A Vida é Assim



... Não existiria som/ Se não houvesse o silêncio/ Não haveria luz/ Se não fosse a escuridão/ A vida é mesmo assim/, Dia e Noite, não e sim ...

Certas coisas ? Lulu Santos

... Viver é afinar o instrumento/ De dentro prá fora/ De fora prá dentro/A toda hora, todo momento/ De dentro prá fora/ De fora prá dentro/ A toda hora, todo momento / De dentro prá fora/ De fora prá dentro ...

Serra do luar ? Leila Pinheiro


... Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.

Tg. 4:14

Sempre que se pensa em vida logo se faz alusão ao tempo e, automaticamente se pensa nos segundos, nos minutos e nas horas. Aqui não se pretende pensar nesse tempo cronológico, mas, fazer uma reflexão, em um tempo que deixa suas marcas em nossas mentes, no mais íntimo do ser.

Pode-se perguntar: Quanto tempo leva para nascer? Para crescer e tornar-se adulto?

Uma resposta comum dos pais, quase de forma generalizada, é que têm saudades do filho ou da filha e, em muitos casos, dizem eles, não se lembram quando seus filhos eram bebês e alguns dizem com certa nostalgia: "cresceu tão depressa, nossa ... tô ficando velho" ou "o tempo passou e eu não vi".

Então, esse tempo não tem tempo.

E, nesse tempo que não tem tempo, por vezes, perde-se a oportunidade de se afinar o instrumento.

De dentro prá fora, ou seja, jogar algo ?fora? que nos deixa aborrecidos, mágoas que corroem mente e corpo, tornando-se um câncer que silenciosamente consome a vida, assim como a ferrugem que corroe o aço ou, como a erva daninha que de forma sutil vai sugando toda a seiva, todo o sangue, da árvore até matá-la.

De fora prá dentro, quando não se permite importar ?coisas? que irão dilacerar o coração e a mente deixando-nos impotentes. Quando se fala em importar, ou seja, trazer para dentro de mim, coisas que vêm em forma de linguagem verbal quando se recebe palavras mal-ditas, agressões verbais ou, de forma não verbal que é por um gesto ou mesmo por uma agressão física.

Em meio a um mundo feito de ilusões vive-se uma confusão mental e, quanto tempo se perde com pensamentos infrutíferos ou quanto tempo se perde guardando mágoas, alugando um espaço grande na mente? Quanto tempo leva para se perdoar alguém que nos fez sofrer? Perdoar a mim mesmo pela ofensa recebida? E perdoar não significa esquecer o fato, pois, viver sempre nos irá remeter ao passado, somos seres histórico-sociais, mas, lembrar do fato sem se consumir em angústias. Isso é perdoar. Isso é afinar o instrumento.

Não há um fim para as possibilidades de crescimento e desenvolvimento emocional e espiritual e, algumas pessoas dizem que passe o tempo que passar, mas, "eu vou vingar". Conseqüentemente, quanto mais se pensa no fato, mais ódio criará. "Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira ". Pode-se pensar que por falta desse perdão vive-se numa sociedade medíocre. Sem afeto. Cheia de desconfiança e preconceitos. Sem fé. E quando se fala em fé não é somente em Deus, mas, fé em si própria, na capacidade de poder redimir, de confiança e de querer um bem estar.

Está se perdendo o tempo de amar, o corre-corre frenético em busca do vento tem deixado o homem sem rumo. Eu próprio sou meu algoz.

Quanto tempo dura um abraço? Ou, um beijo? Depende, pois, se for com quem me sinto bem, se tenho confiança, trinta segundos será um tempo onde vou descansar e sentir em paz, é muito pouco, mas, ao contrário será uma eternidade. Que sufoco! Não se trata aqui do abraço ou beijo que acontecem, entre jovens, em shows e maga shows, pois nestes eventos o que se leva em conta não é o tempo e muito menos a pessoa, mas, sim a quantidade. Não se tem afetividade. Tô nem aí, dizem os jovens. É a balada. Têm-se mais relações, fazem sexo com pessoas diferentes sem nenhuma intimidade, porém, não se tem com quem abrir o coração para um simples diálogo. Vive-se em um relacionamento cada vez mais superficial.

Mas, a vida é assim, cheia de conceitos e pré-conceitos, de não e de sim, de versos e reversos, de amores e desamores, de sons e de silêncios, de choros e de risos. Cheia de mistérios.

Vive-se numa era de incertezas, não somente em continente ou nação, mas, pode-se perceber que de fato acontece em todo o mundo. Não somente a vida do ser humano têm se modificado, mas, a vida do próprio planeta. Noticiários de TV anunciam e mostram de forma emocionante e eletrizante as catástrofes, os assassinatos e os assassinos que de certa forma já estão se tornando comuns e, que sem dúvida nenhuma deixa a população não somente assustada, depressiva e com uma grande sensação de insegurança. Não se esta tendo limite. Nem no próprio falar.

Assim como os vulcões adormecidos há anos abrem suas bocas soltando substâncias mortíferas, tal qual estão o seres humanos quando abrem suas bocas e mal dizem a própria vida proferindo palavras e frases assassinas para o outro: "Você é um idiota", "Você é um burro não aprende nada", entre outras, e para si próprio: "Eu não consigo", "Nasci pra sofrer". "Nada dá certo pra mim", "Essa minha depressão não me deixa", "Sou um horror com esse meu pneu", "Sou um fracasso mesmo", entre outras. Em pára-brisas de automóveis, em letras garrafais, pode-se ler: "VIDA LOKA", "VIDA BANDIDA", "VIDA DE CÃO", dentre outras. Será que é esta vida que o proprietário juntamente com os possíveis acompanhantes querem viver? Será que anseiam em serem loucos, bandidos ou cães? Talvez estas pessoas somente por terem gostado da frase vão no embalo e se espelham em outras, mas, sem terem consciência se vai ser bom ou não para suas próprias vidas.

Pode-se notar que a rapidez de como se deve funcionar o dia a dia, segundo alguns conceitos, têm feito com que a qualidade de vida sofra um declínio considerável. Em razão disto vêem-se muitos jovens sem perspectivas de vida e, isto fica claro ao ver que o número de acidentes com automóveis e motos está sempre um jovem. Não só o número de acidentes, mas, o uso de drogas psicoativas tanto lícitas como ilícitas tem crescido assustadoramente, mesmo com toda campanha que se faz.

Tornou-se comum os crimes entre jovens, a gravidez na adolescência.

Nota-se que dentro das famílias seus membros se estranham como que se fossem desconhecidos, vive-se uma Desestruturação Familiar. Existe um provérbio na África que diz: ?Quando dois elefantes brancos brigam quem sofre é a grama?, lá este dito se refere às disputas, em especial, pelo diamante entre os donos de garimpo, e quem sofre são os garimpeiros que muitas vezes são mortos, se se comparar a uma família onde a violência doméstica é acentuada os filhos irá sofrer no momento como também carregarão um trauma e, provavelmente reproduzirão ao longo de suas vidas.

Mas, há quem vá dizer que: A vida é assim.

Parece que o ser humano, se ainda não perdeu, está perdendo a esperança e o propósito de viver. O mundo parece estar em estado de viuvez com o próprio ser. Não se tem mais uma visão futurística, o que interessa é o aqui e agora. Quero ser feliz a qualquer custo. Vive-se dentro de uma conformidade, de certa forma o senso comum está anulando a vontade própria. "Neste mundo de tantas pressas, não há espaço reservado para o discurso que exige calma e tranqüilidade para ser entendido. Entrevistas fúteis ocupam nossas tardes de domingo. Celebridades sem nenhuma opinião formada aparecem nas telas em rede nacional para repetir seus discursos tolos sobre questões tão sérias. Gente posa nua nas revistas e se torna referência para nossos filhos. Somos obrigados a suportar os canais abertos de televisão com sua programação artificial, suas videntes tão cegas para as reais necessidades do nosso povo. Um povo que precisa de cultura, informação e entretenimento de qualidade. Um povo que passa a gostar do tosco, porque só isso lhe é oferecido ".

Nas grandes metrópoles, de todo o mundo, vê-se sempre pessoas perambulando, como que sem rumo, pelas ruas e em praças que se tornam ponto de encontro. Estas pessoas receberam o ?carinhoso? nome, se assim pode ser chamado, de moradores de rua e, incrivelmente estas pessoas estão tomando este nome como identidade. Provavelmente o atropelo da vida levou-os a esta condição. Será que é esta vida que desejam? A vida é assim? Estas pessoas estão perdendo o tempo ou estão se perdendo no tempo? Talvez elas irão olhar para as milhares de outras pessoas em um corre-corre, como que baratas tontas e, dirão que o mundo está louco. Os transeuntes engomados mal têm tempo de parar para dar uma esmola e, dirão: A vida é assim. Cada um no seu quadrado. Duas realidades completamente diferentes.

O caos que se instala está corroendo de forma imperceptível todo o sistema. Procura-se saber da vida após a morte, mas, se despreza a vida enquanto se vive. Tenta-se buscar o céu, a todo custo, mas, caminha-se diretamente para o inferno. O querer freneticamente um corpo perfeito, ?bombado?, as cirurgias plásticas tem levado o ser humano, independente do sexo, a um estado de insanidade. Está se morrendo. Passa-se horas frente a tela de um computador ou televisão, porém,não se cria um momento, um minuto sequer para olhar o rosto de quem se ama.

Mas, a vida é assim.

Uma fala muito comum é que ?tô a mesma pessoa, vou ser feliz somente na eternidade?. Esta expressão por vezes é de forma interrogativa ou afirmativa, mas, de qualquer forma pode-se pensar que o instrumento pode ser afinado a toda hora, todo momento. Ouvir os sons do próprio interior pode nos revelar a magia que é o viver, mesmo quando em tempo de adversidade. Às vezes somos prisioneiros de nós mesmos. A vida é feita de momentos e, por vezes não se percebe aqueles que fazem a vida valer à pena, e pena aqui não no sentido de sofrimento ou punição, mas, o de poder vivenciar o evento, deliciar-se com cada fato, olhar para trás e ver que enquanto peregrino nesse mundo de Deus a jornada foi construtiva e que ao começar sentir saudades do tempo que não tem tempo, de sins e de nãos, poder chorar não de tristezas, mas, de alegrias, de satisfação. Não existe um caminho fácil, nem real, porém, não há um fim para se buscar um propósito para se viver com serenidade, uma paz interior, uma alegria e uma capacidade de amar e ser amado.

Existe um tempo pra tudo. "Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de guardar e tempo de deitar fora; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer;tempo de guerra e tempo de paz ".

Esse é o tempo que não tem tempo.

A vida é assim.


[email protected]