Meninos do Pequeno Nazareno - na hora do almoço
Foto: Gerson do Valle

Fortaleza irá realizar no dia 20 de abril às 16h, na avenida beira mar, o 3º. Ação Nacional: "Criança Não é de Rua". A ação, dentre outros objetivos visa sensibilizar a sociedade e o poder público, para o sofrimento diário de crianças e adolescentes que moram e vivem em situação nas ruas.

A ação acontece desde 2009, sempre no período da semana santa, onde a crucificação de Jesus é lembrada através de uma encenação protagonizada por crianças e adolescentes das organizações, projetos e comunidades. Na via sacra, a cruz carregada pelos atores mirins simboliza o sofrimento cotidiano das crianças e adolescentes que ainda vivem e moram nas ruas.


Bernardo Rosemeyer - Fundador do Pequeno Nazareno
Foto: Gerson do Valle

Em Maranguape região metropolitana de Fortaleza, existe a ONG O Pequeno Nazareno, fundada em 27 de maio 1993, onde acolhe crianças e adolescentes em situação de moradia nas ruas com vinculo familiar rompido.

Sábado ultimo 02/04, o medico e vereador Iraguassú Teixeira PDT/CE, esteve fazendo uma visita ao sitio O Pequeno Nazareno, e pode acompanhar e conhecer de perto o funcionamento daquela entidade.

Tudo funciona da seguinte forma: os educadores sociais do Pequeno Nazareno vão ao encontro das crianças nas ruas, escutam, constroem vínculos e identificando a situação de moradia nas ruas, convida-os para que temporariamente os mesmos venham morar no sitio. Ao aceitar o convite, a criança é inserida em um programa que inclui moradia, alimentação, escola, atividades esportivas como futebol e capoeira.

O Vereador Iraguassú, acompanhado de sua equipe de assessores e de seu filho Iraguassú Filho, almoçaram com as crianças, os educadores sócias e o coordenador e fundador do projeto, o Sr Bernardo Rosemeyer.

Após o almoço, o parlamentar explicou para os mais de 50 (cinqüenta) garotos na faixa etária de 09 anos a 16 anos, que hoje convivem no Pequeno Nazareno, o que é um vereador, o seu papel e como é sua atividade na Câmara Municipal.

Vereador Iraguassu e seus assessores almoçando com os garotos
Foto: Adriano Ribeiro
Iraguassú Teixeira, além de medico e parlamentar, também é radialista e tem na Rádio Cidade AM 860 de Fortaleza o Programa: Vida, Saúde e Político apresentado de segunda a sexta feira das 15h às 16h e aos sábados das 08h às 10h da manha, onde o mesmo irá intensificar a divulgação desta ação através do seu programa no radio e na tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza.

A ação visa também chamar a atenção do poder público para a sua responsabilidade de assegurar, juntamente com a família e a sociedade, os direitos destas crianças e adolescentes, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Saiba mais:

Ligue para o Comitê Criança Não é de Rua: 3212.9477 ? 3212.2836
Site O Pequeno Nazareno: http://www.opequenonazareno.org.br/