Ao articularmos sobre aquisição de conhecimento “aprendizagem”, retomamos em nossa memória, situações diversas em que isso ocorre, porem  não devemos nos focarmos somente no que se aprende em sala de aula, o que se adquire de conhecimento, e sim como isso ocorre, qual o caminho percorrido por professores e alunos para que isso aconteça, e como deixa de ser apenas recordações pra se tornar uma verdadeira aprendizagem.

   Esse processo vai além de transferência de conhecimento, ela tem que ser algo marcante, algo de sempre que nos for questionado, lembrarem-nos daquela ocasião em que nos foi apresentado pela primeira vez. Por creio que toda a aula tem que ser uma “apresentação” diferente, quando me refiro assim, não quer dizer que a aula tem que ser uma festa, um espetáculo, mas que cada aula tem que ser apresentada diferentemente aonde o professor chega e prende a atenção, chama a atenção para sí, faz com que as crianças aguardem ansiosas por cada palavra a ser dita, interaja, pois havendo interesse, eles questionam se fascinam.

   A criança tem a tendência de enjoar rápido das atividades, dispersar-se por qualquer motivo, por isso devemos oferecer algo que por mais que lhes seja corriqueira, ele enxerguem como novidade.

   Assim com aulas diversificadas, fica mais fácil interagir diretamente também com aquele que não possuem o mesmo ritmo de aprendizagem, pois vai lhe ser oferecido diferente formas de aprender, e certamente em alguma ele vai aprender com mais facilidade.

  Nunca deixando a desejar um bom planejamento, pois atrás dele que as ideias vão surgindo, se modelando, se adaptando, sempre em fase de formação, construção, é assim e somente assim que chegaremos a uma boa aula, pois aquilo que é feito com planejamento sempre possui um plano “B”, “C”, quantos forem necessários para adequar-se a realidade da turma.

 E por fim, mas não menos importante, o professor tem a obrigação de conhecer a realidade de seus alunos, nunca fechar as portas para que isso aconteça buscar chama-los pra si para que se sintam necessários e especiais, pois isso que devem ser para nós, pois nosso trabalho é pra ele, por eles, através dos nossos alunos que nos auto avaliamos.