Um levantamento da consultaria alemã Jacdec colocou a Gol Linhas e Voe TAM nas últimas posições em um ranking de segurança com 50 companhias aéreas. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) se posicionou contra os métodos usados na pesquisa, que qualifica as duas empresas nacionais como pouco seguras.

Em comunicado oficial, a ABEAR alega que o levantamente não reflete a situação atual de segurança das duas principais linhas aéreas do Brasil, já que o ranking leva em conta apenas os acidentes nos últimos 30 anos, “sem considerar qualquer iniciativa, certificados, auditorias de órgão independentes ou qualquer outro procedimento de segurança adotado”.

Com isso, segundo a associação, a pesquisa é nada mais que um apanhado sobre acidentes e não faz um levantamento das medidas de seguranças feitos por cada companhia. Em 2012, o mercado doméstico teve seu melhor ano na história, o que inclui o Brasil, que não teve nenhum acidente aéreo envolvendo as companhias filiadas a ABEAR.

A Associação também reitera que ambas as companhias passaram recentemente pela Auditoria de Seguranças da IATA (Associação Internacionalo das Empresas Aéreas) e foram brindadas com o certificado IOSA, um sistema independente e aceitado pelo mundo, criado para avaliar os sistema de gestão e controle das empresas.