Certa vez, durante uma aula na faculdade, li a história de uma mulher de 85 anos de idade chamada Rose, que decidiu entrar na faculdade. Uma semana após a formatura, ela morreu, porém, antes de morrer, conquistou a todos com seu jeito carismático e otimista de ser. Fiquei tão impressionado com essa história, que escreví esta crônica.

Essa história nos remete a uma longa e profunda reflexão: O que estamos fazendo do nosso tempo? Será que estamos aproveitando o máximo dele? Será que o estamos desperdiçando como algo sem valor?

Em sua avançada idade, Rose decidiu viver o tempo que lhe restava de vida, intensamente, como se não houvesse o amanhã, ela se focava no presente, consciente de que são nossas ações no presente, que dão forma e vida ao futuro.

Em sua graduação universitária, ela dividiu suas experiências de vida com os mais jovens, e falou-lhes de segredos para se obter sucesso em todas as áreas da vida. Quando ela disse que " precisamos ter um sonho ", ela quis dizer que se não tivermos sonhos ou se os perdermos em algum lugar do caminho, morremos, porque a vida é feita também de sonhos. Como para construir uma casa é preciso uma planta; para realizar o futuro é preciso um sonho. O sonho é o princípio de tudo, o passo inicial para o sucesso. O sonho só se realiza quando lutamos pelo que acreditamos, porque quando lutamos pelo que acreditamos nos tornamos mais fortes.

Nunca é tarde pra sonhar, como também nunca é tarde pra lutar; nunca é tarde pra desejar realizar um sonho.

Em seu discurso durante a colação de grau na faculdade, Rose disse que " não paramos de jogar porque ficamos velhos; mas ficamos velhos porque paramos de jogar ". É exatamente isso; não paramos de viver porque ficamos velhos; ficamos velhos porque perdemos o prazer de viver.

Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, que revolucionou o segundo Reinado com suas idéias de industrialização, após perder tudo e ficar pobre, com a idade já avançada pra recomeçar, decidiu lutar e dar a volta por cima. Trabalhou duro, e conseguiu, com muito esforço, um valioso patrimônio e retornar à alta sociedade.

Ambos morreram: Rose e Irineu Evangelista de Souza, mas antes disso, acreditaram em seus sonhos e se agarraram na tese de que nunca é tarde quando se tem fé e coragem pra lutar.

Eis dois exemplos de vida para nós: Lutarmos com afinco, procurando fazer o melhor, dando o máximo de nós para obtermos êxito em tudo que fizermos, ou ficarmos na platéia vendo a vida passar como num espetáculo? Qual será a nossa decisão? Só depende de nós! Escolhamos lutar, mesmo que isso nos custe a vida... Então morreremos felizes, pois teremos lutado pelos nossos sonhos, por aquilo que acreditamos.

" Os velhos ", como disse Rose, " geralmente não se arrependem por aquilo que fizeram, mas sim por aquelas coisas que deixaram de fazer ".

Não espere envelhecer pra descobrir que você poderia ter feito tantas coisas e não fez, e sentir-se frustrado ( a ). Agarre as oportunidades que a vida está lhe dando, viva-as da melhor forma possível; deixe teus sonhos fluírem. Sonhe, sonhe sempre, sonhe grande...

A história de Rose é uma história de determinação e esperança, esperança de que podemos acreditar em nossos sonhos, mesmo que desfrutemos deles por um curto espaço de tempo. Não há idade certa pra realizar sonhos. Jovem ou velho, não importa, o que verdadeiramente importa é jamais deixar de sonhar e lutar pela realização dos teus sonhos.