Hoje se completam 126 anos da "abolição" da escravatura no Brasil. Mas, será que realmente foi abolida?
Pode-se dizer com certeza que não. Ainda hoje se veêm muitos trabalhadores em situação análoga à escravidão. Há inclusive uma notícia recente, que saiu no noticiário ontem, de que as lojas C & A de três shopings centers em Goiânia foram condenadas por manterem trabalhadores em situação análoga à escravidão.
Mas, não é só este caso. Existem muitas carvoarias, inclusive aqui no estado de Goiás, e muitos outros patrões exploradores, que mantém pessoas escravizadas, prestando serviços árduos, sem intervalos para descanso, sem alimentação, enfim, sem o mínimo de dignidade.
A Constituição Federal do Brasil prega a igualdade entre as pessoas, mas, essa igualdade nós sabemos que não existe. Existe discriminação em todos os meios, e de todos os tipos, discriminação em razão do sexo, da idade, da cor, da religião ou da falta de religião.
Fazem-se belos discursos pregando o tratamento igual, mas, no fundo, a grande maioria das pessoas praticam a discriminação de alguma forma.
Para que possamos mudar a sociedade, precisamos nos mudar a nós mesmos.
Devemos deixar de lado as diferenças, e encarar todo o ser humano como ser humano, e não como aquele "ricaço", aquele "favelado", aquele "negro", aquele "branquelo" e assim por diante.
Façamos ao outro o que esperamos que o outro faça por nós.