Geralmente, é em casa que sofremos acidentes, com facas, garfos, ou outros objetos pontiagudos, que às vezes usamos para facilitar o nosso serviço na cozinha.

Esses acidentes, que podem acontecer diariamente, enquanto estamos cozinhando ou lavando a nossa louça, depois de terminar as nossas refeições, acontecem geralmente com facas ou garfos, que estamos lavando ou mesmo antes disso, cortando cebola, verduras ou legumes, que vamos utilizar para fazer a nossa alimentação.

Quando isso acontecer isso, pare e lave bem as mãos, seque-as e não se esqueça de usar merthiolate e faça curativos. Isso, não só vai desinfetar a área afetada, mas também proporcionar alívio imediato.

Caso você precise voltar a molhar as mãos use luvas de borracha, que, aliás, são muito boas para proteção da pele das suas mãos. Tente adquirir e incorporar esse hábito.

Procure não deixar as crianças pequenas se aproximarem da cozinha, pois é um lugar muito perigoso com fogão, que muitas vezes, podem causar acidentes graves, quando crianças pequenas, puxam o cabo de uma panela, por exemplo. Basta olhar para o lado para que isso venha a acontecer.

Com crianças, sempre é melhor exagerar nos cuidados do que esperar acontecer algum acidente, que pode vir a deixar marcas, muitas vezes por toda a vida.

Elas também gostam de subir nas cadeiras para espiar coisas, que não conseguem alcançar, nessa hora podem cair e ter problemas sérios como bater com a cabeça na quina de uma mesa, fraturar o braço ou perna, enfim tudo pode acontecer onde uma criança está, pois esta não tem noção, do perigo que está correndo.

Muitos fatores de risco são encontrados dentro da nossa casa, além das crianças devemos prestar atenção nos idosos, que podem fraturar ossos, que estão enfraquecidos com osteoporose, sendo que a musculatura não consegue mais protegê-los.

Devemos tomar cuidado para que isso não aconteça, tirando tapetes do quarto e do banheiro, deixando sempre uma iluminação fraca que facilite, quando o idoso tiver que levantar durante a noite.

Os banheiros também devem ter barras, para facilitar que as pessoas possam segurar no caso de tonturas ou fraquezas nas pernas.

Importante é não deixar os pisos molhados ou escorregadios, em lugares, que possam tirar a estabilidade dessas pessoas, que já não estão se equilibrando de forma normal.

Devemos tomar cuidado com as crianças e os idosos, porque são pessoas mais frágeis, portanto têm mais facilidade para se machucar e também para se restabelecer, deixando-os muitas vezes presos, sem condição de andar ou mesmo com limitação de alguns movimentos.