Dr. Orlando Calazans Ribeiro, nasceu no início do século XX, em 1.901 no município de Estância, Estado nordestino de Sergipe, onde passou sua juventude e adolescência entre o mundo político à época, as tradicionais fazendas imponentes como a afamada fazenda do " CasteLo " de sua família e as festas da elite local, pois era fruto da união de duas das mais tradicionais e abastadas famílias nordestinas: Calazans & Ribeiro. Dr. Orlando Calazans, era filho do Coronel Leonardo Costa Ribeiro (imigrante e industrial português) e de Dulce Calazans Ribeiro, foi praticamente criado por seu pai e familiares, uma vez que sua amada genitora faleceu em decorrência da gripe espanhola que assolava o mundo na virada do século XIX para XX, perdeu sua mãe quando ainda era 1 criança. Fica claro o amor inesquecível e incondicional de filho para mãe, quando anos e anos mais tarde ao publicar sua tese de doutoramento quando de sua formatura como médico , diz :

" ... A sagrada memória de minha Mãe , não quis o destino me fosse concedida a ventura suprema de ter-vos ao meu lado no momento em que me vejo investido das funções de sacerdote da religião de Hypocrates; mas, lá da mansão de Deus onde estaes, mandae através dos espaços um ósculo cheio de unção que me sirva de conforto em toda minha vida ... " ( Physio-Psychologia das Emoções, These de Doutoramento Approvada com Distincção, fls. 02, Dr. Orlando Ribeiro, Bahia 1.924 ).

JUVENTUDE, ADOLESCÊNCIA & O MÉDICO:

Pouco ou quase nada sabe sobre a infância, juventude e adolescência de Orlando Calazans, existe um boato de que quando jovem havia sido noivo da filha do Governador de Sergipe, não dando certo o noivado e por razões desconhecidas até hoje, abandonou literalmente tudo e todos e fixou residência no Estado de Minas Gerais, ... outro acontecido é que sua personalidade forte e boêmia, fizeram com que fechasse as portas de uma famosa zona de meretrício da capital Sergipana, fato escandaloso para a época. Sabe-se que era bonito, culto, inteligente e de personalidade muito forte.

Quando Jovem, paralelo às atividades de médico, foi Diretor da Empresa IndustriaL Estanciana ? Fábrica Senhor do Bonfim ? Ribeiro, Schofield & Cia. Tecelagem e Fiação ? End. Telegr. Alegrete - Estância Sergipe. , da qual seu pai CeL. Leonardo Costa Ribeiro era um dos sócios-proprietários.

Em 1.924, torna-se Médico, ao colar grau com tese de Doutoramento aprovado com distinção pela Faculdade de Medicina da Bahia, com apenas 23 anos de idade, nesta época deixou lastreado fortes amizades na tradicional Universidade Nordestina, seus primos Elmano e Adelaido, os médicos Dr.Nelson Almeida, Dr. Braulio, Dr. Murillo dos Santos, Dr. João Gonçalves e Dr. Antonio Costa, amigos fraternos como: Annita Lessa, Elisa Saldanha, Durval Carvalho, os colegas do Internato HospitaL São João de Deus, mas sem dúvida alguma o mais importante de todos o Dr. Aristides Novis seu mestre e mentor na Publicação acadêmica que outorgou o título profissionaL de Médico. ( These de Doutoramento " Physio-Psychologia das Emoções" ? approvada com distincção ? Bahia 1.924 - Orlando Ribeiro. )

A imprensa nordestina à época deu destaque aos jovens médicos recém-formados, Orlando e Adelaido Ribeiro duas competências em matéria de radiologia e radioscopia, inaugurando consultório luxuoso na Rua ChiLe, n.5, 1º andar, Salvador BA., dotado o consultório de moderna aparelhagem da companhia Victor dos EUA, lembrando quando Dr. Orlando Ribeiro trabalhou no Gabinete de Radiologia da Santa Casa do RJ., chefiada por nada mais nada menos que Dr. Roberto Duque Estrada.

Em 1.928, médico formado e atuante, segue para França e Europa, no navio " Orania ", juntamente com outros colegas de profissão, para pos graduação em " Radiologia ", este fato foi noticiado amplamente pela Imprensa Nordestina e Francesa. Países como Bélgica, Espanha, PortugaL e França foram visitados pelo Jovem médico na condição de secretário da Delegação de 28 Médicos, mas sem dúvida seus olhares estavam atentos para as cidades de Bordeaux, Toulouse, Paris, ... e Santuário de Lourdes ( Artigos na Imprensa Sergipana : " Impressões da Moderna Sciencia Europea , o que nos disse o Ilustre Radiologista Oralndo Ribeiro - A caravana medica brasileira na França " )

Conforme consta , Dr. Orlando Ribeiro cerrou fileiras no Exército Brasileiro, tendo a Patente de Tenente-OficiaL-Médico, segundo consta lutou contra o Bando de Lampião em uma investida bélica , no estado de Alagoas tratando de um ferimento a bala , um policial militar , que o presenteou com uma espada do próprio Lampião , este presente foi doado por Dr. Orlando Calazans ao Museu que abriga os pertences de lampião.

Como Médico, Dr. Orlando atuou brilhantemente nas cidades e Estados de : Estância e Aracaju SE., Salvador BA., Rio de Janeiro RJ., Barão de Cocais, Sete Lagoas e Belo Horizonte MG., Foi Médico do Corpo Clínico do HospitaL da Beneficiência Portuguesa de SaLvador BA., Médico do Gabinete de Radiologia da Santa Casa do Rio de Janeiro, Médico Sanitarista e orador da Turma de formandos , Médico chefe de posto de higiene, Chefe do Centro de Saúde de Sete Lagoas MG, Professor de Ciências Biológicas e Membro da Associação Médica BrasiLeira e Associação Médica Mineira.

Pelo que consta, foi um profissionaL correto, certo, direito, digno, honesto e honrado, fieL ao seu juramento, alheio ao dinheiro, médico dos pobres e humildes, sempre esteve 1 passo a frente de seu tempo.

(FinaL da parte que reLata a medicina na vida de OrLando Ribeiro.)

*Por seu neto MarceLo "CampeLo" Ribeiro BruneTTi