Os acidentes por animais peçonhentos constituem problemas de Saúde Pública para os países em desenvolvimento. Entre os acidentes graves, devem ser ressaltados os causados por serpentes.

De acordo com FUNASA (2001) no período de janeiro de 1990 a dezembro 1993 foram notificados 81.611 acidentes ofídicos no Brasil, onde o maior índice de acidentes ocorreu na região Centro-Oeste com 34,75% dos registros.

Durante o período analisado, de janeiro de 2004 a Julho de 2005 ocorreram 259 casos, onde os índices de registros apresentou uma variação crescente a partir agosto 2004 a janeiro 2005, sendo estes causados em sua grande totalidade 91%, por serpentes peçonhentas do gênero Bothrops (jararaca), o sexo masculino foi apontado com maior incidência sendo 76% dos casos, a faixa etária, teve um surpreendente índice, pois variou em proporções semelhantes entre pessoas de 10 a 59 anos de idade e que tiveram os membros inferiores mais atingidos pelas picadas das serpentes.

Apesar do elevado índice de registros nos deparamos com a letalidade na casa dos 0%, o que significa que apesar da incidência e do risco ao qual o acidentado pode evoluir variando de lesões graves até vir a óbito, nos mostra que o atendimento a essas vítimas está ocorrendo dentro do esperado e que a soroterapia aplicada bem como os primeiros socorros estão sem dúvida surtindo efeitos positivos.

Entretanto os índices de acidentes ofídicos registrados no Município de Cuiabá – MT podem ter esse percentual diminuído se a população tiver maior conhecimento e sensibilidade à respeito dos métodos de prevenção.

Palavras Chaves: Serpentes, Peçonhentas, Acidentes Ofídicos, Saúde Pública, Letalidade.