FACULDADE NOSSA CIDADE

 

Administração de Empresa

Orientador: Prof: Lawton Benatti

Ivonete Soares de Jesus Silva

A VISÃO PARA INOVAÇÃO DE PRODUTO E SERVIÇO NA ORGANIZAÇÃO:

O objetivo do presente artigo é abordar a inovação de projeto utilizando a tecnologia como parte das mudanças e melhorias nos processos mercadológico  aumentando a produtividade no setor da organização.

O que leva uma empresa ou um setor de uma empresa, ou até mesmo um produto a uma inovação? Com o crescimento e exigência do mercado, vivemos em desenvolvimento constante se não tivemos uma mente aberta e um projeto de inovação ficaremos para traz no que se refere ao crescimento mercadológico, seja ela na indústria ou mesmo um produto de um setor de organização. Para que aja um impacto maior a um produto que já estar no mercado não seja esquecido, e necessário estar sempre em inovação para que não seja vencido pela concorrência, esquecido por aquele que utiliza, uma inovação bem planejada seja de produto ou serviço vai ser lembrado sempre por quem utiliza.

Lembrado de que todo planejamento precisa de: Iniciativa, planejamento envolvimento total por quem faz parte dessa inovação, incluído também o estudo com os consumidores e concorrentes através de muitos testes, pesquisas e anotações tanto dos acertos quanto dos erros para que nada seja esquecido e que cada passo-a-passo seja lembrado para que erro anterior não seja repetido na inovação do projeto. Agido dessa forma e tendo o cuidado de analisar cultura classe social, ambiente etc.., nessa analises. Lembrando que todos os itens pesquisado e muito importante para desenvolvimento e realização do projeto de inovação.

Vamos analisar passo-a-passo para uma inovação competitiva de sucesso: primeiro passo é preciso fazer um planejamento junto ao financeiro para o investimento de inovação, colocando na pauta o quer e como quer alcança alcançar os resultados do projeto com a inovação para não faltar valor no meio do processo, dessa forma o projeto terá um valor direcionado e específico para o início até o final do projeto de inovação, finalizando esse primeiro passo com o setor financeiro com todos as duvidas esclarecida e aprovada pelo setor.

Segundo passo: É fazendo uma pesquisa de campo e analisando o concorrente e a forma de aceitação dos clientes em relação a esse produto ou serviço, tabulando os dados para cada resposta a partir da pesquisa de campo lembrado sempre e valorizando o ambiente, cultura, população e classe social e econômica, com todas as informações realizadas e analisando cada ponto da pesquisa, pode-se tomar uma posição inicial do projeto de inovação, esse ponto que foi pesquisados e analisados vai mostrar em qual ponto do produto ou serviço que pode ser melhorado, com a inovação entra em ação o marketing para a divulgação desse novo produto ou serviço inovado. Fazendo um programa de bem estruturado que prenda a atenção dos seus clientes, podendo-se assim fazer frente ao seu concorrente.

“um empreendimento único que deve apresentar um início e um fim claramente definidos e que, conduzido por pessoas possa atingir seus objetivos respeitando os parâmetros de prazo, custo e qualidade”. (Menezes 2009)

Uma visão ampliada do projeto de inovação o próximo passo e a implantação e analises com os testes, o objetivo importante de fazer os testes e para aperfeiçoar e melhorar o produto ou serviço, seguindo os diagnósticos analisados das pesquisas de campo para que as informações sejam realmente utilizadas, com objetivo claro o administrador de projetos têm os testes de forma que os resultados de “prazo custo e qualidade” desses testes se resumem em tripla ação que facilitam consideravelmente a especificações dos testes.  Ter a atenção no prazo de entrega do primeiro teste é essencial para o projeto, que deve ser acompanhada com os resultados de planejamento e orçamento dos gastos com a inovação desse projeto.

Exemplo na primeira apresentação dos testes de inovação do projeto e necessário apresentar um relatório dos gastos realizado no primeiro teste. Comprido os prazos e fazendo o levantamento dos custos para esse primeiro testes, dois objetivos foram compridos, em relação do fator “qualidade do produto ou serviço” voltamos para o segundo passo que é a pesquisa de campo com os clientes. Lembrado que não podemos esquecer-nos dos nossos concorrentes e precisamos está seguro do que vamos apresentar para a pesquisa de campos, o objetivo é obter o máximo de informação possível para a melhoria do processo de inovação do projeto.

Depois da realização de inovação do projeto e testado pelo gestor de pesquisa, segue para a pesquisa de campo com o produto ou serviço inovado, tornando essa analise de pesquisa em melhoria do produto/serviço analisada o ambiente onde será realizada. Após a pesquisa realizada e tabulada, os pesquisadores podem ver onde e como podem fazer tal melhoria, para que esse trabalho seja realizado o trabalho de equipe é muito importante para o processo de inovação, dando para o projeto de inovação a agilidade e a qualidade necessária para melhoria do projeto analisado.

Em gestão do conhecimento 2002/2008 Heinrich Pierer diz que o conhecimento e o trabalho dos administradores e funcionários são à base do sucesso e com enorme potencial aumentado a habilidade continuamente, transformando efetivamente o valor do cliente. Quando se fala em valor para o cliente, estamos falando de qualidade um melhor atendimento ao cliente, por esse motivo a importância da inovação nos processos, além de inovar o produto ou serviço já existente o clientes vai sentir- se valorizado ao perceber que o produto/serviço no qual é utilizado por ele teve mudança e melhoria de qualidade, preservando a marca do produto do serviço na inovação do projeto.

Depois da realização da segunda pesquisa para a melhoria de inovação do projeto, faz o mesmo processo de tabulação com as pesquisas realizadas. Com os resultados das pesquisas, entra em ação a restruturação de melhoria no projeto de inovação para um novo processo, seguindo novamente a analises de pesquisa para modificação do processo de qualidade do produto/serviço, o objetivo em fazer todos os testes de melhoria ou de modificação é saber realmente se o produto/serviço alcançou o resultado  esperava á ponto de causar um  impactar aos clientes.

Com a inovação do produto ou de serviços, sua posição competitiva em relação ao seu concorrente aumenta, com novas características fundamentais para o crescimento da organização e dos profissionais que estão envolvidos, aumentando assim a satisfação tanto do gerente do projeto até ao cliente. Ter como objetivo uma inovação a cada período que perceber essa necessidade e muito importante e essencial para a sobrevivência da organização ou para o setor, por esse motivo há importância de estar sempre atento no movimento nas mudanças e no que os clientes estão pensados a respeito ao seu produto ou serviço, mesmo depois da inovação projeto ser recente.

Portanto quando pensamos em um projeto de inovação temos que pensar como um todo, na melhoria do produto do serviço na forma de como a mudança desse produto vai ser aceito pelos clientes nos gastos com os processos de inovação na organização como grupo de trabalho e se tem uma instrutora adequada para trabalha no projeto. Quando já se tem tudo programado e organizado para realização desse projeto de inovação, mesmo que na primeira tentativa não der certo, há um empenho maior para a segunda tentativa, mesmo porque no primeiro teste é muito difícil dar certo quando estamos fazendo testes para inovação de um produto ou serviço.

Ter uma ideia para a inovação do produto/serviço na maioria das vezes é fácil, o difícil é saber como e ondem fazer essa modificações, para acabar com as lacunas que muitas das vezes podem existir na organização, convertendo essas lacunas em um instrumento de referência e conhecimento mutua. Gerando assim profissionais experientes que trabalho com toda dedicação e sobre tudo esses profissionais podem ter um reconhecimento que através deles os lucros da organização foi superada e as expectativas pela inovação do projeto ou do serviço foi alcançado da união de equipe e todos trabalhando junto o objetivo foi alcançado, não quero dizer que fácil chegar no final de um objetivo com sucesso, mas o que eu quero mostrar que ter um projeto e perceber que esse projeto de tempos em tempos precisará de uma inovação, nada melhor do que está preparado com um boa estrutura e uma excelente equipe para trabalhar juntos com todo empenho pensado no melhor um do outro. Pense nisso quando estiver trabalhando em um projeto de inovação. 

   

                                   Bibliografia

MENEZES, Cezar Luiz, Gestão de projetos, 3ª ed. São Paulo, 2009.

PROBST Gilbert; RAUB Steffen; ROMHARDT Kai ,Gestão do Conhecimento, Os elementos construtivos do sucesso, Reimpressão 2008; bookman 2002.