Maurits Cornelis Escher

Escher nasceu em 17dejulho de 1898 e faleceu em 1970 e dedicou toda sua vida às artes gráficas. Destacou-se por produzir obras em suas obras imagens com impressionantes ilusões de óptica.

Em sua exposição encontram-se 92 obras entre desenhos e gravuras originais, além de um vídeo em 3D. Suas obras foram divididas em duas fases: Antes e a partir de 1937.

Até 1937 suas obras assumem um caráter totalmente representativo da realidade visível, com a utilização de formas mais abstratas. Tem uma certa tendência a Paisagens. "Castelo no Ar" (1928) é uma impactante e marcante obra dessa fase, onde podemos notar a riqueza de seus traços, a dimensão espacial e a simplicidade de seu pensamento.
Após 1937, Escher começa a expor em suas obras uma nova visão do mundo, dos seus pensamentos, vontades e anseios artísticos. O artista abandona as formas abstratas e adere formas geométricas em suas obras, formas mais reconhecíveis e de fácil identificação como animais, pessoas e plantas.

Sua exposição nos leva a princípio para um segundo plano, mas ao entrarmos mais a fundo em parte do seu mundo nos deparamos com a razão da realidade, com o existente. Nos sentimos detetives, investigadores de nossas próprias experiências,lutas, questionamentos, vitórias e derrotas, vistas de diversos ângulos por uma única visão.

Como educador acredito que tal exposição me possibilitou ampliar meus conceitos e minha visão, me tornou ou apenas me propiciou mesmo que momentaneamente uma sensibilidade ímpar, que com certeza refletirá em minha prática docente direta ou indiretamente.

Lecionar é embarcar em diversas vontades, personalidades e pensamentos. É ir para um mundo imaginário e criativo de mãos dadas a razão e com a realidade nos bolsos
(Marcelo Henrique Pontes Vidal - 2011)

Autor: Marcelo Henrique Pontes Vidal