Na grande rede mundial de internet, existem poucos sites que se preocupam com a acessibilidade, são raros os que investem em soluções para permitir o acesso universal ao website.

Fazendo uma pequena navegação pela internet, é possível encontrar muitos erros, que ignoram as diretrizes de bom uso, não apenas voltado ao design do sistema, mas a acessibilidade em si.

Pessoas com algum tipo de deficiência tem muita dificuldade em navegar por esses sites, visto que elas não reconhecem padrões que facilitam seu uso.

Disléxicos, por exemplo, tem dificuldades na leitura e associação do som à palavra, as “embaralham" em suas mentes por um problema no cérebro. Para chegar ao nível normal de uma pessoa na leitura e escrita, passam por uma reaprendizagem, sendo alfabetizados de outra forma, buscando associar palavras a imagens para conseguir ler e escrever, sendo que esse trabalho é realizado repetidas vezes até ser decorado. Normalmente, passam também por atividades motoras, a fim de aprender a forma de escrever letra por letra, para futuramente escrever as palavras.

No mundo, existem milhares de pessoas com essa dificuldade, poucas são as que buscam tratamento, por ser difícil diferenciar “preguiça”, da dificuldade causada pela dislexia. A pessoa disléxica procura sua própria maneira de se realfabetizar, podendo buscar essa solução em sites, mas a questão é: como alguém que tem dificuldades em leitura e escrita conseguiria utiliza-la?

Recursos para facilitar o uso de pessoas disléxicas existem, vários programas utilizados atualmente reconhecem a fala e transcrevem em texto. O grande problema é, conscientizar, nesse caso, os próprios desenvolvedores, para que pratiquem a acessibilidade, ao menos em sites de buscas, sites de notícias, educacionais, que deveriam ser de acesso a todos independente de sua capacidade física, ou mental.

O adequado é que cada sistema ou web site produzido, coloque pessoas com dificuldades nos seus testes, sendo possível perceber os limites de seu sistema, que impedem o acesso de todos. A partir dessa avaliação, há uma facilidade maior para a visibilidade do que é preciso retrabalhar no sistema. Um exemplo comum dessa implementação, seria fazer um bom uso de ícones, como a Microsoft faz em seus programas.

 Imagem da barra do Microsoft Office Word 2007

A barra de tarefas do Windows torna fácil de reconhecer os padrões utilizados em todos seus aplicativos.

Essas direções de acessibilidade deveriam começar a serem vistas como algo fundamental de websites e aplicativos para que englobassem todas as pessoas, não apenas as que felizmente não sofrem de nenhum tipo de limitação.