Ação da Orientação Educacional e a dinâmica do cotidiano escolar.

 

Muito além de ser rotina, programada para efetuar-se no interior da escola, o cotidiano escolar é extremamente complexo, pois envolve várias vidas cotidianas, dos indivíduos que o compõe, estes com todos os seus aspectos individuais e de personalidade como também todos os seus sentidos, capacidades intelectuais, habilidades, sentimentos, ações, ideais e ideologias. Portanto, vai muito além do cotidiano metodologicamente planejado, por ser um espaço amplo de cotidianos, reflexo de um mundo complexo.

É nesse cotidiano que construímos a educação que queremos, a qual deve visar não apenas propiciar ao aluno conhecimentos básicos e indispensáveis, mas também formar um cidadão crítico, consciente e participativo do seu tempo e de sua história. Sendo assim, o cotidiano escolar assumiu responsabilidades e compromissos com a própria sociedade, tendo, então dimensão macrossocial, o que representa a escola na sociedade em que está inserida.

Há três momentos distintos na pratica da escola: a vida cotidiana que é o total de ações que a escola e seus agentes produzem; a cotidianidade, que é o conhecimento das características e das manipulações da escola; e o cotidiano, que se constitui do ato pedagógico, com tendências de determinada filosofia de educação e também corresponde a questões metodológicas. Assim pode-se dimensionar esses momentos da seguinte forma: vida cotidiana- tendência filosófica; cotidianidade- tendência psicossocial; e cotidiano-tendencia pedagógica. O cotidiano escolar é a junção e a integração dessas dimensões e tendências.

Uma categoria implícita no cotidiano escolar é a cidadania, a formação do cidadão. E para que está aconteça é importante discutir as questões políticas, éticas, epistemológicas e metodológicas da educação em pratica convertida ao PPP (Projeto Político Pedagógico), buscando atingir-se uma escola “cidadã” que enfatize a questão da autonomia e da liberdade de ações.

No cotidiano a orientação educacional encontra pontos interessantes para trabalho como: a questão da linguagem em diferentes contextos; a questão das representações relacionadas à vida cotidiana; e a questão das metodologias. Já os eixos propostos para a dimensão do cotidiano escolar dizem respeito á organização do currículo, ao conhecimento da realidade e a interdisciplinaridade.

Partindo do cotidiano escolar o orientador educacional encontra dados que trazem subsídios para o desenvolvimento escolar como: identificação da realidade da escola, a colaboração na esfera técnica administrativa, participação no PPP, discussão e adequação de políticas educacionais á realidade, análise da problemática do contexto escolar, verificação das possibilidades de inclusão na escola e seus procedimentos, desenvolvimento e divulgação de projetos na escola e fora dela, desenvolvimento de pesquisas dos alunos e professores buscando alternativas para melhorar, desenvolvimento de ações que favoreçam a práxis, promoção de ações que ocasionem boas relações, e etc.

Assim o cotidiano escolar deve levar ao cumprimento de metas qualitativas que envolvam estratégias capazes de levar á aprendizagem desejada e a qualificação nos diferentes aspectos da vida do individuo. Conhecê-lo é necessário para que seja possível conquistá-lo e planejar ações que permitam transformá-lo, melhorando-o.