"A vida é um eco. Se você não está gostando do que está recebendo, observe o que está emitindo." (Lair Ribeiro) com esta frase abro este artigo, muitas vezes reclamamos como a vida esta nos tratando, mas esquecemos de refletir como estamos tratando a nossa vida, que atitudes estamos tendo, e como estamos nos comportando diante das adversidades que a vida nos traz.

Não raras vezes pensamos que podemos ter o controle da situação por simplesmente estar pensando que estamos fazendo o que é correto e esquecemos que a vida é dinamimica basta observar pela manhã quando vamos para o trabalho, se ficarmos por uma semana em uma praça vemos que as pessoas desembarcam de uma linha de ônibus sempre na mesma hora fazem o mesmo percurso, meia hora depois  quando continuamos a observação outras pessoas também desembarcam e fazem o mesmo percurso, a vida é um ciclo e assim sempre estamos alternado momentos felizes e não tão felizes assim  é como diz Lulu Santos “A vida vem em ondas como um mar num indo e vindo infinito” Como podemos controlar essas ondas para que elas não causem tanto impacto?

Para viver melhor temos que ter um objetivo na vida temos que planejar nossas ações em todos os sentidos em todos os nossos papeis que desempenhamos na vida quer seja como filho (a) esposo (a), profissional ou cidadão “Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti.” (provérbio 4 v. 25), ou seja temos que ter foco naquilo que queremos.

Para que tenhamos sucesso em nossa vida pessoal temos que tratar de nosso espírito e corpo, pois assim estaremos nos fortificando para que as “ondas” mais pesadas que cheguem a nossa vida saibamos resistir. Como filhos, honremos pai e mãe, saibamos escutar seus conselhos, como esposos (as) saibamos dar compreensão e carinho e amor  e como pais saibamos educar nossos filhos com amor e carinho  para que eles não se percam no mundo devemos orientar nossos filhos para que eles como diz o Salomão “Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus.” (provérbio 4 v. 14),” “Porque comem o pão da impiedade, e bebem o vinho da violência.” (provérbio 4 v. 17),”.

Em nosso trabalho devemos nos manter sempre atualizados com as ultimas tecnologias e conhecimentos alem de procurarmos ter uma postura correta com nossos chefes e colegas, cumprir prazos, oferecer soluções, e cumprir com as atividades que são de nossa responsabilidade alem de nos mantermos sempre focados no pilar conhecimento, habilidade e atitude (CHA da Empregabilidade) seja qual for nossa ocupação “Em todo trabalho há proveito, mas ficar só em palavras leva à pobreza.” (provérbio 14 v. 23).

Em comunidade sejamos caridosos e façamos o bem porque tentemos ajudar em um trabalho solidário qualquer que seja ele dar uma palestra ou arrumar os bancos de uma igreja ou contribuindo em alguma atividade, pois “Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação.” (Romanos 15 v. 2).

É preciso que tenhamos mais cuidado com a nossa vida, nos preparemos para as ondas que estão por vir, se boas que nos encontrem preparados para “surfar” rumo ao sucesso, se ruins estejamos preparados para enfrentá-las e superá-las. Lembremos que a vida é um ciclo e quando ele se cumpre “Faz cessar a tormenta, e acalmam-se as suas ondas.” (Salmos107 v.19) permitamos assim que o eco de nossa vida seja agradável aos nossos ouvidos.