AÇÕES DE ENFERMAGEM EM SITUAÇÃO DE ENCHENTES

 

 Trabalho Avaliativo da Disciplina Doenças Transmissíveis, da Faculdade de Itaituba  FAI, professora Aline. Como requisito parcial para obtenção de nota.

 INTRODUÇÃO

 Eventos naturais como as enchentes, afetam a vida de milhões de pessoas em situação de risco e pobreza por todo o Brasil e no mundo. Os impactos gerados por esses eventos acarretam inúmeros prejuízos, Freitas e Ximenes SciELO 2012 garantem em seu estudo que “afetam cerca de 102 milhões de pessoas por ano e que a maior parte da população exposta encontra-se nos países pobres”, Gomes e Moraes 2009 destacam que essas mudanças originam uma série de situações relacionada de ordem ecológica e social, que interferem diretamente no ambiente, causando um desequilíbrio, e um aumento nas epidemias.

As enchentes aliada a falta de saneamento básico é uma combinação perfeita para o aparecimento de várias doenças, anualmente nos períodos chuvosos, é visível a procura por atendimento médico para tratar diarréias, verminoses e outras doenças nas Unidades de Saúde de todo o Brasil.

 Gomes e Moraes apud Prüs et al  (2002) afirma que:

88% dessa carga de doenças são atribuídas ao abastecimento de água, esgotamento sanitário e higiene inadequada acometendo principalmente as crianças.

No que diz Assistência multidisciplinar da Saúde (Petrobrás) :

“Durante as enchentes e após o recuo das águas, a população deve ficar alerta para o risco de contaminação e proliferação de doenças. A maioria delas ocorre devido ao consumo de água contaminada ou ao seu contato com a pele. O acúmulo de lixo favorece a proliferação de animais e insetos causadores de doenças, como ratos, baratas e mosquitos. Para evitar a ocorrência de surtos neste período, o Ministério da Saúde recomenda alguns cuidados básicos para população que vive em locais  afetados por enchentes.  .”

 O saneamento inadequado aliado as enchentes favorecem o aumento desses agravos, expondo-os a doenças como:

  •  LEPTOSPIROSE
  • Causada pela bactéria Leptospira, de caráter infeccioso presente na urina dos ratos e outros animais, transmitida principalmente pela lama e água contaminada. É um importante problema de saúde pública devido a sua alta incidência em populações que vivem em situação de risco como: aglomerações urbanas, áreas alagadas sem infra-estrutura adequadas e ou com alta infestações por roedores é caracterizada pela febre e hemorragia pulmonar.
  •  CÓLERA:
  • Doença infecciosa que ataca o intestino dos seres humanos. Apresentando os seguintes sintomas: náuseas, vômitos, cólicas abdominais e diarréia abundante.
  •  HEPATITE A
  • É uma inflamação no fígado que pode ser provocada por vários tipos de vírus, podendo apresentar febre, icterícia, dor no corpo dentre outras.

         Ações de Enfermagem:

  •  Palestras educativas;
  •  Promoção em saúde;
  •  Consultas de enfermagem;
  • Atividades de enfermagem voltada para o tratamento da água, condicionamento do lixo e higiene pessoal;
  • Monitoramento de áreas em alerta pela defesa civil, onde se encontra famílias em riscos;
  • Trabalho e conjunto com a Vigilância Sanitária é Epidemiológica;
  • Profilaxia individual (vacinação);

 

 CONCLUSÃO

 As enchentes é um grande problema de saúde pública, necessitando por parte da enfermagem um olhar criterioso, principalmente no que tange o surgimento de doenças preveníeis, é notório durante a pesquisa que há fatores agravantes no decorrer de cada período chuvoso, que afeta principalmente as regiões ribeirinhas, geralmente marginalizadas pela falta de infra-estruturas, sendo portando precursora para as muitas doenças transmissíveis como a as citadas no trabalho. O estudo serve ainda para apontar problemas que devem ser corrigidos tanto por parte do sistema pública como a própria população afetada, a fim de que possam trabalhar unificados, com ações que visem dar condições a ambos, para diminuição desses agravos.

  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

FREITAS, Carlos Machado de, XIMENES, Eliza Franciolli: SciELO 2012.  Ciencia & saúde Coletiva.

 GOMES, Renata Grigório, MORAES, Ronei Marcos de: Alterações climáticas e suas influencias sobre as doenças transmitida por vetores. UFPB- 2009.

 https://ams.petrobras.com.br/portal/ams/home/pagina-principal.htm: ás 12:58 horas.