Atualmente, é possível abrir uma empresa, prestadora de serviços em São Paulo, em 15 dias. Porém é necessário conhecer as exigências da Junta Comercial, Receita Federal e Prefeitura, para tanto é importante contratar os serviços de um escritório de contabilidade especializado em “abertura de empresas”, o escritório precisa estar por dentro de todos os trâmites legais, para que não ocorram problemas durante o processo de abertura, tais como: lentidão no processo, erros ligados ao enquadramento tributário, erros no contrato social que podem vir a causar prejuízos futuros ao empresário.

Mas, antes de pensar em dar início na documentação para abertura de empresa, o futuro empresário deve analisar se ele preenche 03 requisitos importantes, que serão fundamentais para o seu sucesso:

1 – Conhecimento do Negócio;

2 – Reserva Financeira;

3 – Força para Persistir.

Estes requisitos, com certeza irão definir o sucesso ou o fracasso da empresa, saiba porque:

Conhecimento do Negócio:

É imprescindível que o empresário saiba lidar com os problemas do cotidiano, e mais do que saber lidar é de extrema importância que o empresário saiba resolver os problemas, de forma tranqüila, com serenidade, sem estardalhaços........ e aí vem o conhecimento do negócio, quem domina o seu negócio sabe o que fazer, e como fazer na hora certa, sabe pesquisar o mercado, sabe analisar a concorrência, sabe como atender o seu cliente e qual é o seu público alvo, enfim entende do seu negócio e se interessa cada vez mais em obter informações, não entre em tédio e tem disposição para o trabalho, inclusive aos finais de semana e durante a noite, o empresário de sucesso está sempre envolvido com a sua empresa, procura se especializar e gosta do que faz.

Reserva Financeira

A reserva financeira é importante porque sem ela é impossível manter as despesas do dia-a-dia, toda empresa precisa de um tempo para dar retorno ao investimento, o empresário não deve efetuar retiradas para fins pessoais no início do negócio, a empresa precisa de um fôlego, o tempo varia de acordo com a atividade de cada uma, mas todas sem exceção precisam de um tempo, é importante traçar um meta, planejar os custos, planejar o faturamento e assim que houver disponibilidade, o empresário pode começar a retirar os seus lucros.

Força para Persistir

Não são todas as pessoas que tem força para persistir diante das dificuldades, a perda de uma cliente importante, a inadimplência, a concorrência que não dá trégua......Não desista! Quando a empresa estiver em dificuldades, analise! Veja o que está errado, analise a sua carteira de clientes, analise o seu preço, o seu atendimento, veja se você está selecionando corretamente os seus fornecedores, veja se a sua equipe está trabalhando com a excelência que você precisa. Corte despesas desnecessárias, mas conte com profissionais que possam atende-lo de forma profissional!

Tenho orgulho de ter uma empresa que cresce a cada dia, que atualmente emprega 15 pessoas, que tem como missão Prestar serviços para empresas que estão iniciando as suas atividades, com rapidez, com transparência, com honestidade!

Já é sabido que as micro e pequenas empresas são responsáveis pela maioria dos empregos gerados no nosso país, proporcionando poder de compra aos consumidores, aquecendo a economia, portanto temos que seguir em frente com coragem e certos que o nosso futuro e futuro de tantas outras pessoas dependem de nós! Coragem e vá em frente!!

Kátia Aparecida Gomes

Contadora - Sócia da empresa ACP Contabilidade - Escritorio de contabilidade | Abertura de Empresa | Abertura de Firma