1. INTRODUÇÃO

            Pode-se dizer que a Contabilidade Ambiental surgiu em meados de 1974, em razão da crescente preocupação social com problemas ambientais. Coincidentemente, este período é conhecido como a Depressão do Petróleo, pois houve grande escassez deste (SÁ, 2000).  A Contabilidade Ambiental é o registro de todos as transações, benéficas ou não, na produção de um produto, bem ou serviço, em relação ao meio ambiente."É um conjunto de ações planejadas para desenvolver um projeto, levando em conta a preocupação com o meio ambiente", conforme aponta Ferreira (2003 p.63).  Deste modo, a Contabilidade não deve se manter focada somente no registro das variações patrimoniais, mas estar aberta ao crescente avanço tecnológico, luta por preservação ambiental e preocupação com o bem estar. A Contabilidade, portanto, deve se ocupar em oferecer modelos contábeis que orientem os empreendedores neste sentido.

            Devido ao crescimento das populações e das necessidades de consumo, as indústrias vêm crescendo consideravelmente e a tecnologia tomando conta de cada ação do homem, deste modo temos uma grande situação em nosso país, pois os problemas sociais podem se interlaçar aos ambientais, tornando a sociedade rigorosamente prejudicada quanto ao bem estar geral.

            As empresas que estão se adequando ao novo conceito de preservação ambiental e que estão procurando uma política de qualidade na sua organização devem ter em mente os custos ambientais gerados, destacando-os com os demais custos de fabricação. De nada adianta figurar os custos ambientais nos demonstrativos contábeis se não houver uma conscientização da necessidade do cuidado com o ambiente natural mais voltados especificamente ao controle e preservação ambiental, tais como todos os insumos inseridos no processo operacional que tenham por objetivo a eliminação ou redução dos poluentes. Os produtos, em sua maioria, usam produtos tóxicos na sua fabricação ou emitem poluentes no ar, por isso as fábricas que hoje estão investindo no meio ambiente já estão colocando filtros em suas empresas, tentando poluir e degradar menos a natureza.

            Este trabalho tem como tema: abordagem teórica sobre a importância da Contabilidade Ambiental na gestão das empresas. Através deste, será discutido como as empresas podem registrar e controlar seus gastos produtivos, incentivando um equilíbrio sustentável para as entidades. A proposta do tema escolhido é a de apresentar conceitos e informações referentes à Contabilidade Ambiental na gestão das  empresas. A situação da Contabilidade Ambiental tornara-se nos últimos tempos, questão central de grande preocupação e discussão na sociedade, tendo em vista os acontecimentos climáticos que vêm ocorrendo devido ao desequilíbrio ecológico e ambiental. Também a escassez de recursos e as ações que o nosso planeta vem tendo em decorrência da má utilização de materiais com agentes poluidores nas empresas.

             Justifica-se este artigo em decorrência da crescente escassez de recursos naturais e da degradação da natureza. Em todo o mundo acirrou-se o debate econômico, político e social, bem como o ambiental. Deste modo, esta pesquisa contribui com o conhecimento contábil e econômico, sobretudo quanto ao entendimento das questões ambientais. Esta pesquisa também é importante por permitir que a sociedade tenha a real dimensão da relevância da Contabilidade Ambiental para a preservação da natureza, já que esta mantém registros dos processos produtivos e de poluição dos produtos. Sendo necessária por transmitir aos contadores, empresários e sociedade como as questões ambientais podem transmitir consequências futuras a forma como enxergamos o mundo.

            Os conceitos referentes Contabilidade Ambiental, na gestão das empresas são raros, visto que existem poucas publicações sobre o assunto. Os problemas ambientais tornaram-se, nos últimos tempos, tema de grande preocupação e discussão na sociedade, tendo em vista os acontecimentos climáticos que vêm ocorrendo devido ao desequilíbrio ecológico e ambiental. Sendo  assim, em face do exposto, este trabalho trás como problema qual a importância da Contabilidade Ambiental na Gestão das empresas?

           

            Este artigo adota como hipótese a ideia de que a Contabilidade Ambiental nas empresas propõe a evidenciação dos fatores que refletem a interação da empresa com o meio ambiente e identificação dos riscos nos processos, em suas atividades, bem como de dados físicos sobre os poluentes produzidos. Essas informações traduzem o empenho prático da organização em melhorar a qualidade ambiental do planeta e, por consequência, em demonstrar sua responsabilidade social, além de servir de parâmetro para a melhoria de suas congêneres.

            Este artigo científico teve como objetivo geral analisar da importância da Contabilidade Ambiental na gestão das empresas. Quanto aos objetivos específicos,estão de  descrever a Contabilidade Ambiental na gestão das empresa, apreciar os processos de registro praticados pela Contabilidade Ambiental e demonstrar uso do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nas empresa para a sustentabilidade operacional.

            A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, sendo a modalidade de pesquisa que procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas. É um meio de formação por excelência constituindo em procedimento básico para estudos acadêmicos. A pesquisa bibliográfica exige coleta de material publicado que servirá para análise de dados, confronto de informações e produção de um novo trabalho. A união de dados de diferentes pesquisas em um novo trabalho além de gerar conhecimento facilita o estudo de novos pesquisadores. Para Lakatos “Trata-se de levantamento de toda a bibliografia já publicada, em forma de livros, revistas, publicações avulsas e imprensa escrita.” (LAKATOS; MARCONI, 2001, p. 44).

2. DESCRIÇÃO DA CONTABILIDADE AMBIENTAL

           

            A Contabilidade Ambiental é uma das facetas da Contabilidade mais atuais. Começou a ganhar destaque após a sensibilização da sociedade para com os problemas ambientais. A Contabilidade Ambiental é responsável por emitir os relatórios e de aplicar as políticas ambientais de empresas que praticam a consciência ambiental.

            Conforme expoentes contábeis como Iudicibus (1998) explanam, a Contabilidade é uma das ciências mais antigas da humanidade. Registros datam de épocas bem anteriores a idade média, onde já se faziam a confecção de registros dos produtos próprios para então troca-los com outros que produziam outras mercadorias, o famoso escambo. A Contabilidade é uma atividade de apoio às organizações, que constitui um sistema cuja finalidade é passar informações de caráter quantitativo, aos usuários de interesse, com o objetivo de auxiliar na tomada de decisões econômicas. De acordo com Tinoco e Kraemer (2004 p.53) “O objetivo da Contabilidade pode ser estabelecido como sendo o de fornecer informação estruturada de natureza,[...], física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos à entidade objeto da Contabilidade.” Os usuários podem ser classificados como as pessoas físicas ou jurídicas que tenham interesse na avaliação da situação de certa entidade. As informações geradas pela Contabilidade da empresa geralmente são encontradas em devidos relatórios

            Para Marion e Iudícibus (2000,p.129) “O objetivo da Contabilidade pode ser estabelecido como sendo o de fornecer informações estruturadas de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente, física, de produtividade social, aos usuários internos e externos à entidade objeto da Contabilidade”.  Em suma, controlar o patrimônio é o objetivo da Contabilidade, e controlar os patrimônios ambientais é a finalidade da Contabilidade ambiental. Essa faceta da Contabilidade exprime a usuários externos e internos relatórios acerca da situação da entidade quanto ao meio ambiente e eventos ambientais. A Contabilidade pode realizar a mensuração, identificação e evidenciação de impactos ambientais, Para Bergamini Júnior (1999), acrescentam-se as definições contábeis apenas a palavra ambiental. A Contabilidade deverá, por meio dos patrimônios existentes, agir na preservação do meio ambiente, recuperando este e  levando as obrigações legais da entidade. Ribeiro (2010, p. 145) diz que:

Os assuntos ambientais estão crescendo em importância para a comunidade de negócios em termos de responsabilidade social, do consumidor, desenvolvimento de produtos, passivos legais e considerações contábeis. A inclusão da proteção do ambiente entre os objetivos da administração amplia substancialmente todo o conceito de administração. Os administradores cada vez mais têm que lidar com situações em que parte do patrimônio das empresas e simplesmente pelos processos que envolvem o ressarcimento de danos causados ao meio ambiente, independentemente desses danos poderem ser remediados ou não.

             E então, Iudícibus e Marion (2002, p. 53) completam, quando dizem que “o objetivo da Contabilidade pode ser estabelecido como sendo o de fornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente, física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos à entidade objeto da Contabilidade.” A Contabilidade Ambiental nada mais é do que a Contabilidade que estuda os benefícios e prejuízos que um determinado produto em desenvolvimento pode trazer ao meio ambiente. Se aplicada em todas as fases do empreendimento e suas aplicações podem ser dividas da seguinte forma: preventivas, corretivas, de remedição e proativos. Seu objetivo é fornecer informações sobre os eventos ambientais que modificam o patrimônio da empresa, essas informações deverão ser transparentes e verdadeiras em relação aos gastos com o controle ambiental das entidades. Tinoco e Kraemer  (2004, p. 25) dizem que:

em decorrência, faz-se necessário saber por que a empresa precisa de um sistema de contabilidade ambiental. Em outras palavras, que resultados espera obter com esse sistema. Por outro lado torna-se importante conhecer quais são os objetivos dessa contabilidade, que entre outros são: Saber se a empresa cumpre ou não com a legislação ambiental vigente. Ajudar a direção em seu processo decisório e na fixação de uma gestão ambiental; [...] No caso de empresas com uma política ambiental já estabelecida: observar se cumpre com os objetivos ambientais fixados pela companhia; Identificar oportunidades para melhor gestão dos aspectos ambientais.

            Partindo dessa premissa, a Contabilidade não pode se focar somente na escrituração do patrimônio da empresa. Deve estar aberto à evolução tecnológica e às mudanças rápidas do mundo moderno, estar presente na luta pela preservação ambiental natural, desenvolvendo assim técnicas contábeis eficientes, que orientem os sócios na aplicação de formas de se manterem sustentáveis e lucrativos.

            Nesse contexto observa-se um conceito abrangente, porém, seja qual for o conceito é certo que todos estão diretamente ligados à sobrevivência do ser humano no planeta. A abordagem de Tinoco e Kraemer (2008, p. 34): “O meio ambiente pode ser definido como o conjunto de elementos bióticos (organismos vivos) e abióticos (energia solar, solo, água e ar) que integram a camada da Terra chamada biosfera, sustentáculo e lar dos seres vivos.” Então, diante disto, percebe-se que dependemos do ambiente que nos cerca, pois este fornece os materiais que saciam nossas necessidades básicas. A Contabilidade Ambiental, então, trabalha para que os impactos ambientais sejam nulos ou, ao menos, menores quanto o possível.

 

            O termo impacto ambiental se refere aos efeitos causados pela ação humana na natureza. Segundo o Conselho Nacional do Meio ambiente (Conama) em seu livro Resoluções do CONAMA (2012, p. 12) ”a definição jurídica de impacto ambiental no Brasil é destacada pelo art. 1º da Resolução nº1, de 23-1-1986” Considera-se impacto ambiental, por este:

qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas, que direta ou indiretamente, afetam-se: a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos naturais(CONAMA, 2012, p. 123).

            De acordo com Souza (2001, p. 14): “Em um conceito mais amplo, portanto, gestão ambiental significa incorporar à gestão estratégica da organização princípios e valores que visem ao alcance de um modelo de negócio focado no desenvolvimento sustentável.” Então, simplificando e ao mesmo tempo conceituado de maneira genérica, pode dizer-se que o objetivo da Contabilidade Ambiental é direcionar o 5 sistema de informações já adotado pela Contabilidade tradicional para a mensuração e evidenciação aos usuários da informação contábil do impacto ambiental no patrimônio das organizações e da conduta da empresa em relação ao meio ambiente.

            Conforme observa Marion (2000), a Contabilidade Ambiental surgiu em 1974, quando as empresas passaram a dar um pouco mais de atenção aos problemas do meio ambiente. Contabilidade Ambiental é a contabilização dos benefícios e prejuízos que o desenvolvimento de um produto ou serviço pode trazer ao meio ambiente. É um conjunto de ações planejadas para desenvolver um projeto, levando em conta a preocupação com o meio ambiente.

            Para que haja proteção ambiental, bem como compromisso com as metas ambientais elencadas pela organização, esta deverá ao final de todo ano fiscal evidenciar suas informações ambientais em uma demonstração apropriada. Uma maneira indispensável é por meio dos relatórios contábeis, destaca-se nesse meio o Balanço Social. Esta demonstração é capaz de trazer informações ambientais e sociais, cruzando-as com as demais fontes de informação (MARTINS, 1999). A evidenciação também é importante haja vista que tudo que a entidade fizer deverá ser retornado a curto, médio ou longo prazo, permitindo o acompanhamento pela sociedade.

           

            A Contabilidade deverá adotar relatórios de fácil entendimento, sobretudo para os diferentes setores sociais, não frustrando os demais interessados nas informações. Atualmente observa-se a existência de duas formas de evidenciar essas informações ambientais. Os relatórios já existentes ou agregados, sendo que estes últimos possibilitam a demonstração de informações não visíveis nos demais balaços, como situação especifica. Estes relatórios possuem um problema que os torna menos usual, os altos custos de estudo e elaboração, bem como o maior tempo de pesquisa nos impactos e/ou soluções. Atualmente os empresários estão cada vez mais pressionados a divulgarem suas informações sociais e ambientais, pois podem comprometer a continuação das atividades, já que as preocupações com questões ambientais cada vez mais tem se tornando centrais no mundo.

            No que tange as Demonstrações Agregadas, a empresa pode confeccionar um Balanço Patrimonial e um DRE separadas, constando apenas as questões ambientais ou elaborar a demonstração do Balanço Social utilizando o modelo sugerido pelo Instituto de Análises Sociais e Econômicas (IBASE, p. 251). “A empresa adotando o Balanço Social terá mais facilidade na evidenciação, tornando, portanto, a informação clara.” O Balanço Social possui quatro setores: A Base de cálculo, os Indicadores laborais, os Indicadores sociais e os Indicadores do Corpo Funcional. Nos Indicadores Sociais, todos  os gastos, bem como investimentos com preservação, recuperação e conservação do contexto ambiental devem ser detalhados de forma mais clara.

3. APRECIAÇÃO DOS PROCESSOS DE REGISTRO PRATICADOS PELA CONTABILIDADE AMBIENTAL

 

            A Contabilidade Ambiental é importante nas entidades, bem como para a sociedade, pois esta objetiva evidenciar e condicionar as empresas a evitarem riscos ambientais e cobri-los se ocorrerem. Conforme Tinoco (2008) Atualmente observa-se a existência de duas formas de evidenciar essas informações ambientais. Os relatórios já existentes ou agregados, sendo que estes últimos possibilitam a demonstração de informações não visíveis nos demais balaços, como situações especificas. Estes relatórios possuem um problema que os torna menos usual, os altos custos de estudo e elaboração, bem como o maior tempo de pesquisa nos impactos e/ou soluções A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (US EPA) em 1995 elenca as principais aplicações da Contabilidade Ambiental:

  • Aplicação: Contabilidade Nacional. Foco: Nação. Usuários: Externo.
  • Aplicação: Contabilidade Financeira. Foco: Empresa. Usuários: Externo.
  • Aplicação: Contabilidade Gerencial. Foco: Empresa. Usuários: Interno.

            Contabilidade Nacional mensura as atividades relacionadas as variáveis macroeconômicas de um país, esta ferramenta é utilizada para calcular o valor do Produto Interno Bruto (PIB). No que tange a Contabilidade Ambiental, esta ferramenta serve para calcular os recursos e saber se estes são renováveis ou não, todavia são apontadas alguns problemas com este meio, pois algumas atividades que agridem o meio ambiente são adicionadas no valor do PIB, quando estas tinham que ser excluídas. Um clássico exemplo é a extração do petróleo, pois este é tomado como indicador de riqueza, tornando-o mais rico, porém, o pais empobrece, já que os barris se exterminarão. De acordo com Acosta (2000, p.78) “como que uma atividade que diminui nosso patrimônio natural ou que nos obriga a gastar com recuperação ou proteção pode se apresentar como elemento de crescimento do PIB?”. Deste modo, deveriam ser criadas ferramentas que mensurassem o nível de riqueza do país, considerando que a exaustão torna o país menos proficiente economicamente.

            Segundo Iudícibus (1998, p.76) “Contabilidade Financeira é a Contabilidade Geral, necessária a todas empresas. Fornece informações básicas aos seus usuários e é obrigatória conforme a legislação comercial.” Também deve ser usada para evidenciar os investimentos ambientais e registrar os ativos e passivos ambientais. Sendo sabido que são estas as informações demandas pelos mercados e sociedade, deste modo, elaborar as demonstrações de forma clara, tempestiva e fidedigna é importante. Conforme Ferreira (1999, p. 70) “A gestão contemporânea é movida a resultados, portanto, um sistema de informações voltado para a atividade ambiental deveria ter a capacidade de apresentar os resultados das ações referentes a ela e não somente em relação aos custos incorridos" Por fim, temos a aplicação gerencial, que se destina a coleta, bem como a análise das informações obtidas da Contabilidade de Custos e financeira com o objetivo de embasar o processo de decisão das empresas. Alguns autores trazem como vantagens o fato desta ferramenta não se agarrarem as convenções fiscais e aos princípios de Contabilidade. Dentre os três instrumentos informados, a gerencial é a mais importante, pois permite melhor controle financeiro e operacional, permitindo que as políticas ambientais sejam atingidas.

4. DEMONSTRAÇÃO DO USO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA) NAS EMPRESAS PARA A SUSTENTABILIDADE OPERACIONAL.

            Uma das tecnologias desenvolvidas pela Contabilidade Ambiental é o Sistema de Gestão Ambiental (SGA). O SGA é utilizado para mensurar os impactos ambientais e controla-los, permitindo que não haja danos as políticas ambientais praticadas pelas entidades.

            “Na gestão ambiental, o primeiro passo para conquistar a vantagem competitiva em custos é eliminar o desperdício” (SÁ,1993, p.26). Por meio do Sistema de Gerenciamento Ambiental (SGA), que obteve as informações necessárias para a tomada de decisão e de fazer prevalecer informações acerca das políticas ambientais, obedecendo as leis de proteção ambientais. Para obter esta sigla, faz-se necessário um sistema que colete, registre e recupere informações que permitam que a diretoria baseiem suas decisões, reduzindo os problemas ambientais.

            Conforme Donane (1995, p. 4), “A partir de 1996 a maneira mais adequada para estabelecer um programa de gestão ambiental é obedecer às normas ISO 14001 e 25 14004 da ABNT”. a ISO 14001, deve-se criar um processo gerencial, sendo, portanto, utilizada em qualquer empresa de grande porte, como industria ou serviço de igual capacidade, pois seu objetivo é de reduzir as ações degradantes, bem como reduzir estas se fundamentais na existência da entidade. Em contrapartida, a ISO 14004, dispõe dos princípios referentes aos elementos de um Sistema de Gerenciamento Ambiental: Análise Crítica e Melhoria; Planejamento; Comprometimento e Política Implementação.

            Quanto a mensuração, em algumas das contas de ativo ambiental intangível, por exemplo, o valor de um patrimônio florestal é mensurado conforme os padrões da ISO 14000. Deste modo, observamos que a ISO é uma forma de tecnologia, não necessariamente ambiental, porém, que serve a este fim. Ressalta-se que a discussão financeira do valor dos ativos ambientais se inicia na Contabilidade Clássica e termina com a Contabilidade Ambiental. Para que o processo de mensuração financeira do meio ambiente tenha um entendimento menos complexo, Ferreira (1999) informa a necessidade de se elencar como padrão de mensuração uma unidade monetária, avaliando assim os ativos pelos benefícios capazes de gerar, ou seja, valores futuros, permitir a avaliação de passivos, feitos no valor presente da dívida. Este modelo é importante por permitir uma comparabilidade entre as entidades, bem com por oferecer um registro mais seguro, pois registra-se os ativos por seu valor de geração e o passivo em valores atuais.

            Outra norma importante para a implantação da SGA é a NBR 14001. Esta norma conceitua e caracteriza o que é, definindo-o como uma parte da gestão empresarial. O SGA permite que a empresa não destrua o meio ambiente, crescendo economicamente sustentável. Desta forma, conforme informa Marion (2000), a gestão ambiental é de grande importância, bem como necessidade, para a entidade.

            Uma contribuição do Sistema de Gestão Ambiental é permitir o controle das atividades de risco, importantes no uso sustentável dos recursos. O SGA também permite uma eficiente gestão ambiental, sendo mantedor das políticas de uso correto dos recursos ambientais. O SGA não é de obrigação da entidade, tão pouco é exigência de alguma legislação, porém, "cada vez mais o mercado mundial o solicita como parte da qualidade dos produtos comercializados no mercado internacional" (MARION, 2002, p. 127).  O SGA se divide em seis elementos: Política Ambiental, Planejamento, Implementação, Monitoramento, Revisão Gerencial, Melhoria Continua.

            A Política Ambiental é o ponto onde define-se metas e políticas para o desempenho corporativo. Após essa fase, vem a do Planejamento, onde a entidade mensura e observa os impactos de suas atividades no meio ambienta, para então haver a Implementação das Políticas Ambientais, sendo esta a terceira etapa, atingindo as metas que foram criadas na etapa um. Após este ponto, precisa-se controlar, surgindo assim a fase de Monitoramento, que se preocupa com a correção de ações e criação de indicadores que apontem nos objetivos da entidade, para que esta encontre-se em total engajamento. Por fim a Melhoria Continua, que consiste no ponto onde segue-se com a correção dos itens anteriormente, para que a empresa mantenha-se sustentável.      

5. CONCLUSÕES

            A hipótese sugerida foi aceita, haja vista que se verificou que a Contabilidade Ambiental é importante para as empresas, sobretudo por alavancar a aplicação e controle das políticas ambientais. Percebe-se também, que a Contabilidade Ambiental tem a capacidade de prover informações a sociedade, logo é importante a gestão da sociedade, pois esta pode se aproveitar destas informações como um meio de marketing. Percebeu-se também a importância da Contabilidade Ambienta como mantenedora das políticas ambientais, sobretudo por estas serem as guias de uma gestão sustentável. Outro ponto de grande relevância na pesquisa é no que tange o SGA, que foi criado para regular, controlar e proteger as políticas ambientais. O SGA evidenciou diversas formas de se administrar, extraindo as melhores oportunidades da organização e do planejamento, pondo em prática os controles de que a sociedade necessita para a sustentação social e ambiental, bem como na aplicação da direção, em detrimento da realização das atividades sem embasamento cientifico.

            A pesquisa provou-se relevante, pois, através dela observa-se que a sociedade cada vez mais da valor às empresas que se preocupam com o social e ambiental, inclusive com o fortalecimento da própria marca. Esta evolução continua é explicada pela própria preocupação da sociedade. Observa-se que as empresas, mediante esta nova tendência, passaram a obedecer as regulamentações de proteção e desenvolvimento.

            Por fim, sugere-se que se realize uma pesquisa que verifique onde as empresas deixam de trabalhar em prol de suas políticas ambientais, pois verifica-se que há uma tendência em inobservar essas políticas na área operacional, porém, esta é conduzida pelos dirigentes através do setor administrativo, logo não é onde se inicia realmente. Como solução, este artigo propõe a implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), pois este permite o efetivo controle das políticas ambientais, além de permite mensurar os impactos causas pelas atividades da organização.

 

 

Theoretical approach about the importance of accounting in business management

 

 

ABSTRACT

This work has as its theme: theoretical approach about the importance of Environmental Accounting in the company management. Justified this article due to the increasing scarcity of natural resources and the degradation of nature. Worldwide sharpened up the economic, political and social debate, as well as environmental. The problem research aims to find out how problem which the importance of Environmental Accounting in the management of companies? The hypothesis was suggested the idea that the Environmental Accounting in the companies proposing the disclosure of the factors that reflect the company's interaction with the environment and risk identification processes, in their activities as well as physical data on pollutants produced. The article aimed to analyze the importance of Environmental Accounting in business management. The methodology was the literature. Researched in books and articles, ways to show how the Environmental Accounting exerts positive influence on management.

Keywords: Management. Environment. Policy. Accounting. Decision.

 

 

REFERÊNCIAS

BERGAMINI JR., Sebastião. Contabilidade e riscos ambientais. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, no. 11, 1999.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - CONAMA. Resoluções do CONAMA. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em:  http://www.mma.gov.br/port/conama/processos/61AA3835/LivroConama.pdf. 

Acesso em 20 de Março de 2015.

FERREIRA, Aracéli Cristina de Sousa. Custos ambientais: Uma visão de sistema de informações. VI Congresso Brasileiro de Custos, São Paulo, junho de 1999.

INSTITUTO DOS AUDITORES INDEPENDENTES DO BRASIL. NPA 11: Normas e Procedimentos de Auditoria Balanço e Ecologia. São Paulo: Ibracon, 2000.

IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos. Introdução à teoria da Contabilidade, 3.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MARION, J. C.; Contabilidade Básica, 10º Ed. São Paulo: Atlas, 300 p.

MARTINS, Eliseu. DE LUCA, Márcia M. Mendes. Ecologia via contabilidade. Revista Brasileira de Contabilidade. Brasília, DF: ano 23. n. 86, p. 20-29, mar. 1994.

SÁ, L. A.; Princípios Fundamentais de Contabilidade, 3º. Ed. São Paulo: Atlas, 277 p.

SOUZA, Marcos Francisco Rodrigues de. Contabilidade ambiental: Um estudo sobre sua aplicação em Empresas Brasileiras. Revista de Contabilidade e Finanças. FIPECAFI, FEA-USP, São Paulo, FIPECAFI, v.16, n.27, p. 89-99, set/dez 2001.

TINOCO, J. E. P.; KRAEMER, M. E. P.. Contabilidade ambiental: relatório para um futuro sustentável, responsável e transparente. Revista Pensar Contábil, Rio de Janeiro, v.8, ag/out. 2003.

TINOCO, J. E. P.; KRAEMER, M. E. P.. Contabilidade e gestão ambiental. São Paulo: Atlas, 2004.

TINOCO, J. E. P.; KRAEMER, M. E. P. Contabilidade e gestão ambiental. 2 Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. 14. Ed. São Paulo: Cortez, 2005. 132 p. SBN 85-249-1170-0.

IBRACON – Instituto Brasileiro dos Contadores. São Paulo, set. 1995. Norma de Procedimento de Auditoria NPA 11 - NBR isso 14010. Disponível em: http://www.facape.br/socrates/Trabalhos/Auditoria%20Ambiental.htm. Acesso em: 13 de Outubro de 2014.