FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ – FAP

Curso de Direito

Disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa

Prof. Me. Karla Roberta Brandão de Oliveira

 

Rosilane de Moura Farias

Edjerlan Alves da Silva

Francisco Benedito da Silva Junior

ABORTO: CONFRONTO ENTRE JURISTAS E MÉDICOS

APRESENTAÇÃO

 O aborto é entendido como a interrupção da gravidez com morte fetal. Hoje é muito debatido na nossa sociedade entre membros da medicina, da justiça  da população em geral, cada um tem sua opinião, influenciada ou não por sua cultura.

A interrupção da gestação praticada ilegalmente (em clínicas clandestinas é um negócio rentável por isso existe milhares de clínicas no Brasil) é causa de grande número de internamento e mortalidade entre as mulheres (o risco de vida por abortamento ilegal e inseguro em países em desenvolvimento varia entre 1 em cada 100 para 1 em cada 1000 mulheres que abortam o que mostra prejuízo maior para as mulheres pobres).

Com grande índice de aborto a justiça não pode negar a importância de seu papel que é defender os direitos dos cidadãos onde o Código Penal Brasileiro trata do aborto como um crime sem punição dependendo das circunstâncias em que é realizado.

Diante dessas divergências devemos trabalhar pela segurança, a vida e direito de escolha de levar adiante ou não a gravidez indesejada. A mulher vítima do crime sexual não tem absolutamente nenhuma responsabilidade sobre o fato de ter engravidado, onde se levar a gravidez adiante tende a passar muita dor, angústia e sofrimento.