Aos amantes de esportes radicais a trilha com bicicleta é uma pratica interessante e que permite momentos incríveis pela natureza. A pratica de realizar trilhas com bicicleta pode ser chamada de "Mountain Biking" onde a pessoa passa a realizar percursos diferentes do normal com uma bicicleta especial. Esses percursos são praticados em terrenos irregulares, geralmente com terras e pedras que possam ser um pouco mais complexo.

As trilhas podem ser consideradas uma prática de esporte interessante e que reúne muitos adeptos devido a sensação de liberdade e aventura que ela pode proporcionar. Esse esporte exige uma certa resistência por parte do praticante, pois para que o percurso seja feito de maneira segura e corretamente é preciso utilizar a força e o equilíbrio a seu favor, além de uma certa habilidade para manusear a bicicleta de maneira correta para se evitar quedas.

Para que a pessoa possa realizar o Mountain Biking é preciso assegurar certos cuidados que poderão evitar problemas caso ocorram quedas ou qualquer outro problema ao longo do percurso. Os itens para realizar uma trilha não podem ser dispensados, principalmente se tratando sobre segurança que são exigidos uma bicicleta ideal além dos equipamentos que possam proporcionar maior conforto ao praticante como o tênis, luvas e roupas ideais.


As Bicicletas Para Mountain Biking

Assim como em qualquer esporte radical ocorre a necessidade de utilizar equipamentos que possam proporcionar mais segurança e conforto a pessoa. O ideal é optar pelo uso de todos esses itens, pois podem proteger a pessoa de alguma forma evitando os riscos de lesões ou possíveis contusões pela falta de uso de equipamentos de segurança. Além daqueles que são ideais para praticar o esporte de maneira correta proporcionando boas experiências.

O Mountain Biking exige o uso de uma bicicleta ideal que no caso chama-se "Mountain Bike". A escolha dessa bicicleta deve ser feito com o auxílio de um profissional, onde será possível escolher um tamanho adequado para se adaptar a altura da pessoa, o tamanho das pernas e também de acordo com o tipo corporal de cada praticante, caso contrário a  poderá ficar desconfortável no equipamento e não vai conseguir ter uma boa experiência.

As bicicletas para praticar Mountain Biking podem ser escolhidas entre três tipos: a rígida, a hardtail e a full suspension. A bicicleta Rígida pode ser descrita como aquela que não possui suspensão, o que pode significar que a bicicleta não possui muitas peças. Com isso passa a ser mais difícil utilizá-las em terrenos irregulares para pode praticar a trilha, principalmente para os iniciantes pois ela não tem peças que permitem um efeito amortecedor.

O modelo de bicicleta Hardtail é a mais aconselhada para as pessoas que estão iniciando no Mountain Biking. Ela permite uma melhor experiência em terrenos irregulares que passam a ser mais difíceis para se andar com a bicicleta. O interessante deste modelo de bicicleta é o fato dela possuir peças específicas em sua composição como é o caso do garfo, que fica localizado na suspensão da roda frontal e mantém a roda traseira um pouco mais rígida.

E por último é o modelo Full Suspension considerado um dos mais caros da prática de Mountain Biking e que é muito utilizada pelos praticantes profissionais. Esse modelo passa a ser caracterizado com uma suspensão localizada tanto na parte frontal e na parte traseira permitindo que a pessoa tenha maior conforto na hora de praticar o esporte. A full suspension é uma bicicleta eficiente e por isso é muito utilizada nos terrenos irregulares.

Itens de Segurança Para Mountain Biking

Depois de escolher a bicicleta ideal para começar a trilha é preciso se atentar a outros itens que possam assegurar a sua segurança. O nível de itens que você utilizar durante a pratica vão influenciar diretamente na sua proteção, por isso é ideal optar por aqueles que possam realmente lhe proporcionar o conforto aliado a proteção. Esses itens pode de certo modo proteger o praticante caso ocorra uma queda devido a quantidade de obstáculos na trilha.

Um dos primeiros itens de segurança para fazer trilhas é o capacete. Por mais que muitos ainda não reconheçam a importância do capacete para praticar esportes com a bicicleta, esse item é fundamental e deve ser indispensável para uma trilha. Existem alguns tipos de capacetes, como o cross-country - mais utilizado em trilhas com maior impacto e por isso é muito visto em trilhas de motocicletas -, full face e o mais utilizado o capacete aberto.

O capacete aberto permite regulagens no queixo e também na região da orelha permitindo maior estabilidade do item. Esse modelo pode ser visto em diferentes locais, mas na trilha alguns profissionais preferem utilizá-lo por conta da sua ventilação. Por possuir pequenos orifícios na região da cabeça ele é permite maior transpiração e é indicado para atividades mais longas e por isso permite que a pessoa tenha mais conforto ao longo da pedalada.

Outros itens de segurança que são ideais para realizar uma trilha são as luvas, as caneleiras e também protetores para os braços. No caso das luvas é imprescindível apostar em seu uso para proteger as mãos da longa duração do percurso, tendo que segurar por outras no guidão da bicicleta. As caneleiras e os protetores para os braços são ideais para evitar alguns machucados que possam acontecer caso ocorra uma queda durante o percurso.

As roupas e acessórios ideais Para Mountain Biking

Outro fato importante para praticar trilhas com bicicletas é escolher a roupa e sapato ideal para praticar o esporte. Pode parecer algo superficial mas que pode garantir certo conforto aos praticantes. O ideal é optar por roupas que são feitas para praticar esportes com auxílio de bicicletas e que são feitas para permitir a transpiração com maior eficiência. Um exemplo para roupas ideias são as peças com tecido de tactel ou até blusas de dry-fit.

Para os calçados escolha aqueles que tem solado resistente e que sejam confortáveis, sem apertar ao extremo a região dos pés. Há pessoas que preferem optar por sapatilhas que são ideais para ciclismo, além das tradicionais botas que são conhecidas por obterem um solado confortável e durável. É necessária se atentar as meias que serão utilizadas, sendo que é aconselhado evitar o uso de meias de algodão pois tendem a deixar o pé suado.

Algumas pessoas também tendem a apostar no uso de óculos que possam proteger os olhos são só do sol, mas também de qualquer item que possa voar até os olhos durante o percurso da trilha. Há modelos distintos de óculos escuros ou simplesmente de proteção que permite maior proteção aos olhos e que também podem ser encontrados em lojas distintas, inclusive em lojas para a prática de exercícios e esportes que utilizam bicicletas.

Outros itens que também são importantes Para Mountain Biking

Há outros fatores importantes a se considerar ao realizar uma trilha. Durante o percurso o corpo precisa ser constantemente hidratado e por isso ocorre a necessidade de levar uma mochila com alguns itens que possam garantir a sua hidratação e também levar alguns itens que possam ser utilizados caso ocorra alguma queda, como é o caso de kits para serem utilizados como primeiros socorros e kits de remendos ou então de ferramentas.

Levar uma mochila com esses itens são importantes principalmente no caso da pessoa estar em sua primeira trilha, onde ela passa a sentir com maior precisão os efeitos que o esporte pode proporcionar. Escolha uma mochila confortável e coloque águas, além de kits que possam ser utilizados como primeiros socorros e remendos. Escolha levar também até lanches para restabelecer as energias caso estiver famintos ao longo do trajeto.

Ainda na mochila coloque uma lanterna que possa ser utilizada em ocasiões de trilhas escuras, opte por aquelas de mão ou que permita pendurar na cabeça. Leve pilhas reservas para garantir que a lanterna funcione quando for necessário. Não se esqueça de colocar uns itens indispensáveis para realizar trilhas, que no caso são os protetor solar e repelente. Para garantir que nada atrapalhe sua trilha certifique-se de levar todos os itens.

E não se esqueça de um dos itens principais que são as bombas de ar que podem encher os pneus caso ocorra problemas que façam o pneu da bicicleta murchar ou então para inflar pneus furados. No caso de trilhas que necessitam de uma boa localização para conseguir ter sucesso no percurso, passe a optar por levar dispositivos GPS portátil - que sejam à prova d'água e resistentes - que possam te ajudar a encontrar o percurso correto da trilha.

Há profissionais que indicam a necessidade de se levar ferramentas e até óleos para evitar que a bicicleta tenha problemas relacionados com a sua corrente. Não se esqueça de levar seus documentos e outros que itens que possam ser necessários para você, mas se lembre que é importante não exagerar nessa escolha. Afinal, tudo ficará dentro de uma mochila e dependendo do peso poderá prejudicar a sua performance durante todo o percurso que fará na trilha.

Se você gostou deste artigo, veja mais em www.bikeloko.com.br/dicas.