UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERANMBUCO
UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA METODOLOGIA DA LINGUA PORTUGUESA
DOCENTE ERICA REVIGLIO
DISCENTES: ELÁINE MELO
KARLA GISELY
MARIA APARECIDA VIEIRA
TAIZE BRITO









PLANO DE AULA: JORNAL












GARANHUNS-PE
2009

APRESENTAÇÃO
O jornal é um gênero literário que em seu interior temos vários gêneros como notícias, reportagens, editoriais, artigos, crônicas, entrevistas, tiras, charges, etc. Para se trabalhar com este meio didático é preciso um roteiro, pois a leitura é especifica mais se interessa o leitor. Este tipo de material permite uma interdisciplinaridade, onde propicia o leitor as mais variadas informações e também uma visão critica dos acontecimentos quando é trabalhado de maneira formativa.
Segundo Amélia Hamze - A linguagem jornalística escrita se apresenta como um modelo equilibrado que consegue alcançar um largo público e lhe fornece informações objetivas em grande escala. O jornal é trabalhado na sala de aula em atividades que associem a leitura e a escrita, partindo de uma leitura crítica, chegando a textos jornalísticos e montagem de um Jornal Mural para a Escola, o que favorece o desenvolvimento da consciência da cidadania e do trabalho interdisciplinar e da socialização.
Na formação geral do aluno, a leitura do jornal, se bem conduzida, prepara leitores experientes e críticos para desempenhar seu papel na sociedade, aumentando sua cultura e desenvolvendo sua capacidade intectual.

METODOLOGIA

O jornal será trabalhado em sala de aula com a elaboração do fanzine: é um meio de comunicação, podendo ser produzido por diversos estilos ou assuntos. O que diferencia o fanzine de outros jornais é a liberdade de expressão que nele encontramos que possibilita a interdisciplinaridade, assim como o jornal em seus gêneros literários.
Será trabalhada a reciclagem, moldura, e decoração, já que este após o seu dia valido já é sucata, como também a leitura e a escrita será trabalhada através do jornal, pois este será o principal material para obtermos os nossos objetivos.

MATERIAIS

O material utilizado será: cartolinas, lápis hidrocores, canetas, tesouras, colas, textos de jornais, fotos, dobraduras, molduras, desenhos livres, caricaturas em fim tudo que é possível.

MÉTODO
O fanzine será feito da seguinte maneira: com os jornais em sala, as crianças irão escolher os textos que lhe chamam atenção, a partir daí será recortado imagens e textos dos jornais e colocados na cartolina. As crianças que quiserem irão fazer produções textuais de temas livres, assim como quem quiser desenhar, fazer dobraduras, decorações, em fim o jornal será refeito pelos alunos, de forma lúdica e eficiente na produção do jornal com o cabeçalho; As manchetes (abertura de notícia, resumo inicial); Assuntos (Política Internacional, Nacional, Municipal, Assuntos Escolares, Esportes, Reflexões, etc.); A diagramação: os espaços organizados; Os produtores. Tudo com a abertura de temas livres como oxente? Eu não sabia? Oh? Isto são indagações que levam a pluralidade do conhecimento da abertura do jornal.



UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERANMBUCO
UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA METODOLOGIA DA LINGUA PORTUGUESA
DOCENTE ERICA REVIGLIO
DISCENTES: ELÁINE MELO
KARLA GISELY
MARIA APARECIDA VIEIRA
TAIZE BRITO


Plano de Aula
Tema: Jornal
Proposta: Elaboração do Fanzine
Turma: 4ª série
Disciplina: Português

ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

Objetivos:

1. Proporcionar contato com jornais variados;

2. Iniciar-se livremente em gêneros jornalísticos como a crônica, a reportagem, a entrevista, a redação de títulos, etc.

3. Elaborar o fanzine, trabalhando com o jornal na sala de aula, selecionando notícias atuais abrangendo esportes no Brasil e no mundo, e outros assuntos que estejam envolvidos com os conteúdos disciplinares do ciclo.