A Vida de Galileu Galilei e suas principais ideias. 

Galileu nasceu na cidade de Pisa, no ano de 1564, no dia 15 de Fevereiro,  homem de boa aparência, foi seminarista, muito estudioso, de temperamento difícil, é considerado um dos maiores nomes da Ciência moderna.

Seu pai Vicenzo Galilei, era musico muito respeitado pela arte de tocar, Galileu desde pequeno era exuberante aluno, fato que orgulhava muito o seu pai Vicenzo.

Mais tarde a família mudou para a cidade de Florença, logo em seguida Galileu vai estudar numa cidade perto, com os padres monges de um famoso mosteiro denominado de Camaldolense, como seminarista era um aluno muito bom academicamente.

Alguns anos depois voltaram a sua cidade, com o propósito para estudar medicina, era o desejo do vosso pai.

 No entanto, um jovem não muito interessado em medicina, vivia fazendo experimentos ligados ao mundo da Física e da Matemática.

Foi nessa época que Galileu descobriu como construir a balança hidrostática, uma grande invenção para o seu tempo, invenção  que posteriormente favoreceu também na construção do relógio de pêndulo.

A partir naturalmente da lei do isocronismo o que foi observada por ele mesmo, oscilação de um lustre da igreja de Pisa.

O interesse de Galileu era tanto pela Física, ou seja, para a Ciência, como também pela Matemática que levou o mesmo abandonar o curso de Medicina.

 Com objetivo de fazer conferências para Academia de Florença.   Nessa época, ele procurava dar explicações Matemáticas para entender o movimento dos corpos.

No ano de 1600, Galileu realizou um grande fato, que foi a construção do seu próprio telescópio, seu grande sucesso foi apontá-lo para o céu.

Com isso ele descobriu coisa interessantes, novas realidades celestes entre elas satélites em  torno de júpiter,  o que foi publicado como Siderado Nuncius, o que significa o Mensageiro das Estrelas.

No ano de 1533, um padre cientista, cujo nome era Nicolau Copérnico, elaborou uma grande obra, defendendo que a terra move em torno do sol.

Essa teoria foi posteriormente defendida por Galileu e também por outro físico do seu tempo, Johannes Kepler,  sendo que o referido defendeu a teoria elíptica dos planetas, um pouco diferente do heliocentrismo de Galileu.

Galileu ao afirmar a teoria de Copérnico como  certa, ele estava negando os ensinamentos tradicionais da Igreja fundamentados em Aristóteles e Ptolomeu, passou a ser perseguido pelo Vaticano.

Foi intimado pela inquisição a não divulgar essas ideias, como não era nada obediente, ele voltou a Florença,  em 1632 mandou publicar as provas da verdade do sistema defendido por ele.

 Editou também os diálogos desenvolvidos por ele, onde na origem de três personagens: Salvioti que representa a figura de Galileu, fazendo o papel de gênio, defensor peremptório de Copérnico e atacava as ideias de Aristóteles, como também a destruição das ideias de Ptolomeu.

Sagredo um pensador neutro, mas  ajudava  Salvioti idiotizar  Simplicius o professor defensor de Aristóteles e Ptolomeu.  

No decorrer da oposição Salvioti mostra que Simplicius era um imbecil, a grande questão que Simplicius foi identificado  como sendo o papa Urbano VIII.

Galileu teve que negar suas convicções perante a inquisição.   Ao sair do tribunal, ele de forma sofisticada ironizou a inquisição dizendo baixinho no idioma italiano. Epur Si Muove.

 Como  o idioma oficial da instituição era o latim as autoridades não compreenderam,  recebeu uma condenação caseira, sendo que o mesmo morreu no ano de 1642 no dia 8 de janeiro, sendo sepultado na Igreja  de Santa Croce, na cidade de Florença, motivo  hoje de grande turismo.

Se Galileu fosse mesmo detestado pelo Vaticano não teria sido sepultado numa Igreja da Instituição, prova que Galileu não era tudo aquilo que a historiografia apresentou  contra a inquisição.    

 

Edjar Dias de Vasconcelos.