AÇÕES DO ENFERMEIRO FRENTE AS ORIENTAÇÕES DA MULHER NO PERÍODO DA GESTAÇÃO

Autor: Prof. Dr. Roberto Martins de Souza – Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Gerontologia – PUC/SP.  

Para se ter uma gravidez com sucesso é primordial que a mulher esteja protegida de qualquer problema que possa atingi - lá a ela e ao bebê. Nesta fase o enfermeiro pode desempenhar vários papeis orientando e diminuído as dúvidas mais freqüentes, no qual deverá ter a sensibilidade para observar e identificar as necessidades individuais de cada gestante. O objetivo desta pesquisa foi de demonstrar a percepção da mulher gestante de uma região da zona leste da cidade de São Paulo, frente às alterações físicas e emocionais diferentes da gravidez.

Estudo de campo qualitativo, do tipo exploratório-descritivo, realizada na periferia da cidade de São Paulo. Sendo direcionado a mulheres gestantes, com idade entre 20 à 40 anos.

Foram entrevistadas 38 gestantes (100%), 24 (68%) são multíparas; 18 (32%) são primigestas, ou seja, primeira gestação. 23% receberam orientação sobre alimentação; 21% receberam sobre transformação o corpo; 25% não foram orientadas quanto ao auto-cuidado, 22% não foram orientadas quanto a prática dos exercícios físicos, 23% receberam orientação sobre sexualidade; 89% referem mudanças no estado emocional; 71% se sentem bonita e sensual; 65% das gestantes planejaram sua gravidez; 90% não realizam exercícios físicos; 61% se mantém ativas sexualmente; 70% se sentem desejadas pelo parceiro; 80% das entrevistadas trabalham foram.

Concluiu-se com o presente estudo, que o objetivo proposto foi atingido, conhecendo assim a percepção da mulher frente às alterações físicas e emocionais diferentes da gravidez, confirmando que são imprescindíveis as ações do enfermeiro para que as gestantes levem uma gravidez mais saudável e que se sintam mais mulher e, mas desejada. Mostrou também que as gestantes não estão sendo preparadas para cuidar do seu próprio corpo, durante e após a gestação. 

Referências Bibliograficas 

1-Couto RG. Conceitual pelas enfermeiras de preparação para o parto. Rev. Latino-Americana Enfermagem. 2006; 14(2): 190-198.

2-Bruhns HT, Alves R, Kofes S, Wicz BI, Lopes MIS, Castellani L. Conversando sobre o corpo. São Paulo (SP): Papirus; 1993.

3-Maldonato MTP. Psicologia da gravidez parto e puerpério. 15ª ed.; São Paulo (SP): Saraiva; 2000.