Introdução

Este trabalho visa tecer uma redação acadêmica sobre ávida e a obra de Karl Barth, que é um dentre os eminentes teólogos e pastores protestantes, que se destacou pelo aprofundamento da “teologia da palavra”, e pelo desenvolvimento da teologia dialética, a qual representa sua resposta a teologia liberal inaugurada por Friedrich Schleiermacher.

Um breve olhar biográfico

Em meio ao um conflito mundial no qual a Europa foi abalada, e vivendo em meio aos efeitos devastadores, principalmente na área econômica Européia, que como efeito colateral da primeira guerra mundial caiu em uma grave depressão, surge a figura de Karl Barth (1886-1968).

 Jovem pastor estudante de teologia reformado, tendo estudado com os professores liberais da Alemanha, mas opta por renunciar à tendência fatal de ser um professor liberal para abraçar o pastorado, e ao pastorear uma pequena paróquia, e constatar as angustia e limitação humana que apareceram explicitas nas pessoas com as quais ele convivia, durante os conflitos na Europa, sente então a necessidade de rever sua Teologia.

Passa então a centrar sua teologia em cima da “mensagem e palavra revelada”, deixando de lado a preocupação com a simples critica textual, mas se dedicando ao como levar a mensagem aos seus contemporâneos nos momentos de crises na Europa ao qual ele vivia no período de (1914 a 1917).

Ao buscar a mensagem, e sobre a influencia de um teólogo dinamarquês chamado Kierkegaard, que trazia uma nova perspectiva chamada “existencial”, e uma nova linguagem para falar da experiência humana e sua vivencia, da realidade do mundo e das relações e sentimentos humanos, tratados concretamente e objetivamente em uma nova linguagem, Karl Barth passa então a produzir grandes obras literárias.

As obras de Karl Barth

 Em 1919 Karl Barth escreve uma grande obra, um comentário à Carta aos Romanos em uma primeira edição a qual foi bem recebida, mas não causou um impacto como a segunda edição que foi considerada como um sino que tocou toda Europa, Na qual em seu prefácio Barth afirma: (Nesta segunda redação do livro eliminei na medida do possível tudo o que na primeira pudesse deixar entender que a Teologia se funda, se apóia sobre uma Filosofia da existência ou dela receba a justificação – Carvalho, J L Martins. Vida e obra de Karl Barth).

Foi considerada uma linguagem estranha para a época, pois Barth abandona a as técnicas de crítica liberal, mas se vale do estilo expressivo de Kierkegaard, uma linguagem existencial de uma fé que fala de perto à vida concreta, priorizando a mensagem e retornando a algumas ênfases da Reforma, pontuando a distância infinita entre Deus e o homem e, ao mesmo tempo, a graça de Deus em buscar o ser humano.

Outras obras foram produzidas por Barth, como Palavra de Deus e Teologia produzida em 1924, seguida por fides quaerens intellectum (1931) uma interpretação pessoal e vigorosa do Proslogium de Anselmo de Canterbury com a qual Barth elaborou a teologia da Palavra, o que significou um rompimento com seus amigos Brunner, Gogarten e Bultmann.

O Esboço de Dogmática (1934) que é seguido por uma outra obra chamada Dogmática da Igreja 12 volumes, onde por esta obra Barth buscou externar uma expressão da fé da igreja, e não simplesmente apresentar uma escola teológica particular o que para ele não representaria o real objetivo de sua teologia.

Nesta obra Barth eliminou “todos os elementos de filosofia existencial que então, nos tempos da Dogmática Cristã pensava que devia fazer intervir para fundamentar, apoiar e até justificar a teologia”, buscando, portanto, uma analogia da revelação, e uma concentração cristológica sendo considerada por isso a obra mais impressionante dos tempos modernos a ser escrita por um único autor “.

 Definindo a Teologia dialética

Teologia dialética e um fazer teológico, em que o objetivo principal é contradizer o pensamento de se harmonizar Deus e ser humano, tomando a dialética como instrumento auxiliar a se perceber tensões, oposições e contradições, apresentando-se neste sentido como teologia da crise (dicionário brasileiro de teologia pg 977).

Tal teologia parte da visão de que mediante a grande revelação de Deus a humanidade dos humanos, e mediantes todos os efeitos que esta manifestação gera, há um confronto no interior do homem, e tais efeitos são percebidos como em crise, sob o juízo de Deus, visto que diante esta grande revelação o homem e forçado a rever seu estado tendo Deus como base.

Mesmo aceitando a cristologia, clássica Barth procurava partir de uma outra posição; a do dogma trinitário, fazendo um caminho “vertical descendente” ou seja: Partia, pois, de cima, da trindade, da revelação dada, e descia ao homem, e, na sua última fase, às profundezas do homem, ao falar da "humanidade de Deus".

E ainda diria Barth, justificando sua teologia em relação ao pensamento teológico da época: “A minha teologia, ao contrário, eu começo com o homem, em tirar do homem a resposta divina, mas começando com o problema presente no homem, ao qual a revelação divina responde” (Outros Movimentos Teológicos pg 326).

Tal movimento teológico iniciado por Barth foi chamado também de "Neo-ortodoxia", e ainda "Teologia da crise” (Introdução a Teologia Protestante pg 30), centrada sempre na visão dialética, que supõe um progresso interno que vai de um estado a outro impulsionado por dinâmica própria. E por esta posição de pensar este movimento se apresenta em sua base como uma doutrinas anti-liberal.

Conclusão

De fato Barth foi um revolucionário dentro do pensamento teológico do século XX, sua vida foi um exemplo para aqueles que querem exercer um fazer teológico, que de fato aproxime “vida e palavra”, suas obras ainda são fonte de inspiração a todos os pensadores teológicos que querem fazer da teologia um veículo de aproximação vital da revelação de Deus ao homem.

Referências bibliográficas

Almeida, João Ferreira de. Bíblia Sagrada - Revista e corrigida. Ed. 1995: São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2004. 1564p.

Vida e Obras de Karl Barth, disponível em:   http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Critica-Rios-m-Mario/67810084.html  ultimo acesso em 09 de outubro de 2017.

Ferreira, Franklin. KARL BARTH: UMA INTRODUÇÃO Á SUA CARREIRA E AOS PRINCIPAIS TEMAS DE  SUA TEOLOGIA .  Disponível em:

 http://www.monergismo.com/textos/biografias/barth_franklin.pdf , ultimo acesso em 09 de outubro de 2017.

 

[1] Pastor, Teólogo e Psicopedagogo Institucional