Características gerais da absorção iônica pelas plantas:

  • Seletividade: as plantas selecionam íons para absorção de alguns íons nutrientes e desprezam os outros;
  • Acumulação contra um gradiente de concentração: a concentração de nutriente pode ser muito maior no interior de células das raízes do que na solução externa;
  • Variabilidade do germoplasma (elemento dos recursos genéticos que maneja a variabilidade genética entre e dentro da espécie, com fins de utilização para a pesquisa em geral, especialmente para o melhoramento genético): variação interespecífica e intraespecífica na absorção dos nutrientes.

As células das raízes regulam a entrada de alguns elementos que parecem ser os de maior demanda, mas podem absorver elementos afuncionais ou tóxicos.

A concentração de nutrientes na seiva das raízes é bem maior que a do meio externo, no caso do milho e do feijão. Na seiva das raízes de feijão tem a metade da concentração de K encontrada no milho; três vezes maior a concentração de Ca, 10 vezes maior de Na, duas vezes maior de fosfato, metade de sulfato e similar de nitrato.

Via apoplástica

O apoplasto é o espaço entre as células vegetais constituído pelas paredes celulares. O movimento de solutos, como íons, ácidos orgânicos, aminoácidos e açúcares; ocorre através da parede celular de células das raízes representa um processo não metabólico, passivo e por difusão. Em síntese, antes de alcançarem as membranas celulares das raízes, os íons atravessam as paredes celulares (espaços intercelulares que formam o apoplasto). O que permite esse fluxo passivo de solutos e água, é a endoderme. Esta é a camada mais interna do córtex da raiz e possui estruturas hidrofóbicas de suberina (estrias de Caspary).

Via simplástica: através do simplasto, espaço entre as membranas celulares

É o transporte de solutos através das membranas celulares. A membrana plasmática representa uma barreira efetiva tanto para a estrada de solutos na célula quanto para a sua saída desta. Nela possui locais de seletividade na absorção de cátions e ânions, e locais de transporte ativo.

A outra barreira é o tonoplasto, membrana que envolve o vacúolo. Este é o compartimento de reserva de solutos.

Os íons e solutos atravessam a parede celular das raízes, a membrana plasmática para chegarem ao citoplasma (percorrem o tonoplasto para chegarem ao vacúolo) e passam de uma célula a outra pelos plasmodesmos, que são canais de ligação entre os citoplasmas das células adjacentes.