A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

                 Roberto Martins de Souza 1, Pryscilla Rodrigues de Lima 2, Rafael Oliveira de Carvalho 3

            RESUMO                

Esta é uma pesquisa sobre a violência, em especial a violência sofrida pelo idoso, a mesma foi realizada através de dados estatísticos referente a Boletins de Ocorrência fornecidos pela 1º SECCIONAL 1º Delegacia de Policia de Proteção ao Idoso e Fichas de Notificação de Violência Suspeita ou Confirmada. Realizamos um levantamento de números de Boletins de Ocorrência e Fichas Notificadas, caracterizando a forma e o tipo de violência; raça/cor da vitima; agressor; e em relação a ficha, quem notificou e aonde a notificação foi realizada.Também abordamos questões do envelhecimento, enfatizamos a importância do conhecimento do enfermeiro em relação a ficha de notificação, formas de violência, sua notificação e assistência de enfermagem adequada ao caso.

Palavras – Chaves: violência, idoso.

INTRODUÇÃO

A violência em geral é algo que ocorre em todos os momentos e em qualquer lugar no mundo. Violência significa agressão, desrespeito e transgressão a lei (Scottini, 1997) como também significa o ato de violentar (Ferreira, 1997). O índice da mesma aumentou nas últimas décadas, tanto em relação ao idoso como em relação  a população em geral.

É considerado idoso um indivíduo velho, com muitos anos de vida (Ferreira, 1997).  A legislação define o idoso como indivíduo que possui uma idade igual ou superior a 60 anos e também garante ao mesmo, condições necessárias para continuar no pleno exercício de cidadania. Pois segundo a mesma ao cidadão idoso serão assegurados todos os direitos, à vida, à dignidade, ao bem estar, à participação na sociedade, a educação gratuita, enfim a cidadania.

 A violência em especial sofrida pelos idosos nos chamou atenção, devido este assunto ser pouco conhecido e divulgado pela sociedade, pela criação do estatuto do idoso em 2002, pela elaboração da ficha de notificação suspeita ou confirmada de violência elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde e pela existência da Delegacia de Proteção ao Idoso.

No ano de 2025 o Brasil estará em 6º lugar na escala mundial de população idosa em números absolutos, isto é, com mais de 32 milhões de indivíduos com 60 anos ou mais, o que representará cerca de 15% de nossa população total (Souza, 2004).

O trabalho aborda a violência e maus-tratos sofridos pelos idosos, onde maus-tratos são vistos como uma postura de negligência falta de cuidado, agressões e tudo o que compromete a integridade física e emocional do indivíduo4. O artigo de número 99 do estatuto do idoso caracteriza maus-tratos como:

Expor o perigo a integridade e a saúde física ou psíquica do idoso submetendo-o a condições desumanas ou degradantes ou privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo ou inadequado.

A maior área do consenso reconhece que os maus-tratos a idosos são caracterizados por abusos físicos, psicológicos, financeiros e/ou negligência. As agressões físicas podem ser expressas nas formas de queimaduras, fraturas ósseas, hematomas, equimoses, marcas de cordas entre outras. Pode ocorrer de forma isolada, porém comumente, esse tipo de mau-trato está associado ao abuso físico.

A violência contra o idoso é considerada como qualquer ato único ou repetitivo, ou omissão que ocorra em qualquer relação supostamente de confiança, que cause dano ou incomodo (Souza, 2004).

A pesquisa foi baseada segundo dados estatísticos de boletins de ocorrência da 1º seccional – 1º delegacia de policia de proteção ao idoso, na qual foi criada pelo decreto nº 33.826 de 22/09/1991 pelo governador Luiz Antonio Fleury filho e está instalada no 1º mezanino da estação da praça da republica do metrô, lojas: 510/517, o atendimento da mesma é de segunda a sexta-feira no horário comercial; ficha de notificação de violência suspeita ou confirmada, que após a notificação realizada pela unidade de saúde é encaminhada para SUVIS (Supervisão Vigilância em Saúde ), conforme anexo a; e levantamento bibliográfico.

Os dados referentes aos boletins de ocorrência e as fichas de notificações têm como objetivo a identificação de violência, o índice da mesma e sua notificação. Assim o nosso objetivo neste é saber qual a forma, os tipos de violência e maus-tratos acometidos pelos idosos; o número de notificação, local em que foi realizada e motivo; e também moldarmos uma assistência de enfermagem ideal frente ao idoso vitima de violência e maus-tratos.