Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
Centro de Letras e Artes
Letras – Português
Disciplina: Ensino de Literatura
Professora: Edinete Tomás

 

A visão docente sobre as funções da literatura: um estudo realizado no município de Frecheirinha – CE

 

Maxwelia Ferreira Lima*

 

Academia do 7º período do Curso de Letras da UVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú).

 

RESUMO

 

A literatura manifesta, através da ficção e da fantasia, um saber sobre o mundo e oferece ao leitor um padrão para interpretá-lo. Com efeito, ela dá conta de uma tarefa que está voltada para toda a cultura-a de “conhecimento do mundo e do ser”, fornecendo ao leitor condições de seu mundo interior, além de transmiti-lo uma concepção autônoma e, portanto crítica da vida exterior. Assim a literatura desempenha um papel de fundamental importância para a nossa formação, como leitores críticos, tornando-se algo essencial em nossa vida. Portanto este trabalho tem como objetivo ressaltar as funções da literatura, sobretudo na visão dos professores entrevistados, avaliando como os docentes vêem a literatura e a importância que atribuem a ela.

 

Palavras chaves: pesquisa, literatura e ensino.

 

INTRODUÇÃO

           

A literatura é sem dúvida a principal fonte de conhecimento, onde a mesma proporciona ao leitor uma visão de mundo. A literatura como texto plurissignificativo que é exprime diversas interpretações, bem como várias funções, sendo uma delas desenvolver o lado crítico dos alunos, para que os mesmos aprendam a expor suas opiniões e a argumentá-las, tornando-se capaz de desempenhar um papel crítico e autônomo diante dos textos literários.

            Assim a escola é o lugar onde o aluno passa a desenvolver a prática literária, sendo o professor o mediador entre o aluno e o texto literário. Portanto a escola juntamente com educadores, precisa criar metodologias, a fim de despertar nos discentes o gosto pela leitura, levando-os ao aprimoramento de suas habilidades leitoras.

            O presente trabalho tem como enfoque principal avaliar a visão docente sobre as funções da literatura, bem como verificar a metodologia e os recursos didáticos utilizados pelo professor em sala de aula, com o intuito de detectar os problemas que afetam o desempenho dos discentes, além de enfatizar a importância que o texto literário exerce sobre a formação dos mesmos, realizando assim um estudo sobre o ensino-aprendizagem, relacionado a literatura, contando para isso com a ajuda de alguns teóricos, como: Cândido, Buzem. Alliende, Vieira entre outros.      

 

 

 

METODOLOGIA

 

 

            Ao realizar este projeto, faremos em primeiro momento uma pesquisa bibliográfica de modo a obter mais conhecimentos sobre as funções da literatura, levando em consideração a concepção de alguns autores, após isso foi realizada uma releitura do material obtido e posteriormente foi feita uma pesquisa no município de Frecheirinha-ce.

Para a coleta dos dados foram entrevistados 6 professores do Ensino Infantil, Fundamental e Médio, abrangendo as escolas municipais e estaduais, porém apenas (4) quatro deles responderam as perguntas, sendo aplicados ao mesmos (4) quatro questionários com o objetivo de conhecer a visão dos mesmos sobre a importância e as funções da literatura bem como avaliar como está sento trabalhada a literatura em sala de aula. Os resultados serão expostos e discutidos no presente trabalho.

            É importante ainda ressaltar que todos os participantes entrevistados são do sexo feminino, casados e possuem o nível superior completo, sendo que dois deles lecionam a disciplina de língua Portuguesa no ensino fundamental II (informante A) e no ensino Médio (informante B) com idades respectivamente de 28 e 42 anos e de 8 à 23 anos no magistério, ambas com uma carga horária de 200 h/a (duzentas horas aula). Por outro lado os outros dois entrevistados lecionam no ensino Infantil, no turno da manhã, com idade de 24 (informante C) a 26 (informante D) com um tempo de três e quatro anos no magistério.

                                              

 

Resultados e discussões

 

 

Esta pesquisa tem como intuito conhecer a visão docente sobre as funções da literatura, sendo para isso destinado aos entrevistados questões abertas e subjetivas. Em primeiro momento alguns dos entrevistados se opuseram a responder os questionários, pois alegaram não lecionarem uma disciplina específica de literatura, embora ela estivesse atrelada às aulas de Português e por isso não se julgavam aptos e responderem as perguntas propostas. Entretanto por fim acabaram contribuindo para a realização da pesquisa. Os resultados serão expostos e discutidos a seguir:

 

Questionamento 1. Qual a sua visão docente sobre as funções da literatura?

 

Sujeitos Informantes

Comentários

 

 

 

Informante A

Mexer conosco, provocando emoção, além de transmitir conhecimento atingindo seu intuito formador de opiniões desenvolvendo o lado político social.

 

 

 

Informante B

Proporciona prazer e provoca reflexões no homem, para que possa compreender a história e aceitar a língua e a cultura de cada povo.

 

 

 

Informante C

Proporciona conhecimentos a partir se suas funções catástica, provocando sentimentos; a estética, mostra o lado belo. A cognitiva transmite informação e explora a senso crítico.

 

 

 

Informante D

Humanizadora, levando ao conhecimento e provocando sentimentos e emoções, além de levar as pessoas a refletirem sobre a realidade.

    FONTE: Pesquisa de campo (dados escolares)

 

            A literatura como texto plurissignificativo que é, carrega inúmeros significados e interpretações diferentes, que além de servir de entreterdimento, desempenha várias funções contribuindo de forma significativa para a formação do homem como sujeito capaz de exercer um papel crítico diante da sociedade.

Assim a maioria dos entrevistados ressaltaram ser a função da literatura a de provocar sentimentos e emoções, além de transmitir conhecimentos e levar a refletir sobre a realidade.

 A respeito disso Cândido (2002, p.81) ressalta que:

 

 

A fantasia quase nunca é pura. Ela se refere constantemente a alguma realidade: fenômeno natural, paisagem, sentimento, fato, desejo de explicação, costumes, problemas humanos, etc. Eis por que surge a indagação sobre o vínculo entre fantasia e realidade, que pode servir de entrada para pensar na função da literatura.

 

 

            Assim a literatura consiste em uma para-realidade, onde a mesma procura retratar através da ficção a realidade em que vivemos, levando o homem ao conhecimento do mundo, dentro do qual está inserido, além de ter o poder de tocar o leitor provocando-lhe sentimentos e emoções e proporciona ao mesmo uma visão interpretativa da realidade, ou seja, uma concepção de vida, levando-o a refletir sobre a mesma.

            A informante B salientou que “a literatura proporciona prazer e provoca reflexões no homem para que se possa compreender a história e aceitar a língua e a cultura de cada povo”. Levando em consideração a capacidade dessa professora, visto que é a única pós-graduada em letras e com o maior tempo de experiência no magistério, sendo ainda a única que leciona uma disciplina específica de literatura, atuando tanto na rede privada como estadual.

            Portanto avaliando estes aspectos, a mesma não superou em muito nossas expectativas, pois embora seus argumentos tenham sido favoráveis, porém poderia ter citado funções mais relevantes da literatura como a humanizadora entre outras, deixando assim um pouco a desejar.

            Já o informante C, embora lecione no ensino infantil e seja a que apresenta menos tempo de experiência, entretanto mostrou apresentar uma concepção bastante crítico sobre as funções da literatura. O que podemos verificar através de suas palavras:

 

 

Uma visão extremamente positiva, visto que, a literatura, acredito ser a mais completa. Ela nos proporciona um leque de conhecimentos a partir de suas próprias funções. A catástica, por exemplo, emociona, colocando-nos como parte do texto; a estética mostra o de mais belo, a harmonia dos elementos lingüísticos criando uma peça de arte em forma de texto; a cognitiva, objetivando transmitir informação e conhecimento e a política social explorando o senso crítico.

 

 

            Nota-se uma resposta bastante objetiva, visto que a mesma ressaltou as diferentes funções da literatura, como a catástica, a estética, a cognitiva, bem como outras argumentando sobre elas.

            É importante ressaltar ainda a função humanizadora da literatura que foi citada pela informante D, a literatura, pois, consiste “em algo que exprime o homem e depois atua na própria formação do homem” (Cândido, p.80). Dessa forma a literatura ajuda o homem a compreender melhor a si próprio, sua comunidade e seu mundo mais profundamente.

 Assim a literatura da conta de uma tarefa que está voltada a toda a cultura de “conhecimento do mundo e do ser”, fornecendo ao leitor condições de seu mundo interior, além de transmiti-lo uma concepção autônoma e, portanto crítica da vida exterior.

Portanto, percebe-se que neste primeiro questionamento obtivemos resultados bastante positivos, visto que embora alguns tenham citado respostas breves, porém claras e objetivas, ressaltando importantes funções da literatura.

 

Questionamento 2. Como você trabalha a literatura na sala de aula?

 

 

Sujeitos Informantes

Comentários

 

Informante A

 

Transmitindo informações sobre os diversos estilos de épocas.

 

Informante B

 

Compreendendo a época literária em que o autor viveu depois analisando a vida e as obras de cada autor.

 

Informante C

 

Procura levar a criança a pensar, a utilizar sua imaginação para criar histórias, levando-a ao seu desenvolvimento psíquico.

 

Informante D

 

Trabalha a contação de histórias, levando a criança a desenvolver sua imaginação e fazendo com que a mesma reflita sobre a moral da história.

FONTE: Pesquisa de campo ( dados escolares).

 

 

            O questionamento dois está relacionado à metodologia utilizada pelo professor ao trabalhar a literatura em sala de aula. Assim os professores do ensino fundamental II e ensino médio, ou seja, os informantes A e B, trabalham a literatura analisando os estilos de épocas, bem como os autores e suas respectivas obras.

            Percebemos, então, a preocupação dos professores em trabalhar os textos literários levando em consideração a sua organização estética, ao invés de se voltarem para uma análise crítica do mesmo, ou seja, para a compreensão do texto literário, o que realmente nos proporciona conhecimento.

Vale ressaltar as palavras de Bunzen (2006, p.91).

 

Ensinar literatura não é apenas elencar uma série de textos ou autores e classificá-los num determinado período, mas sim revelar ao aluno o caráter atemporal, bem como a função simbólica e social da obra literária.

 

 

            Assim ao trabalhar a literatura, o professor deve orientar os alunos para a função ideológica, bem como trabalhar a criticidade dos discentes, desenvolvendo uma leitura daquilo que está nas entrelinhas, isto é, uma leitura crítica atrelada à transformação social.

            Além disso, a escola precisa enfatizar mais o ensino de literatura, atribuindo-lhe uma maior importância, visto que muitas vezes os textos literários são utilizados apenas como pretexto para trabalharem a gramática ou para caracterizá-los quanto ao estilo de época, ao invés de realizarem uma análise mais profunda do mesmo.

            A partir dos comentários dos informantes A e B, notamos que a escola se preocupa apenas em trabalhar as características estéticas da criação literária o que faz com que os alunos percam o prazer pela leitura, considerando-a como um objeto de difícil compreensão, o que podemos verificar através das palavras de Buzem (2006, p.101) que relata da seguinte maneira:

 

 

(...) parece haver nas escolas a supervalorização das características estéticas e estilísticas. O aluno não consegue perceber a plurissignificação do texto literário, pois a preocupação com a identificação de características estéticas dos períodos literários, bem como a necessidade de classificar rigidamente os textos nos limites cronológicos, sufoca a leitura por prazer.

           

 

                 A escola precisa, portanto desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, mostrando aos mesmos a importância que ela exerce como fonte de conhecimento. Os alunos precisam encarar a leitura como algo que lhes proporciona prazer e enriquecimento, mas não como uma obrigação, ou seja, algo vinculado às tarefas escolares.

            Por outro lado as informantes C e D ressaltam a necessidade de se trabalhar a imaginação das crianças, visto que agora se trata de professores do ensino infantil.

 Assim os mesmos utilizam como métodos de ensino a contação de histórias, a fim de levá-los ao conhecimento do mundo através das histórias infantis, procurando ainda fazer com que os mesmos reflitam sobre a moral das histórias, retomando assim as funções da literatura.

 

 

Sabemos que um grande número de mitos, lendas e contos de fadas são etiológicos, isto é, são um modo figurado ou fictício de explicar o aparecimento e a razão de ser do mundo físico e da sociedade. (Cândido, 2002, p.81).

 

 

            Logo os contos de fadas, bem como os outros textos infantis permitem que as crianças conheçam a sua forma de viver, pensar, agir e seu universo de valores, costumes e o comportamento de outras culturas que até então não conheciam, passando a conhecer melhor as coisas que a rodeiam.

            Além disso, a literatura permite que o leitor faça uma comparação entre os textos lidos e a realidade, para que o mesmo adquira uma percepção mais ampla sobre o mundo. O ponto consiste na elaboração de um esboço compreensível da sociedade, isto é, a cada personagem é dado um papel definido em relação às outras, e sua posição é designada num contexto geral da organização social. Assim as personagens passam a assumir um caráter símbolos.

            Por sua vez, é pela presença do fantástico que a imaginação adquire vida. A literatura manifesta, através da ficção e fantasia, um saber sobre o mundo e a partir de então a criança passa a ter uma visão crítica do mundo, ela aprende a reconhecer seus problemas e procurar solucioná-los, além de procurar meios que o ajude a se relacionar melhor com o meio, adquirindo aos poucos o aperfeiçoamento de seus conhecimentos.

 

Questionamento 3: Que recursos didáticos você utiliza nas suas aulas de literatura?

 

Sujeitos Informantes

Comentários

Informante A

Livros didáticos e td’s.

 

Informante B

 

Livros didáticos, td’s e livros para didáticos.

 

Informante C

 

Livros de histórias infantis, brinquedos confeccionados.

Informante D

Livros de histórias infantis e utilização de fantoches para dramatizar histórias.

FONTE: Pesquisa de campo (dados escolares).

 

            Nota-se através dos informantes A e B que os professores geralmente se apegam muito ao livro didático, diversificando raramente a sua prática pedagógica, tornando-se numa atividade monótona e até mesmo cansativa.

            É preciso, pois que os educadores diversifiquem as suas aulas sempre que necessário de modo que desperte a atenção dos discentes, levando-os a terem uma melhor participação e desenvolvimento, além disso, há vários autores que criticam o uso de livros didáticos, visto que os mesmos apresentam obras fragmentadas, o que faz com que os alunos, não procurem ler as obras originais.

A respeito disso Kleimam e Moraes apud Buzem (2006, p.81) ressalta que:

 

 

A leitura poderia ser característica como uma atividade de integração de conhecimentos contra a fragmentação. Essa perspectiva das autoras ressalta a natureza interdisciplinar da leitura, devido à abertura que o texto proporciona ao leitor para relacionar o assunto que está lendo a outros assuntos que já conhece, favorecendo a articulação de diversos saberes.

 

 

            Além disso, a escola precisa preparar o aluno para lidar com a diversidade de textos, trabalhando não só as obras que apresentam um cânone literário, mas também os outros textos que também são importantes, além disso, “cabe ao leitor construir o seu próprio cânon literário”, valorizando o seu repertório de leituras. (Buzem e Mendonça, 2006).

            Quanto aos informantes C e D eles utilizam como materiais didáticos os livros de histórias infantis, o que exerce grande importância na educação das crianças, como já foi citado anteriormente, isto é, a partir do momento em que as crianças entram em contato com as histórias infantis, elas passam a associá-las a realidade, aprimorando cada vez mais os seus conhecimentos, extraindo da mesma os ensinamento que ela lhes proporciona.

 

Questionamento 4: Qual o seu ponto de vista sobre a importância da literatura para a formação discente?

 

 

 

 

 

Sujeitos Informantes

Comentários

 

Informante A

 

Amplia e diversifica as visões e interpretações sobre o mundo, levando o aluno a formar opiniões.

Informante B

Desperta para a arte, desenvolve emoções e leva a buscar novos horizontes.

Informante C

Transmiti informações e desenvolve a criticidade.

Informante D

Proporciona conhecimento e desenvolve o lado crítico dos alunos.

FONTE: Pesquisa de campo (dados escolares).

 

            Não há dúvida de que a literatura desempenha um papel de fundamental importância na formação dos discentes exercendo, portanto, grande influência sobre os mesmos, visto que consiste na principal fonte de conhecimento. Sobre a importância da literatura Alliende e Condemarin (2005, p.182) comentam que:

 

 

A literatura desempenha um papel crítico em nossas vidas, a literatura ajuda a nos compreender e os demais, proporciona diferentes perspectivas para examinar os nosso pensamentos, sentimentos, crenças, preconceitos e ações; ensina que há múltiplas possibilidades e muitas variedades e nenhuma solução definida (...) A literatura permite aos estudantes encontrar a si mesmos, por se pôr no lugar dos outros, avaliar diferenças, solucionar problemas e aprender a explorar opções para eles mesmos e para a humanidade.

 

 

 

            A importância da literatura está relacionada as suas funções. Assim o informante A salientou que a literatura amplia e diversifica as visões e interpretações sobre o mundo e a como um todo, desenvolvendo a imaginação e tornando o homem em um ser formador de opiniões.

            A literatura infanto-juvenil procura mostrar à realidade brasileira nos dias atuais, ressaltando dos atos verdadeiros as verdadeiras intenções, retratando das paixões aos conflitos humanos, procurando mostrar os caminhos ou os comportamentos a serem assumidos para a realização de uma vida mais plena e justa. Além disso, a literatura procura emocionar, divertir o leitor e, sobretudo levá-lo a refletir sobre a realidade.  

Por outro lado o informante B ressaltou que através da literatura o aluno desperta para a arte, desenvolvendo suas emoções, voltando-se mais para a parte estética da obra. Além disso, acrescentou que a “literatura abre a mente para um mundo diferente deixando o espírito, leve e solto capaz de buscar novos horizontes”.

            Já os informantes C e D disseram que a literatura é extremamente importante, pois além de transmitir informações, ela desenvolve a criticidade dos discentes.

 Assim a literatura constitui em uma fonte inesgotável de conhecimento, onde quanto mais o homem ler, mais ele se enriquece, aperfeiçoando ainda outras habilidades, bem como saber expor e argumentar suas opiniões, a fim de tornar-se capaz de desempenhar um papel crítico e autônomo diante dos diferentes tipos de textos, bem como diante do mundo ao qual pertence, atuando na sociedade consciente de seus direitos e deveres e de seu papel como agente transformador da realidade, a fim de melhorá-la.

Enfim jamais se poderia definir com mais cabal justeza, nem com mais elegante simplicidade, a literatura e sua importância, visto que a literatura brasileira objetiva também estimular a consciência crítica do leitor; levá-lo a desenvolver sua própria expressividade verbal ou sua criatividade: dinamizar sua capacidade de observação e reflexão em face do mundo que o rodeia.

 Em suma todos esses benefícios revelam a grande influência que a literatura brasileira exerce sobre os leitores infanto-juvenis, tornando-se algo indispensável em suas vidas profissional e humana. 

 

Considerações Finais

 

           

Este trabalho foi de fundamental importância, visto que o mesmo nos proporcionou uma visão mais ampla sobre a realidade docente, detectando os pontos positivos e negativos do ensino de literatura. Através desta pesquisa tivemos ainda a oportunidade de conhecer a visão do professor sobre as funções da literatura, visto que o mesmo é o principal responsável pela educação dos discentes, atuando como o intermediário entre o conhecimento e o aluno e antes de tudo nos certificarmos do papel excepcional que a literatura desempenha em nossa vida, como algo essencial para a nossa formação intelectual. 

 

 

 

 

Referência Bibliográfica

 

CÂNDIDO, Antonio, textos de intervenção, São Paulo. Duas cidades, 2002.

 

ZILBERMAN, Regina. SILVA, Ezequiel Theodoro da. (org). Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 1988.

 

BUZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia (org). Português no ensino médio e a formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006.

 

VIEIRA, Isabel Maria de Carvalho. O papel dos contos de fadas na construção do imaginário infantil, revista Criança. (Nº 38, Brasília, ministério da educação, 2005).

 

ALLIENDE, Felipe. Condemarin, Mobel. A leitura: teoria, avaliação e desenvolvimento. Irad. Ernani Rosa, Porto Alegre: Artmed, 2005. 

 

     

          

 

    fornecendo ao leitor condier"e uma tarefa que estnformante D, a literatura, pois, consiste "encia