ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

VIRANDO A PAGINA DESTA CRUELDADE

Atualmente os pais dos adolescentes criaramuma maior proximidade com os seus filhos, promovendo sua orientação durante a adolescência e prevenindo agravantes da falta de informação, como situações de abuso sexualatravés do  diálogo entre a família.

Os indicadores apontam que uma em cada quatro meninas, e um em a cada dez meninos,  é vítima de violência sexual antes de completar 18 anos em todo o mundo.

O abuso contra crianças e adolescentes tem aumentando de tão forma quepodemos considerar um problema de saúde pública, que ocasiona sérios prejuízos para a vitimas, envolvendo aspectos psicológicos, sociais e legais.

A maioria das vitimas se sentem constrangidas, amedrontadas e envergonhadas. Originando assim a dificuldade de denunciarseus agressores. Quando não padecem pela pressão da família e de pessoas  próximas que muitas vezes desacreditam em suas versões , acusando-os de terem  provocado os abusos.

Há uma falta de informação sobre o que caracteriza um abuso sexual :

-Ato de violência praticado quando alguém se utiliza de crianças ou adolescentes para sentir prazer sexual, praticado quando a vitimas não são capazes de defenderem-se ou mesmo de compreenderem a ilicitude dos atos dos quais são vitimados.

A definição do abuso não exige a concretização de um relação sexual completa, tampouco ou penetração de dedos ,objetos ou membros na vagina, anus ou boca da vitima, basta qualquer espécie de interação sexual, como o ato de passar a mão em qualquer parte do corpo  que podem incluir toques e caricias ,sendo que o abuso sexual também inclui situações nas quais não há qualquer tipo de contato físico, que ocorrem quando crianças e adolescentes são forçados a assistirem atos sexuais ou abrigados a se despirem ou auto acariciarem para serem vistos por terceiros, pessoalmente ou não.

Portanto, constitui abuso sexual qualquer imposição às crianças ou adolescentes de ações que visem à satisfação sexual de outrem, conseguidas por meio de violência física, ameaças ou sedução e estimulação sexual precoce.

Muitas vezes a crianças ou adolescente não sabe ou não te certeza de que estão sofrendo abuso sexual, pois na maior parte dos casos os abusadores são conhecidos das vítimas e se aproveitam desta proximidade para ganhar a confiança delas, fazendo brincadeiras, oferecendo brinquedos, fazendo companhia   razão pela qual as vítimas tem grande afeição pelo abusador, o que dificulta as denúncias e a elucidação dos fotos.

Importa ressaltar os danos causados pelo abuso sexual: físicos, psicológicos e sociais, embora a vítima não mostre nenhum sinal visível destes efeitos. A vítima pode sofrer pelo resto da sua vida, se os efeitos do abuso não forem tratados de forma adequada.

Algumas crianças abusadas sexualmente podem ter dificuldades para estabelecer relações harmônicas com outras pessoas, posteriormentese transformando em adultos que também abusam de outras crianças, podem se inclinar para a prostituição ou podem ter outros problemas sérios quando adultos.

É de extrema importância a participação dos pais na prevenção e na proteção de  seus filhos.

Os genitores devem procurar obter o máximo de informações possível da realidade do abuso sexual que sexual que vitimiza diariamente crianças em todo mundo; estar disposto a ouvir seus filhos e acreditar neles, por mais inesperado ou absurdo que seja o relato; dispor de tempo e paciência para dar atenção aos filhos, supervisionando os cadernos, olhando os desenhos e as tarefas; visitando a escola dos filhos, apreciando suas instalações, conversando com os professores, conhecendo os colegas e os pais dos companheiros com quem seus filhos têm mais contanto; procurando saber da rotina do filho, controlando o uso do computador e nunca  permitir que durmam fora de casa ou que fiquem sozinhos com terceiros, conhecidos ou não; ensinar seu filhos desde pequenos a não permitirem que toquem em partes intimas de seu corpos; seja amigo de seus filho para que eles confiem e  contemo que acontece em suas vidas quando estão distantes. 

A lei garante a proteção contra o abuso e a exploração sexual pevisto na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente e o Código Penal.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BALLONE GJ. Abuso Sexual Infantil. In Secretaria de Educação do Paraná. Disponível em <HTTP://www.nre.seed.pr.gov.br/umuarama/arquivos/file/educ_esp/18_abuso.pdf>

MONTEIRO Lauro. Violência, in. Observatório da Infância, Internet, disponível em <http://www.observatoriodainfancia.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=8>

EVANIR DE SOUZA HONORATO

SANDRA C.A. TAMANDARÉ

VAINE J. A. TAMANDARE CATOSSO