A visão de Bourdieu a partir da leitura do texto “A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições”

 

A partir da leitura do texto “A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições” entendemos que Bourdieu apresenta o processo educacional como uma forma de violência simbólica ao indivíduo. Este simbolismo está representado na forma pela qual o indivíduo é coagido em suas instituições sociais, onde é levado a reproduzir o comportamento da classe dominante.

As maneiras de agir, pensar ou falar são impostas pela família, escola ou meios de comunicação. Essas várias maneiras agem em conjunto, cada qual inculcando, um pouco de si no indivíduo que recebe passivamente. Para exemplificar, podemos citar o preconceito que pode ser encontrado em um ambiente de sala de aula, em que há indivíduos que apesar de dividir o mesmo espaço no momento, são diferentes, porém estas diferenças não são consideradas pelo professor.

Nestes ambientes, continuam ser mais considerados aquelas crianças que possuem nível de conhecimento diferente, com uma fala mais elitizada do que a outra, predominando a cultura dominante.