Quando se decide praticar uma atividade física e cuidar da saúde o primeiro fator de influência é a motivação pessoal. Uns querem uma mudança corporal, outros querem condicionamento, outros querem prevenir doenças. O passo inicial já foi dado, seja por qual motivo for a pessoa está em busca de profissionais que podem ajudá-la naquilo que quer e não envolve somente os professores, até porque tudo começa na secretaria.

Não adianta enfeitar demais prometendo coisas impossíveis para ganhar mais um cliente, pois a verdade aparece rápido e será um cliente a menos depois. Prometer mais do que pode cumprir já é um fator para desanimar o futuro aluno. Vamos fazer uma analogia ao namoro. No começo é tudo lindo, nenhuma das partes parece ter defeito, é um mar de rosas. Com o passar do tempo ao se conhecerem de verdade as coisas podem mudar, então jogar limpo e mostrar o que realmente é sempre vale a pena.

Muitas academias cobram um preço único para o aluno praticar todas as atividades oferecidas. O aluno do jeito dele apenas escolhe, como se estivesse num restaurante escolhendo qual alimento vai colocar no prato. A atividade deve ser sugerida de acordo com o perfil, o gosto e até a personalidade do cliente. O importante é despertar o prazer ao praticar tal atividade, aumentando a motivação que já veio com ele.

Queixa comum dos alunos é de que no começo os professores dão a maior atenção e mostram todos os aparelhos, mas dias depois se sentem sozinhos e perdidos no meio da multidão. Isso pode ocasionar lesões por execução errada do exercício ou muita dor depois do treino, geralmente ocasionada por uma carga muito alta, incomodando o aluno que as vezes somente por isso nem volta mais.

Não podemos jogar toda a responsabilidade em cima dos professores. Também tem a parcela da própria academia, que por querer economizar contrata poucos profissionais, que têm que se desdobrar para dar a devida atenção para todo mundo.

Qualquer pessoa que se propuser a mudar seus hábitos e praticar uma atividade física regular por 3 meses sentirá uma grande diferença. É exatamente dentro desse prazo os maiores índices de desistência nas academias.

Existem vários outros motivos que também acarretam evasão dos alunos, como limpeza inadequada e falta de manutenção dos aparelhos, mas o principal mesmo está ligado a não alcançar os objetivos almejados.

Não é um jogo de empurra-empurra entre professores e academias, isso deve ser visto de uma forma global, para que o aluno alcance seus resultados, mantenha sua fidelidade na empresa e todos saiam ganhando.

A atividade física vicia(no bom sentido) e traz com ela várias outras coisas boas, como parar de fumar, ter cuidado com a alimentação, controlar o stress e muito mais. O foco deve ser sempre no aluno, que com o tempo e benefícios conquistados fará parte do grupo de pessoas que só tem a ganhar fazendo parte desse universo chamado atividade física. 

[email protected]

http://www.facebook.com/nilo.ultrashop

www.ultrashopsuplementos.com.br