Resumo
O objetivo deste relato de caso trata-se de uma de experiência e o levantamento bibliográfico, correlacionando a abordagem teórica a prática, objetivando e descrevendo a importância da avaliação primária dos profissionais envolvidos neste processo assistencial.
Trata-se de uma avaliação metodologicamente combinada ao curativo aqui apresentado, sendo a terapêutica de uso individual, estimulando o profissional enfermeiro à busca do conhecimento e a avaliação sistematizada de todo o processo.
Descritores: curativo cirúrgico, avaliação do enfermeiro, equipe multidisciplinar.

INTRODUÇÃO
A história nos revela que a preocupação com o tratamento de feridas existiu desde os tempos egípcios, que datam 3000 ? 2500 a.C que descrevem curativos à base de mel, graxa e diversos tipos de excrementos(1).
Tinham uma vasta quantidade e forma de ministrar as diferentes drogas que variavam desde pílulas a banhos e pomadas, onde preparavam em forma de cataplasmas (usados sobre a pele e órgãos subjacentes), como se fossem compressas(1).
Foram muitas as substâncias utilizadas que variavam desde mel, cascas de árvores, trapos e papel, sendo algumas teoricamente benéficas e outras repulsivas. As feridas desta época eram na sua grande maioria proveniente das guerras, onde o tratamento mais comum era o excremento de animais. Podemos imaginar o quanto se morria de tétano e infecções secundárias ao tratamento(1).
No Brasil, as feridas acometem a população de forma geral, independente de sexo, idade ou etnia, determinando um alto índice de pessoas com alterações na integridade da pele, constituindo assim, um sério problema de saúde pública. Porém não há dados estatísticos que comprovem este fato, devido os registros desses atendimentos serem escassos. Contudo, o surgimento de feridas onera os gastos públicos/ privados e prejudica a qualidade de vida da população(2).
Destacam-se também as feridas secundárias a tratamentos, como procedimentos cirúrgicos, e ou tratamentos clínicos prolongados, como úlceras de pressão.
Sabe-se que o profissional da enfermagem hoje possui um papel fundamental no que se refere ao cuidado do paciente, com um trabalho de extrema importância no cuidado com curativos, pois acompanha a evolução e presta cuidado direto a esse procedimento(3).
Hoje se tem uma vasta área de pesquisa para se obter uma melhor abordagem no tratamento de feridas. Esses avanços deverão ultrapassar o objetivo de contribuir com a cicatrização das feridas, trazendo novas perspectivas para o tratamento de doenças dermatologicamente crônicas(4).
Portanto faz-se necessário que o enfermeiro, como orientador e facilitador do processo de enfermagem, junto à equipe multidisciplinar, conheçam os métodos e processos de cicatrização, assim como os diferentes produtos e indicações.
Este estudo é uma abordagem onde serão descritas todas as etapas e a importância do profissional enfermeiro na averiguação e na tomada de decisão para a realização de um curativo cirúrgico. O principal objetivo desta abordagem será a rápida evolução do processo de cicatrização e a alta hospitalar precoce, dando-se importância ao atendimento domiciliar (home care).