AÇÕES QUE PRESERVAM O MEIO AMBIENTE

Preservar o meio ambiente não se faz individualmente e nem com uma única atitude, a preservação ambiental requer o esforço de todos, que podem fazer o uso de diversas formas para tal fim. O problema é que muitas vezes, nós seres humanos, por não termos tempo ou por puro desconhecimento, deixamos de dar nossa contribuição espontânea e acabamos por colaborar para a destruição ambiental.
Quer fazer a sua parte! Então pratiquem alguns desses bons exemplos ou todos se puder, assim estará com a consciência limpa em relação ao meio ambiente.

DE O EXEMPLO
Todo cidadão pode colaborar com o meio ambiente dando o exemplo, seja ele dentro de casa, no seu trabalho, na rua ou em qualquer lugar que esteja o mais importante é que não existe um único local para exercer a preservação ambiental.

COBRE OS SEUS DIREITOS
Todas as pessoas têm o direito de viver em um meio ambiente equilibrado. Quando encontrar qualquer forma de agressão ao meio ambiente, procure as autoridades locais e denuncie, cobre seus direitos e fiscalize se estão sendo tomadas as devidas providencias.

EVITE O CONSUMISMO
Talvez essa seja a melhor arma que você tenha para defender o meio ambiente, o consumismo aquece os motores das indústrias incentivando-as a cada vez mais a fazer extrações de materias primas do meio ambiente e aumentando a quantidade de resíduos sólidos gerados em um local, portanto compre somente aquilo que você necessita.

CULTIVE O VERDE
Cultivar o verde significa espalhar o verde em todas as partes que puder, plante uma arvore em seu jardim, plante uma muda de rosas no fundo do seu quintal, plante grama ao invés de fazer calçadas, recupere o bosque próximo a sua casa, quanto mais verde o mundo ficar melhor será nossa qualidade de vida.

ECONOMIZE ÁGUA
A água é o bem natural mais ameaçado pela ação do homem, economizar água significa melhorar a sua própria saúde, quem sabe um banho mais rápido possa contribuir muito para preservação desse recurso.

ECONOMOZE ENERGIA ELÉTRICA
Faça economia de energia elétrica, desligando tudo aquilo que não é necessário ficar ligado da toma, pois existem certo tipos de aparelhos que mesmo desligados estão consumindo energia. Cada vez que se faz necessário construir novas barragens para construção de novas hidrelétricas, grandes porções de terra são inundadas, destruindo diversos ecossistemas ali existentes.

UTILIZE-SE DE TRANSPORTES LIMPOS
Todos nós de alguma forma nos locomovemos para algum local todos os dias, seja para trabalhar, passear ou ir até o mercado por exemplo. Uma maneira significativa de contribuir para diminuir as emissões de gases do tipo efeito estufa, é utilizando-se de transportes coletivos, bicicletas, ou outros ambientalmente corretos, deixando seu veículo pelo menos uma vez por semana em casa.

COMPRE CONSCIENTE
De a preferência na hora de fazer suas compras por produtos e serviço que você sabe que se utiliza em seus processos de produção, boas pratica de preservação ambiental.

NÃO UTILIZE SACÓLAS PLÁSTICAS
Sacolas plásticas podem ser substituídas por sacolas retornáveis na hora de trazer suas compras do supermercado para casa, essa pequena atitude pode representar um grande método de preservação.

SEPARE SEU LIXO PARA SER COLETADO
Fazer a separação do lixo gerado em uma residência ou comercio é uma pratica muito importante mesmo que seu município não possua coleta seletiva de resíduos, você estará colaborando com os catadores deste tipo de materias e agilizando o processo de reciclagem.

FAÇA A COMPOSTAGEM DO SEU LIXO ORGÂNICO
Fazendo a compostagem do seu lixo orgânico ao invés de descartá-los com os outros resíduos, você estará colaborando para a diminuição do volume de lixo nos lixos e aterros sanitários, e poderá ainda utilizá-lo na horta de seu quintal, como adubo orgânico.

NÃO USE COPOS DESCARTÁVEIS
Não use copos descartáveis no seu trabalho ou na sua casa, de preferência a um copo que você possa lavá-lo e utilizá-lo novamente. Essa atitude também vai diminuir o volume de resíduo gerado.

DESCARTE CONSCIENTE
Procure fazer o descarte de certos tipos de materias nos locais apropriados para isso, por exemplo: ao trocar de aparelho de celular, procure entregar o aparelho velho na própria revenda, assim você estará se certificando que ele tenha um destino correto, isso vale para aparelhos eletrônicos, eletros domésticos, pneus, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, e diversos outros tipos de resíduos.

Esses foram alguns bons pequenos exemplos, o mais importante é que existem milhares de outros exemplos de preservação a serem adotados pelas pessoas, e que ainda não foram inventados todos os exemplos de preservação ambiental e quem sabe você possa inventar o seu próprio método, colaborando ainda mais para um objetivo que vem ganhando forças a cada dia que passa no mundo inteiro, a preservação ambiental em defesa do meio ambiente.