ABERTURA DA SEMANA DA PÁTRIA

 

Em 07 de setembro de 1822, acontecia no Brasil um grande fato histórico que mudou o seu destino – foi quando o Brasil libertava-se de Portugal – a simples colônia passava a ser uma nação livre e autônoma. Esse grande acontecimento não pode ser visto, sem olhar para o passado, voltando ao século dezoito quando muitos brasileiros não aceitando mais o domínio português fazem acontecer os episódios magníficos fatos: Inconfidência Mineira e Inconfidência Baiana.

O fato político da Independência do Brasil concretizou-se, não podemos negar este fato, registrado nas margens do Rio Ipiranga em São Paulo. Bem sabemos da opção de D. Pedro I em continuar sendo monarca e que nada se fez para findar com a escravidão – foram tantos os episódios relacionados com D. Pedro I que em 7 de abril de 1831, acabou abdicando do trono em favor de seu filho.

A Independência, apesar do enunciado do Grito do Ipiranga, ainda resta muito para ser plenamente conquistada. A Independência, e seu contrário, a Dependência, são conceitos complexos e carregados de conexões, econômicas, diplomáticas, militares, culturais, cuja aferição freqüentemente requerem que se vá mais fundo que as aparências formais.

Nesta Semana da Pátria devemos fazer uma grande reflexão: cada um de nós que aqui se encontra, está se preocupamos com a sua própria Independência e com a Independência de sua Cidade?

Estimados alunos, professores e demais colegas de trabalho – se de fato amamos nossa Pátria precisamos acreditar e buscar valer os valores éticos e morais, precisamos rever alguns conceitos equivocados que estão sendo lançados em nossas mentes. Precisamos acreditar que será somente pela educação que poderemos conquistar nossa plena Independência. Valorizemos mais a educação, pois será por meio dela que poderemos contribuir ainda mais com nossa  Cidade, Estado e País.

Aqui fica nosso grande apelo: nosso amor pela Pátria passa indiscutivelmente pela boa, autentica e profunda educação. Lembramos que a tarefa da educação não pode ficar somente com a escola. Os pais, a família e toda a sociedade precisam e devem contribuir para que nossas crianças e jovens sejam formados e educados.

 Nesta semana da Pátria, para nós naviraienses é muito especial, pois, a poucos dias perdíamos um grande cidadão comprometido e que soube honrar sua pátria, mas que hoje descansa em paz na Pátria Celeste – estamos falando de nosso “Eterno Prefeito Euclides Antônio Fabris” que com muita competência soube conduzir os destinos de nossa cidade, fazendo com que Naviraí se tornasse a cidade que hoje é – a exemplo desse nosso amigo, devemos expressar o grande desejo de lutarmos por nossa cidade.

Que Deus nos ilumine e nos abençoe e que cada um de nós tenhamos a consciência, seriedade e compromisso de lutar por nossa cidade para que ela continue sendo livre, independente, feliz e que nela continue existindo a tão sonhada “paz”, a harmonia, o diálogo, a justiça, a igualdade e a fraternidade.

Muito Obrigado.