ABORDAGEM CRÍTICA ÀS PRODUÇÕES E CONCEITUAÇÕES SOBRE CURRÍCULO NO AMBIENTE NACIONAL

 

Sydney Pinto dos Santos[1]

APRESENTAÇÃO

O currículo em sua síntese nos trouxe muitas discussões, especialmente em definir realmente o que significa este aspecto educacional. Assim sendo, currículo pode ser definido como tudo aquilo que propícia e proporciona condições favoráveis ao desenvolvimento de um trabalho, seja ela educacional, seja ele acadêmico; de uma maneira mais condizente com os objetivos e as metas a serem alcançadas nos diferentes níveis de ensino, assim como também, inerente ao trabalho acadêmico.

Vale ressaltar que, mesmo entre os especialistas, existem discordâncias em definir o que significa o que seja currículo e para que ele serve dentro das instituições educacionais. Isto possibilita conceituações diversas e ao mesmo tempo sem ter e dar uma lógica concreta de sua dimensão e atuação nos ambientes escolares, colocando os profissionais da educação em polvorosa, quando perguntados o que é currículo? E qual o seu papel funcional dentro do processo ensino – aprendizagem.

DESENVOLVIMENTO

Diante das inúmeras respostas obtidas através de sua pesquisa com especialistas na área, o autor, percebe que mesmo entre que são pertencentes a respeitadas instituições de ensino superior no Brasil, ainda conclama por um currículo baseado naquele desenvolvido em ambiente internacional, no caso países como estados Unidos ou mesmo Inglaterra, no entanto um dos entrevistados pelo pesquisador assim define sobro o currículo e sua dimensão de atuação, quando afirma: “Eu acho que a produção brasileira ainda precisa se colocar em dia com a produção mundial na área de currículo, sobretudo com as novas preocupações relacionadas a uma nova perspectiva cultural, colocando-se em dia, por exemplo, com questões relativas a gênero e a raça (E6)”.

Percebemos aqui uma situação em que existe uma desvalorização das produções literárias, no que diz respeito ao currículo no âmbito nacional, tendo em vista que o profissional entrevistado acredita na busca de uma imagem meramente internacional para se ter como base a própria produção no território nacional de literaturas que abordem este tema, o qual às vezes se torna tão complexo aos próprios olhos daqueles que estão habituados com a produção conceitual deste tema tão relevante, assim como a sua utilização nos ambientes educacionais.

Então, vem a seguinte pergunta diante desta questão, em que devemos nos basear para termos uma literatura condizente que possa explicar de maneira clara e explícita o que significa currículo e quais são as suas finalidades dentro do processo educacional como um todo? Bem, esta resposta deve ficar, certamente com aqueles que têm a capacidade acadêmica suficiente para desenvolverem pesquisas que levam à resposta completa no sentido de satisfazer as dúvidas dos educadores dos diferentes níveis de ensino e de realidade diferentes.  

CONCLUSÃO

Assim, possibilitamos desenvolver um pensamento lógico que, defino currículo como um conjunto de aspectos que interferem diretamente no trabalho educacional/pedagógico, como por exemplo: conteúdos, metodologias diversas, diretrizes educativas, estrutura predial, PPPs escolares, recursos didáticos, pessoal e materiais nas suas diversas modalidades. Podendo atingir também, o trabalho pedagógico que engloba aquele desenvolvido com as famílias dos educandos, assim como aquelas situações que permeiam o cotidiano dos discentes e suas peculiaridades, sejam elas sociais, cognitivas, de relação grupal, psicológicas, de hábitos e outros que interferem diretamente o seu convívio intra e extra escolar.

Neste pressuposto, entendo ainda que o trabalho do profissional educacional, no caso o professor e o gestor escolar precisam utilizarem aspectos e fatores que possam favorecer este campo de atividade da sociedade: a educação. Possibilitando uma melhor interação entre os equipamentos, a estrutura escolar, a comunidade escolar e os desafios a serem enfrentados, dando assim um sentido de um trabalho democrático e de direito aos seus entes escolares. Elevando desta forma uma definição mais ampla para o que realmente seja currículo, especialmente currículo escolar: um conjunto de fatores e elementos sociais que possibilitam desenvolver uma educação de qualidade nos moldes do almejado.

REFERÊNCIAS

MOREIRA, A.F.B. O Campo do Currículo no Brasil: os anos noventa. Universidade Federal do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, Brasil. Currículo sem Fronteiras, v.1, n.1, pp.35-49, Jan/Jun, 2001. ISSN 1645-1384 (online) www.curriculosemfronteiras.org

SANTOS, S. PNAIC - I Encontro de Formação de Orientadores de Estudos/UFOPA – Santarém, 2013,



[1]  Graduado em Pedagogia; Graduando em Educação Física – UFPA/PARFOR; Pós – graduando em Gestão Educacional - UFOPA