A cada dois anos ocorrem as eleições, alguns dizem que é o único momento onde podemos nos manifestar, opinar na gestão seguinte, e até mesmo corrigir possíveis erros que cometemos em eleições passadas. Exercer a tão falada democracia, que de acordo com o Aurélio quer dizer Governo do povo. / Regime político que se funda na soberania popular, na liberdade eleitoral, na divisão de poderes e no controle da autoridade. Porém na prática como tudo no Brasil é um tanto quanto diferente.
Falamos em ser livres, em democracia, mas se eu for maior de 18 anos e não tirar meu titulo de eleitor além de pagar uma singela multa ainda fico obstruído de alguns benefícios ofertados pelo governo, como programas sociais e até proibido de estudar em escolas públicas, ou seja, tenho a obrigação de votar. Não tenho o direito de querer não votar. Chega a ser curioso. Mais tudo bem, esse é o nosso país.
Ouvimos muito dos candidatos, políticos em busca de exercer novamente a mesma ou mais renomada função, para termos cuidado na hora de votar. Para investigar o passado dos novos candidatos, e buscar informações sobre as promessas feitas pelos eleitos, também candidatos a reeleição, se foram cumpridas ou não.
A cada eleição minha cabeça vai a mil, perguntas me rodeiam a todo tempo, questões simples e ao mesmo tempo complicadas, pois são raras as oportunidades que nos dão de expor as nossas opiniões, de gritar, mesmo que seja com o voto, com o humilde voto que sozinho não é nada, mas se junto a milhares torna-se uma arma poderosa. Algumas coisas e situações nessas eleições atraíram minha atenção. Assistindo ao Jornal Nacional vi uma reportagem sobre índios que irão receber a urna eletrônica pela primeira vez, parei pra pensar.. talvez eles não tenham carteira de trabalho, ou CPF, também tenho certeza que não chega até eles uma boa educação, uma saúde pública de qualidade, saneamento básico entre outros direitos que se diz ter através de uma boa escolha na hora de votar. Mas a eles não foi negado de forma alguma o tão aguardado direito de exercer a cidadania como é citado na constituição. Para se tirar o titulo o cidadão por sua vez tem todas as facilidades possíveis. Conheço casos onde o próprio político vai a residência do eleitor e o leva até o cartório para retirada do titulo. Quem acredita que seja essa uma simples atitude de gentileza se engana totalmente. A isso chamo de compra indireta de voto. Favor se paga com favor, já dizia alguém.
Moro numa cidade relativamente pequena chamada Areia Branca, interior do Rio Grande do Norte com aproximadamente 26.000 habitantes. Em época de eleição geralmente fico abismada com tanta sujeira, denuncias, casos de corrupção, compras de votos das mais variadas formas. A cidade fica inteiramente dividida em duas partes o "lado verde, e o lado vermelho" que são as cores das principais coligações. Minha cidade numa mesma época de eleição já mudou de prefeito várias vezes, um verdadeiro descaso por conta do Ministério Público.
Ao ver os últimos noticiários sobre quebras de sigilos fiscais me fez lembrar de como a política se torna vergonhosa as vezes. situações que eu via apenas aqui, ou em cidades pequenas do interior vejo agora em âmbito nacional. Uma absoluta vergonha! Candidatos passando por cima de todos os princípios éticos, burlando leis, comprando e usando pessoas para atingir seus adversários e chegar ao tão sonhado poder.
Observando o horário eleitoral, que mais parece horário de humor me pergunto por que no nosso país não existe uma lei, onde possa agir como uma as espécie de filtro que determine diretrizes que torne apta a candidatura de alguém. Vimos médicos, coronéis, jogadores de futebol, mulheres frutas, cantores, humoristas sendo que este último caracteriza o estágio real da nossa política. Não desmerecendo nenhum deles por suas profissões, mas o que leva na maioria dos casos uma pessoa a querer ingressar na política? A vontade de gerar empregos? De proporcionar as crianças uma educação de qualidade? De oferecer segurança, lazer, habitação? Será? Ou a oportunidade que se tem de "encher os bolsos" com facilidade, aumentar seu patrimônio as custas dos que trabalham sol a sol?
Este ano temos algo novo. O projeto ficha limpa. Talvez com ele diminua um pouco os casos de corrupção do país (no entanto não acredito que irá ser posto em prática aqui na minha cidade), contudo constar no ficha limpa não significa na sua totalidade honestidade, e muito menos que o sujeito cumpra com suas promessas. Significa apenas que ele não está em débito com a justiça eleitoral, e que pode concorrer a disputa.
Enfim, mais uma vez sairemos de casa, e daremos o nosso futuro nas mãos daqueles que achamos que merecem. Como eleitora comum, peço aos candidatos uma trégua. Que tentem e almejo que consigam resolver, ou ao menos amenizar nossos problemas, problemas esses que todos sabemos quais são, educação, saúde, segurança, habitação, saneamento básico de qualidade, situações que impedem uma nação de seguir adiante. Espero que o eleitor desta vez tenha consciência do seu voto, já que àqueles que estavam no poder não cumpriram suas promessas e que roubam dinheiro publico, foram nós mesmos que os colocamos lá. Não cometamos o mesmo erro. Que mereça àquele que tiver boas propostas, que não tenha passado "negro", e que ao menos pareça cumprir com suas dívidas diante do povo.