atividade - ABB surgiu a partir do uso pelas empresas do Custo ABC e tem com objetivo e missão identificar os recursos que devem ser alocados para cada atividade e como estas estão contribuindo para a satisfação dos clientes melhora dos produtos. O ABB é um plano quantitativo e financeiro que leva a empresa a focalizar as atividades capazes de fazer com que a empresa atinja seus objetivos estratégicos. Segundo Horngren , Foster e Datar( apud Lunkes, 2003, p.121) dizem que

"o orçamento por atividade centraliza a atenção no custos das atividades necessárias a fabricação e venda de bens e serviços . Ele decompõe os custos indiretos em centros de custos com atividades homogêneas .Os gestores utilizam o critério de causa e efeito para identificar os direcionadores de custos de cada um desses centros de custos indiretos."

O orçamento por atividade quantifica as atividades esperadas pela empresa que serão capazes de produzir os níveis esperados de produtos e recursos financeiros conforme as metas estratégicas estabelecidas. Para a elaboração de um orçamento por atividades é necessário definir alguns conceitos, processo é uma cadeia de atividades ligadas entre si e tem como objetivo produzir um bem ou serviço, recursos são os gastos necessários para o funcionamento do negócio, ou seja, é o sacrifício que a empresa faz para produzir um produto, serviço ou cliente e a alocação destes são feitos por meio de alocação direta rastreamento ou rateio, atividade é o modo como à empresa usa o tempo e os recursos para alcançar os objetivos empresariais, a atividade tem função de transformar recursos (material, mão de obra e tecnologia) em produtos e serviços, o objetivo do ABB identificar as atividades desenvolvidas na empresa determinar seus custos e desempenho em termos de tempo e qualidade, direcionador de custos é uma transação que determina uma quantidade de trabalho que deve ser realizada para atingir uma demanda projetada.

Para (Lunkes, 2003, p.124)

"O orçamento por atividade é mais amplo e conecta-se com outras funções da administração. Alem de ser parte do sistema de custos, é parte do processo de planejamento global estratégico global, como também do sistema de controle que monitora as operações de um período especifico."

O ABB é a contabilidade por atividades invertida, pois a contabilidade por atividades começa com a atribuição as atividades dos recursos utilizados e que via direcionares são contabilizados aos objetos de custo (produtos).

O sistema orçamentário baseado em atividades produz uma serie de indicadores que devem ser escolhidos pelos gestores de cada centro de custo de acordo com a utilidade destes para determinação das atividades aos objetos de custos.

Este sistema orçamentário funciona como um guia para o tomador de decisão a fim de conduzir a empresa aos objetivos ao mesmo tempo em que permite medir através de dados financeiros, físicos e índices de produtividade se o desempenho de processos e atividades está proporcionando a concretização das metas estabelecidas no planejamento estratégico.

Quando da elaboração do orçamento por atividade pode-se incluir um maior números de parâmetros com finalidade de analises sendo que estes podem ter origem fora do sistema contábil da empresa, ou seja, em outra parte integrante do Sistema de Informações Gerencias como, por exemplo, um sistema de manutenção em equipamentos.

O orçamento por atividades proporciona as empresas um maior controle de recursos, maior numero de informações e uma maior base para projetar os direcionadores de recursos permitindo que os gestores possam adquirir, fornecer ou manter apenas os recursos necessários para a realização das atividades que serão orçadas no futuro. Quando se planeja a atividade e é preciso reduzir os custos, este método de orçamento torna-se eficiente no que tange a aplicação de recursos, pois ele é capaz disciplinar e controlar mais eficientemente o uso dos recursos financeiros.

O orçamento por atividades pode ser implementado através de 8 etapas capazes de prever e relacionar a maioria de custos e despesas com um determinado mix devolume de produção , serviços ou necessidades de atender as necessidades dos clientes.

O orçamento por atividades flui dos produtos, serviços e clientes para os recursos em oito etapas, que seguem:

1º Etapa: Determinar a demanda projetada para cada produto ou serviços (objeto de custo);

2º Etapa: Identificar a taxa de consumo da atividade pelo objeto de custo;

3º Etapa: Multiplicar a demanda projetada para o produto pela taxa de consumo da atividade;

4º etapa: Prever a demanda de atividades organizacionais.

5º Etapa: Identificar a taxa de consumo dos recursos (direcionador de recursos)

6º Etapa: Multiplicar o total das atividades requeridas (quantidades) com a taxa dos recursos consumidos.

7º Etapa: Converter o total dos recursos requeridos (quantidades) com o custo dos recursos necessários.

8º Etapa: Acumular o custo total dos recursos exigidos para atender a demanda projetada dos objetos de custo.

No quadro abaixo apresentamos as vantagens do uso do orçamento por atividade para as empresas.

Vantagens do Orçamento Por Atividade

Capacidade de elaborar orçamentos mais realistas;

Melhor identificação dos recursos necessários;

Associação dos custos a produção;

Vinculação mais clara dos custos com responsabilidade do quadro funcional;

Identificação das folgas orçamentárias;

Eliminação de atividades supérfluas

Seleção das atividades de custo mais baixo

Redução do tempo ou dos recursos empenhados no cumprimento das atividades;

Múltipla utilização de atividades

Desenvolver uma discrição de caso;

Deferir prioridades;

Oferecer justificativas de custo;

Monitorar os benefícios;

Avaliar o desempenho para melhoria continua.

Fonte: Adaptado de Lunkes, 2003 p. 136

Bibliografia:

LUNKES, Rogério João. Manual de Orçamento. 1º edição, São Paulo: Atlas, 2003