A violência contra o idoso: o mal que está presente na nossa sociedade.

 

 

A nossa sociedade no decorrer dos anos vem envelhecendo e por causa disso houve a necessidade de criar um estatuto que foi para dar mais dignidade ao idoso, que tem todo direito como todo ser humano de viver muito, mas com dignidade. Lemos (2003, p.104) “as pessoas viverão o maior período de suas vidas como velhas, e não como crianças, jovens ou adultos.”.

 

Sabemos que com essa faixa de idade crescente em nosso país, aumentaram também os casos de violência contra o idoso. Violência não só física, como também a psicológica, que atinge os idosos de qualquer status na nossa sociedade com condições financeiras ou não.

 

 

A violência praticada contra os idosos uma delas e a agressão doméstica, cuja nas maiorias das vezes vêm de pessoas da própria família ou de pessoas que são próximas a esse idoso que sem força nas pernas e nos braços, muitos acabam sendo vitimas da covardia.

 

Tornou-se comum em nossos dias ouvir relatos de tais agressões, principalmente na nossa mídia seja ela eletrônica ou escrita, de netos que agridem e até matam os avós por causa de um dinheiro que lhes foi negado para comprar drogas. Os filhos comentem o mesmo abuso, sem levar em conta o esforço do idoso seja ele o pai ou a mãe, o esforço durante toda uma vida para sustentá-los durante toda uma vida.

 

Também o abandono nos asilos, á falta de carinho, compreensão e paciência, a pressão psicológica e o descaso são formas de agressão que muitas vezes passam despercebidas. Alguns filhos acabam colocando o idoso em asilos, muitos são levados a essas instituições contra a sua própria vontade, ou seja, no conceito dos filhos e para que o idoso não fique sozinho, mas á vezes sem ter uma boa informação acabam por colocar o idoso em asilos clandestinos sem a menor higiene ou qualidade de vida ou em lugares que este idoso sofre também com agressões, e com o passar dos tempos os familiares esquecem os deixando abandonados.

 

Os nossos idosos sofrem também com a violência não somente em seu lar, nos espaços públicos também. Em hospitais a qual varias vezes não tem atendimento devido e ficam horas esperando sem ser atendidos, segundo Vicente Faleiros percebe-se que os médicos e outros profissionais que fazem o atendimento aos idosos não têm paciência de ouvir o que eles têm a dizer. (entrevista cedida ao portal do envelhecimento).

 

Sabemos que os idosos na maioria das vezes dependem de transporte público e assim sofre com uma violência que pode ser descrita como violência moral como podemos concluir isso quando um motorista de um  certo coletivo público não para esse idoso e como o idoso se sente humilhado.

 

Também temos a violência praticada por ladrões que acabam se prevalecendo da idade e roubam estes idosos na saída dos bancos. Há também um tipo de agressão que em nossos dias se tornou praticamente rotineiro como tentativas de apropriação dos bens do idoso ou abandono cometido contra ele.

 

Hoje por causa deste aumento de violência houve a necessidade de criar um estatuto a qual os direitos desses idosos estariam “assegurados” coisa que ainda não saiu do papel, por enquanto.

Segundos Faleiros, a criação de políticas que ensinem os brasileiros a tratar melhor os idosos. De acordo o especialista, é preciso mudar a cultura no Brasil de que mais velhos são descartáveis e inúteis.

 

As políticas voltadas para a terceira idade seria o apoio de equipes multidisciplinares cujo objetivo seria um acompanhamento psicológico, assistencial para o idoso e sua família, para que em conjunto amenize ou acabe por completo a violência praticada contra o idoso.

 

O texto, abaixo, de2.500 A.Cescrito por Ptan-hoted.

Como é penoso o fim de um velho! Ele se enfraquece a cada dia, sua vida cansa, seus ouvidos tornaram-se surdos; sua força declina; seu coração não tem mais repouso; sua boca torna-se silenciosa e não fala mais. Suas dificuldades intelectuais diminuem, e lhe e impossível lembra-se hoje do que aconteceu ontem. Todos os seus ossos doem. as ocupações que até recentemente causavam prazer só se realizam com dificuldades,e o sentido do paladar desaparece. A velhice e a pior dos infortúnios que pode afligir um homem. O nariz entope, e não se pode mais sentir nenhum odor. (apud Beauvoir, 1990, p.114).

 

 

 

 

 

 

 

Referencia:

 

LEMOS, Vivian C. Herrero. O valor da atividade não remunerada realizada por pessoas

maiores de sessenta anos. Serviço Social e Sociedade, 75. São Paulo: Cortez, 2003. 

 

Entrevista com Vicente Faleiros para portal do envelhecimento: http//portaldoenvelhecimento.org.br